Comportamento animal

Linguagem canina: animais sentem culpa? Veja a explicação para o famoso olhar de cão arrependido

Olhar de cachorro arrependido? Entenda o que essa linguagem corporal significa
Olhar de cachorro arrependido? Entenda o que essa linguagem corporal significa

Todo mundo que tem cachorro provavelmente já teve que lidar com aquele olhar cabisbaixo que muitos cães fazem depois de receberem uma bronca. Geralmente, isso é considerado um olhar de arrependimento e muitas tutores pensam que o animal está sentindo culpa por ter feito algo que não devia - por isso, a expressão “olhar de cachorro arrependido”. Mas será que os animais realmente têm esse tipo de sentimento? Para entender o que significa esse olhar de cachorro culpado e aprender qual é a melhor forma de dar uma bronca nos peludinhos quando eles não estão se comportando bem, o Patas da Casa conversou com a adestradora e comportamentalista animal Renata Bloomfield. Confira como entender o comportamento canino na hora da bronca. 

Afinal, os cachorros sentem culpa depois de uma bronca?

Quando fazem algo de errado e recebem uma bronca, a linguagem corporal canina costuma ser bem parecida: orelhas e olhar para baixo, se encolhem e alguns até resmungam baixinho. Além do famoso olhar de cachorro arrependido, é claro. Esse comportamento, muitas vezes, é considerado como arrependimento. A adestradora Renata Bloomfield explica que não é bem assim: “A gente não pode falar que eles sentem culpa, porque culpa é um sentimento e não podemos colocar neles um sentimento humano. Como eles não falam, a gente não pode dizer que eles estão culpados.”

Mas, se o famoso olhar não significa arrependimento, o que ele indica? Renata conta que esse olhar indica que o cão entendeu que fez algo errado. “O olhar de arrependimento é um olhar de apaziguamento. Repare que ele evita o contato visual. Ele olha para você, olha para o chão, desvia o olhar. Na linguagem deles, isso é o correto a se fazer”, explica adestradora. 

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Linguagem corporal dos cachorros: é importante aprender a identificar todos os sinais!
    Linguagem corporal dos cachorros: é importante aprender a identificar todos os sinais!

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Cachorro

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cachorro

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Cachorro

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Cachorro

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Como entender a linguagem canina durante a bronca?

    Quando você dá uma bronca no seu animal, é importante entender o que significa aquele comportamento de cachorro no momento. A Renata explica: “Quando você repreende um animal e ele abaixa as orelhas e coloca o rabo entre as patas, ele já entendeu o recado. Ele entendeu que aquilo é uma bronca e está respondendo como se fosse um 'ok, eu entendi'!."

    Mas, como a maior parte dos tutores não entende a linguagem canina, é comum que a bronca acabe se excedendo. "O que acontece é que quando as pessoas passam do ponto e fazem uma bronca mais forte. Os cães mais sensíveis podem acabar se urinando ou mesmo chegar a uma agressão. E, às vezes, se excedeu desnecessariamente, porque ele já demonstrou com o corpo que entendeu a bronca", conta a adestradora. Por isso, é importante ficar atento aos sinais corporais do seu cãozinho nessas horas.

    É importante sinalizar atitudes erradas do seu cachorro e ensinar as corretas

    Renata conta que muitos cachorros insistem nos mesmos erros simplesmente por não saberem qual é a atitude que os tutores esperam dele. Para evitar essa repetição, é importante ensinar para o animal qual é o certo a se fazer. "Eu vejo que muitos cães levam muitas broncas, mas não sabem fazer o certo porque o tutor não ensinou. Então o cachorro pensa 'Tá, então, se eu não posso pegar o chinelo para chamar atenção, vou pegar a meia’' e leva bronca. 'Então eu vou pegar a camisa', e leva outra bronca. Em nenhum momento a pessoa falou 'Não, solta o chinelo. Cadê seu brinquedo?' e foi brincar com o cachorro", exemplifica.

    Por isso, é tão importante estar atento à linguagem dos cachorros. Muitas vezes, quando o animal faz algo errado, ele só está tentando te fazer olhar para ele. "Quando o cão pega um objeto, ele quer chamar a atenção. Mas, se você não ensina o cachorro a chamar atenção de uma forma positiva, a culpa não é do cão, a culpa é sua por não ter passado essa informação para ele", finaliza Renata.

    Redação: Gabrielle Nunes

    Gastrite em cachorro: entenda como a doença se desenvolve no seu pet

    Próxima matéria

    Gastrite em cachorro: entenda como a doença se desenvolve no seu pet

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Cachorro sente saudade? Entenda como esse sentimento se manifesta no universo canino
    Cuidados

    Cachorro sente saudade? Entenda como esse sentimento se manifesta no universo canino

    Só quem tem um cãozinho em casa sabe como é difícil ter que sair - seja para trabalho ou qualquer outro compromisso - sem poder levar o seu amigão junto. Além de toda a saudade que sentimos do nosso pet, é difícil não pensar em como o animal vai se sentir nesse meio tempo longe do seu tutor. Será que os cachorros sentem saudade? O que devemos fazer para que esses animais não sintam tanto a nossa falta? Em casos mais extremos, como o de doação do animal, será que o cachorro sofre quando muda de dono? Como amenizar os impactos disso? Para entender um pouco mais desse sentimento nos cãezinhos, preparamos uma matéria especial com algumas informações importantes. Veja a seguir!

    Resgate de cachorro: como é a rotina de um protetor de animais?
    Histórias reais

    Resgate de cachorro: como é a rotina de um protetor de animais?

    Adotar cachorro é um pensamento que sempre passa na cabeça de quem tem vontade de ter um bichinho para chamar de seu. Essa é uma linda atitude e que, além de garantir um novo lar para o animal, também proporciona o início de uma grande amizade com o pet. Mas afinal, como funciona a rotina de quem trabalha com resgate de cachorro? Como eles tratam e cuidam dos cachorros para adotar? Quais são as maiores dificuldades e barreiras que podem aparecer no meio do caminho? Nós conversamos com a protetora Yasmin Jacob, do projeto Aumigos do Bem, e ela contou um pouquinho do seu cotidiano com os cachorros resgatados. Dá só uma olhada!

    Ver Todas >

    Cachorro estressado e ansioso tem mais chances de ficar doente?
    Cachorro

    Cachorro estressado e ansioso tem mais chances de ficar doente?

    Assim como os humanos, o cachorro pode ficar estressado ou ansioso. Não é difícil para que o cachorro sofra desses transtornos, afinal, ele é um animal bastante sensível. Simples mudanças no cotidiano ou de relacionamento com seu dono podem levar o cachorro a passar por esses problemas. Para identificar se o cachorro está ansioso ou estressado, é necessário prestar atenção em seu comportamento. 

    Capa de sofá para cachorro é uma boa solução para proteger o estofado?
    Cachorro

    Capa de sofá para cachorro é uma boa solução para proteger o estofado?

    O sofá é um dos lugares preferidos do cachorro para dormir, curtir seus humanos e até apreciar um bom petisco. Para desespero dos tutores, é normal que eles também recorram ao estofado quando estão com algum incômodo no estômago ou para marcar território com o xixi - sem falar na possibilidade de destruição, principalmente quando estamos falando de um filhote de cachorro. Limpar o sofá sempre é uma tarefa que demanda tempo e produtos certos (ou dinheiro, caso você opte contratar alguém para o serviço). 

    Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?
    Cachorro

    Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?

    Muitos critérios costumam ser levados em consideração na hora de comprar ou adotar um cachorro, e um deles é quanto à obediência do animal em questão. Existem várias raças de cachorro que são muito inteligentes, mas igualmente teimosas, o que pode dificultar a convivência familiar. Sendo assim, procurar pelo cãozinho mais inteligente não quer dizer que ele vai necessariamente responder aos seus comandos. 

    Adotar filhote de cachorro: um guia básico de como sobreviver a esse
    Cachorro

    Adotar filhote de cachorro: um guia básico de como sobreviver a esse "furacão" canino cheio de energia

    Adotar filhote de cachorro vai mudar toda a sua vida. Você vai precisar acordar mais cedo, dormir mais tarde, vai ter que se programar para passear todo dia e ainda terá um gasto financeiro com vacinas, veterinário e ração. Um cachorro filhote vai te ensinar sobre paciência, te fazer desapegar de alguns objetos e até mudar a decoração da casa. Seus chinelos e sapatos terão que ficar escondidos e a porta do banheiro sempre fechada - afinal, o papel higiênico é um “brinquedo” super atrativo.

    Ver Todas >