Todo mundo que tem cachorro provavelmente já teve que lidar com aquele olhar cabisbaixo que muitos cães fazem depois de receberem uma bronca. Geralmente, isso é considerado um olhar de arrependimento e muitas tutores pensam que o animal está sentindo culpa por ter feito algo que não devia - por isso, a expressão “olhar de cachorro arrependido”. Mas será que os animais realmente têm esse tipo de sentimento? Para entender o que significa esse olhar de cachorro culpado e aprender qual é a melhor forma de dar uma bronca nos peludinhos quando eles não estão se comportando bem, o Patas da Casa conversou com a adestradora e comportamentalista animal Renata Bloomfield. Confira como entender o comportamento canino na hora da bronca.
Afinal, os cachorros sentem culpa depois de uma bronca?
Quando fazem algo de errado e recebem uma bronca, a linguagem corporal canina costuma ser bem parecida: orelhas e olhar para baixo, se encolhem e alguns até resmungam baixinho. Além do famoso olhar de cachorro arrependido, é claro. Esse comportamento, muitas vezes, é considerado como arrependimento. A adestradora Renata Bloomfield explica que não é bem assim: “A gente não pode falar que eles sentem culpa, porque culpa é um sentimento e não podemos colocar neles um sentimento humano. Como eles não falam, a gente não pode dizer que eles estão culpados.”
Mas, se o famoso olhar não significa arrependimento, o que ele indica? Renata conta que esse olhar indica que o cão entendeu que fez algo errado. “O olhar de arrependimento é um olhar de apaziguamento. Repare que ele evita o contato visual. Ele olha para você, olha para o chão, desvia o olhar. Na linguagem deles, isso é o correto a se fazer”, explica adestradora.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?
Como entender a linguagem canina durante a bronca?
Quando você dá uma bronca no seu animal, é importante entender o que significa aquele comportamento de cachorro no momento. A Renata explica: “Quando você repreende um animal e ele abaixa as orelhas e coloca o rabo entre as patas, ele já entendeu o recado. Ele entendeu que aquilo é uma bronca e está respondendo como se fosse um 'ok, eu entendi'!."
Mas, como a maior parte dos tutores não entende a linguagem canina, é comum que a bronca acabe se excedendo. "O que acontece é que quando as pessoas passam do ponto e fazem uma bronca mais forte. Os cães mais sensíveis podem acabar se urinando ou mesmo chegar a uma agressão. E, às vezes, se excedeu desnecessariamente, porque ele já demonstrou com o corpo que entendeu a bronca", conta a adestradora. Por isso, é importante ficar atento aos sinais corporais do seu cãozinho nessas horas.
É importante sinalizar atitudes erradas do seu cachorro e ensinar as corretas
Renata conta que muitos cachorros insistem nos mesmos erros simplesmente por não saberem qual é a atitude que os tutores esperam dele. Para evitar essa repetição, é importante ensinar para o animal qual é o certo a se fazer. "Eu vejo que muitos cães levam muitas broncas, mas não sabem fazer o certo porque o tutor não ensinou. Então o cachorro pensa 'Tá, então, se eu não posso pegar o chinelo para chamar atenção, vou pegar a meia’' e leva bronca. 'Então eu vou pegar a camisa', e leva outra bronca. Em nenhum momento a pessoa falou 'Não, solta o chinelo. Cadê seu brinquedo?' e foi brincar com o cachorro", exemplifica.
Por isso, é tão importante estar atento à linguagem dos cachorros. Muitas vezes, quando o animal faz algo errado, ele só está tentando te fazer olhar para ele. "Quando o cão pega um objeto, ele quer chamar a atenção. Mas, se você não ensina o cachorro a chamar atenção de uma forma positiva, a culpa não é do cão, a culpa é sua por não ter passado essa informação para ele", finaliza Renata.
Redação: Gabrielle Nunes
