Todo mundo que tem cachorro provavelmente já teve que lidar com aquele olhar cabisbaixo que muitos cães fazem depois de receberem uma bronca. Geralmente, isso é considerado um olhar de arrependimento e muitas tutores pensam que o animal está sentindo culpa por ter feito algo que não devia - por isso, a expressão “olhar de cachorro arrependido”. Mas será que os animais realmente têm esse tipo de sentimento? Para entender o que significa esse olhar de cachorro culpado e aprender qual é a melhor forma de dar uma bronca nos peludinhos quando eles não estão se comportando bem, o Patas da Casa conversou com a adestradora e comportamentalista animal Renata Bloomfield. Confira como entender o comportamento canino na hora da bronca. 

Afinal, os cachorros sentem culpa depois de uma bronca?

Quando fazem algo de errado e recebem uma bronca, a linguagem corporal canina costuma ser bem parecida: orelhas e olhar para baixo, se encolhem e alguns até resmungam baixinho. Além do famoso olhar de cachorro arrependido, é claro. Esse comportamento, muitas vezes, é considerado como arrependimento. A adestradora Renata Bloomfield explica que não é bem assim: “A gente não pode falar que eles sentem culpa, porque culpa é um sentimento e não podemos colocar neles um sentimento humano. Como eles não falam, a gente não pode dizer que eles estão culpados.”

Mas, se o famoso olhar não significa arrependimento, o que ele indica? Renata conta que esse olhar indica que o cão entendeu que fez algo errado. “O olhar de arrependimento é um olhar de apaziguamento. Repare que ele evita o contato visual. Ele olha para você, olha para o chão, desvia o olhar. Na linguagem deles, isso é o correto a se fazer”, explica adestradora. 


Linguagem corporal dos cachorros: é importante aprender a identificar todos os sinais!
Linguagem corporal dos cachorros: é importante aprender a identificar todos os sinais!

Como entender a linguagem canina durante a bronca?

Quando você dá uma bronca no seu animal, é importante entender o que significa aquele comportamento de cachorro no momento. A Renata explica: “Quando você repreende um animal e ele abaixa as orelhas e coloca o rabo entre as patas, ele já entendeu o recado. Ele entendeu que aquilo é uma bronca e está respondendo como se fosse um 'ok, eu entendi'!."

Mas, como a maior parte dos tutores não entende a linguagem canina, é comum que a bronca acabe se excedendo. "O que acontece é que quando as pessoas passam do ponto e fazem uma bronca mais forte. Os cães mais sensíveis podem acabar se urinando ou mesmo chegar a uma agressão. E, às vezes, se excedeu desnecessariamente, porque ele já demonstrou com o corpo que entendeu a bronca", conta a adestradora. Por isso, é importante ficar atento aos sinais corporais do seu cãozinho nessas horas.

É importante sinalizar atitudes erradas do seu cachorro e ensinar as corretas

Renata conta que muitos cachorros insistem nos mesmos erros simplesmente por não saberem qual é a atitude que os tutores esperam dele. Para evitar essa repetição, é importante ensinar para o animal qual é o certo a se fazer. "Eu vejo que muitos cães levam muitas broncas, mas não sabem fazer o certo porque o tutor não ensinou. Então o cachorro pensa 'Tá, então, se eu não posso pegar o chinelo para chamar atenção, vou pegar a meia’' e leva bronca. 'Então eu vou pegar a camisa', e leva outra bronca. Em nenhum momento a pessoa falou 'Não, solta o chinelo. Cadê seu brinquedo?' e foi brincar com o cachorro", exemplifica.

Por isso, é tão importante estar atento à linguagem dos cachorros. Muitas vezes, quando o animal faz algo errado, ele só está tentando te fazer olhar para ele. "Quando o cão pega um objeto, ele quer chamar a atenção. Mas, se você não ensina o cachorro a chamar atenção de uma forma positiva, a culpa não é do cão, a culpa é sua por não ter passado essa informação para ele", finaliza Renata.

Redação: Gabrielle Nunes

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.