Comportamento

Infográfico mostra quais os benefícios de ter um gato por perto

Os felinos geralmente levam a fama de animais independentes e pouco afetuosos e, por isso, muita gente se questiona se eles são realmente a melhor companhia para se ter em casa. A resposta para isso é apenas uma: sim, eles são! A maioria dos gatos preza muito pelo próprio espaço, mas isso não quer dizer que eles não amam seus tutores. O que acontece é que os bichanos têm um jeitinho diferente de demonstrar isso, e não agem que nem os cães. Mas quem tem um gato pode afirmar: esses animais são bastante especiais e podem trazer vários benefícios para o nosso lar. Para quem ainda tem dúvidas, o Patas da Casa preparou um infográfico te contando absolutamente tudo sobre isso. Dá só uma olhada!

O amor de gato é maior do que a gente imagina. Veja como a presença dos felinos pode mudar a nossa vida!
O amor de gato é maior do que a gente imagina. Veja como a presença dos felinos pode mudar a nossa vida!

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Adote um animal

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
Adote um animal

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
Adote um animal

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Amor de gato: os felinos têm várias formas de demonstrar afeto

Antes de mais nada, é importante ter em mente que não adianta querer comparar o comportamento do gato com o de um cachorro. São espécies totalmente diferentes, e cada uma delas tem suas particularidades. Por mais que os cães sempre levem a fama de serem mais carinhosos e companheiros, isso não é bem verdade. Existem muitos gatos carinhosos por aí, a grande diferença é que eles não costumam demonstrar o que sentem tão abertamente. Mas, por exemplo, se você já viu um gato ronronando, essa é uma grande prova de que o bichinho te ama e se sente feliz e confortável perto de você. Outras provas do amor de gato são quando seu amigo de quatro patas te dá umas lambidinhas ou pequenas mordidas, passa no meio das suas pernas ou “amassa pãozinho” em cima de você.

Além disso, esses animais são bastante perceptivos e estão sempre atentos a tudo que acontece à sua volta. Isso quer dizer que quando você estiver triste ou passando por algum tipo de problema, o gatinho percebe e faz de tudo para te mostrar que você não está sozinho. Ele serve como um ótimo apoio emocional e está pronto para ficar do seu lado, não importa o que aconteça, seja nos bons momentos ou nos maus. Mas, claro, é bom lembrar que os felinos gostam de ter um espacinho só para eles às vezes, e é importante respeitar isso. Mas não pense que seu pet não gosta de você só porque ele fica mais afastadinho às vezes, hein? É só o jeitinho deles mesmo.

Adotar gato faz bem para a saúde e pode ajudar a reduzir alergias

Os felinos são capazes de influenciar na saúde humana mais do que a gente imagina. Pesquisas revelaram que ter um gato pode reduzir as chances de uma pessoa infartar em até 33%, e, além disso, também foi descoberto que o ronronar dos felinos tem um poder terapêutico que vai além da nossa compreensão. A frequência dos sons emitidos enquanto um gato ronrona acelera a recuperação de ossos quebrados nos felinos, e alguns estudos sugerem que isso pode ter certo efeito nos humanos.

Outro benefício de adotar gato é que a presença desses animais é capaz de diminuir as chances de alergia nas crianças, principalmente se elas conviverem com o bichano desde cedo (abaixo de 1 ano de idade e durante toda a fase de desenvolvimento). Ou seja, os gatos fofos e peludinhos acabam sendo as melhores companhias possíveis para se ter por perto, independente da nossa idade!

Redação: Juliana Melo

Pitbull: 8 coisas que você não sabia sobre a raça de cachorro grande

Próxima matéria

Pitbull: 8 coisas que você não sabia sobre a raça de cachorro grande

Gata prenha: quais os principais cuidados que você deve ter durante e depois da gestação?
Saúde

Gata prenha: quais os principais cuidados que você deve ter durante e depois da gestação?

Com uma gestação de gato à vista, é fundamental que o tutor tome alguns cuidados para que a gravidez da felina transcorra da melhor maneira possível. Mesmo que os gatos sejam animais autossuficientes na maioria dos casos, há diversas tarefas simples, mas essenciais, que você pode fazer para deixar a gata prenha confortável, feliz e tranquila. Após dar à luz, a mamãe e seus gatinhos recém-nascidos continuam precisando de atenção, especialmente se algo fora da normalidade ocorrer e você precisar ligar para o veterinário. Se sua gata está esperando uma ninhada, não se preocupe! O Patas da Casa reuniu as informações necessárias para que você prepare a futura mamãe para a chegada dos filhotes, além de dicas pós-parto. Confira!

Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
Cuidados

Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

Castração de gato: quais os cuidados que você deve ter no pós-operatório?
Castração

Castração de gato: quais os cuidados que você deve ter no pós-operatório?

A castração de gato é um procedimento cirúrgico que vai muito além de evitar a gravidez indesejada e o possível abandono de animais: ela também é uma forma de cuidar da saúde do seu amigo de quatro patas. No entanto, é comum que muitos tutores se sintam inseguros com a cirurgia, principalmente porque é necessário ter alguns cuidados antes e depois de castrar gato. 

Cachorro e gato juntos: veja em infográfico como melhorar a relação entre as duas espécies!
Cachorro

Cachorro e gato juntos: veja em infográfico como melhorar a relação entre as duas espécies!

Por muito tempo, cachorro e gato foram considerados verdadeiros inimigos, mas é necessário desmistificar essa ideia, porque isso não condiz muito bem com a realidade. Na verdade, é totalmente possível construir uma boa relação entre as duas espécies e viver em harmonia com o gato e cachorro na mesma casa. Não é à toa que muitos tutores têm os dois bichinhos - e isso acaba rendendo várias fotos bem fofas de doguinhos dormindo junto com os bichanos. No entanto, não se pode negar: às vezes criar bons laços entre os dois animais pode ser uma tarefa difícil. Por isso, o Patas da Casa preparou um infográfico com algumas dicas de como adaptar cachorro com gato sem grandes problemas. Veja abaixo!

Ver Todas >

Pastor Belga: 10 características da raça de cachorro grande
Adote um animal

Pastor Belga: 10 características da raça de cachorro grande

O Pastor Belga é um cãozinho muito peculiar e surpreendente. Ele tem um porte grande, e embora muitas vezes seja confundido com o Pastor Alemão, a verdade é que existem diferenças bem notáveis entre as duas raças - basta ter um olhar mais atento. Além disso, poucas pessoas sabem, mas o Pastor Belga tem algumas variações, como o Pastor Belga Malinois e o Pastor Belga Groenendael. 

Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
Adote um animal

Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?
Adote um animal

Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?

Husky Siberiano, Malamute do Alasca são cães muito confundidos por aí. De fato a aparência das raças originárias dos lugares mais frios do mundo é bem parecida, mas como diferenciar esses dois cães? Essa é uma dúvida que permeia a cabeça de vários amantes de cachorro, especialmente aqui no Brasil, onde o Husky é mais popular. Mas mesmo que fisicamente esses dois doguinhos tenham algumas semelhanças, existem muitas diferenças entre eles. 

Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro
Adote um animal

Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro

O que não faltam são raças de cachorro para a gente se apaixonar, e o Kelpie Australiano é só mais um doguinho dessa lista! De origem australiana, esse é um dos poucos cães que foram desenvolvidos no país - mas isso não foi um impedimento para logo depois conquistarem muitos fãs ao redor do mundo. Com um jeitinho bem amigável, brincalhão e inteligente, o Kelpie Australiano - também chamado de Australian Kelpie - tem tudo para ser uma companhia incrível para o seu dia a dia. 

Ver Todas >