Comportamento animal

Linguagem canina: animais sentem culpa? Veja a explicação para o famoso olhar de cão arrependido

Olhar de cachorro arrependido? Entenda o que essa linguagem corporal significa
Olhar de cachorro arrependido? Entenda o que essa linguagem corporal significa

Todo mundo que tem cachorro provavelmente já teve que lidar com aquele olhar cabisbaixo que muitos cães fazem depois de receberem uma bronca. Geralmente, isso é considerado um olhar de arrependimento e muitas tutores pensam que o animal está sentindo culpa por ter feito algo que não devia - por isso, a expressão “olhar de cachorro arrependido”. Mas será que os animais realmente têm esse tipo de sentimento? Para entender o que significa esse olhar de cachorro culpado e aprender qual é a melhor forma de dar uma bronca nos peludinhos quando eles não estão se comportando bem, o Patas da Casa conversou com a adestradora e comportamentalista animal Renata Bloomfield. Confira como entender o comportamento canino na hora da bronca. 

Afinal, os cachorros sentem culpa depois de uma bronca?

Quando fazem algo de errado e recebem uma bronca, a linguagem corporal canina costuma ser bem parecida: orelhas e olhar para baixo, se encolhem e alguns até resmungam baixinho. Além do famoso olhar de cachorro arrependido, é claro. Esse comportamento, muitas vezes, é considerado como arrependimento. A adestradora Renata Bloomfield explica que não é bem assim: “A gente não pode falar que eles sentem culpa, porque culpa é um sentimento e não podemos colocar neles um sentimento humano. Como eles não falam, a gente não pode dizer que eles estão culpados.”

Mas, se o famoso olhar não significa arrependimento, o que ele indica? Renata conta que esse olhar indica que o cão entendeu que fez algo errado. “O olhar de arrependimento é um olhar de apaziguamento. Repare que ele evita o contato visual. Ele olha para você, olha para o chão, desvia o olhar. Na linguagem deles, isso é o correto a se fazer”, explica adestradora. 

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Linguagem corporal dos cachorros: é importante aprender a identificar todos os sinais!
    Linguagem corporal dos cachorros: é importante aprender a identificar todos os sinais!

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Cachorro

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cachorro

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Cachorro

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Cachorro

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Como entender a linguagem canina durante a bronca?

    Quando você dá uma bronca no seu animal, é importante entender o que significa aquele comportamento de cachorro no momento. A Renata explica: “Quando você repreende um animal e ele abaixa as orelhas e coloca o rabo entre as patas, ele já entendeu o recado. Ele entendeu que aquilo é uma bronca e está respondendo como se fosse um 'ok, eu entendi'!."

    Mas, como a maior parte dos tutores não entende a linguagem canina, é comum que a bronca acabe se excedendo. "O que acontece é que quando as pessoas passam do ponto e fazem uma bronca mais forte. Os cães mais sensíveis podem acabar se urinando ou mesmo chegar a uma agressão. E, às vezes, se excedeu desnecessariamente, porque ele já demonstrou com o corpo que entendeu a bronca", conta a adestradora. Por isso, é importante ficar atento aos sinais corporais do seu cãozinho nessas horas.

    É importante sinalizar atitudes erradas do seu cachorro e ensinar as corretas

    Renata conta que muitos cachorros insistem nos mesmos erros simplesmente por não saberem qual é a atitude que os tutores esperam dele. Para evitar essa repetição, é importante ensinar para o animal qual é o certo a se fazer. "Eu vejo que muitos cães levam muitas broncas, mas não sabem fazer o certo porque o tutor não ensinou. Então o cachorro pensa 'Tá, então, se eu não posso pegar o chinelo para chamar atenção, vou pegar a meia’' e leva bronca. 'Então eu vou pegar a camisa', e leva outra bronca. Em nenhum momento a pessoa falou 'Não, solta o chinelo. Cadê seu brinquedo?' e foi brincar com o cachorro", exemplifica.

    Por isso, é tão importante estar atento à linguagem dos cachorros. Muitas vezes, quando o animal faz algo errado, ele só está tentando te fazer olhar para ele. "Quando o cão pega um objeto, ele quer chamar a atenção. Mas, se você não ensina o cachorro a chamar atenção de uma forma positiva, a culpa não é do cão, a culpa é sua por não ter passado essa informação para ele", finaliza Renata.

    Redação: Gabrielle Nunes

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Próxima matéria

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Comportamento canino: entenda os diferentes tipos de personalidade e aprenda a identificar o padrão do seu pet
    Adestramento

    Comportamento canino: entenda os diferentes tipos de personalidade e aprenda a identificar o padrão do seu pet

    Assim como os humanos, os cães também tem um jeitinho próprio de se comunicar com o mundo ao seu redor. É algo que faz parte da personalidade deles e, por isso, é importante entender alguns aspectos do comportamento canino para estreitar a relação com esses animais. Será que você tem um cachorro mais destemido ou medroso? Comunicativo ou tímido? Amigável ou agressivo? 

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Cachorro sente saudade? Entenda como esse sentimento se manifesta no universo canino
    Cuidados

    Cachorro sente saudade? Entenda como esse sentimento se manifesta no universo canino

    Só quem tem um cãozinho em casa sabe como é difícil ter que sair - seja para trabalho ou qualquer outro compromisso - sem poder levar o seu amigão junto. Além de toda a saudade que sentimos do nosso pet, é difícil não pensar em como o animal vai se sentir nesse meio tempo longe do seu tutor. Será que os cachorros sentem saudade? O que devemos fazer para que esses animais não sintam tanto a nossa falta? Em casos mais extremos, como o de doação do animal, será que o cachorro sofre quando muda de dono? Como amenizar os impactos disso? Para entender um pouco mais desse sentimento nos cãezinhos, preparamos uma matéria especial com algumas informações importantes. Veja a seguir!

    Ver Todas >

    Quais as doenças mais comuns que atingem o sistema digestivo do cachorro?
    Cachorro

    Quais as doenças mais comuns que atingem o sistema digestivo do cachorro?

    O sistema digestivo do cachorro é composto por boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus e cada um desses órgãos possui uma atividade específica durante a digestão dos alimentos. O problema é que, assim como ocorre com os humanos, os cães também podem sofrer com algumas doenças que atingem o sistema digestivo canino e que são causadas por fatores que variam desde a ingestão de alimentos contaminados até quadros de estresse ou ansiedade. 

    9 curiosidades sobre a raça de cachorro Bull Terrier
    Cachorro

    9 curiosidades sobre a raça de cachorro Bull Terrier

    O Bull Terrier é uma das raças de cachorro grande mais populares entre os amantes de pet. Seus olhos pequenos, cabeça oval e focinho alongado são inconfundíveis, é quase como uma marca registrada. Com origem e características surpreendentes, é fácil se apaixonar e querer levar um filhote de Bull Terrier para casa. Se você ficou curioso para saber mais desse cãozinho, separamos 9 curiosidades sobre a raça.

    Cachorro

    "Meu cachorro tem muita fome": quando a fome em excesso passa a ser uma compulsão alimentar?

    Quando se trata da alimentação do cachorro, normalmente a situação que mais aflige os tutores é quando o animal não quer comer ração. Contudo, é importante ter muita atenção se o comportamento do seu amigo for o contrário disso, porque às vezes o cachorro comendo muito é um sinal de compulsão alimentar - o que pode trazer prejuízos para a saúde do pet a longo prazo. 

    Ensinar cachorro: 6 hábitos que os cães precisam aprender desde cedo
    Cachorro

    Ensinar cachorro: 6 hábitos que os cães precisam aprender desde cedo

    Depois de adotar um cachorro, é bom ter em mente que nem tudo será diversão. Os aprendizados também devem fazer parte da rotina do animal. Quanto antes os treinos começarem, mais fácil será para o cachorro aprender - e, consequentemente, a convivência com o cãozinho será melhor em todos os sentidos. O adestramento nem sempre precisa ser feito com um profissional.

    Ver Todas >