Não é mistério que a castração de cachorro é um dos procedimentos cirúrgicos mais importantes na vida de um cão, não apenas como uma forma de prevenir a gravidez indesejada, mas também por uma questão de saúde. No entanto, além das mudanças comportamentais que podem ser observadas nos animais castrados, a cadela castrada também pode acabar desenvolvendo um outro probleminha após a cirurgia, que é a incontinência urinária em cães. Para entender melhor sobre este quadro, entrevistamos o médico veterinário Igor Borba, de Belo Horizonte. Veja a seguir o que ele contou pra gente!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é a incontinência urinária em cachorro?

De acordo com o profissional, a incontinência urinária é a incapacidade fisiológica do organismo de eliminar urina por meio de micção voluntária. Na prática, isso quer dizer que o cachorro perde o controle sobre a própria bexiga e não consegue fazer xixi de forma “consciente”, podendo urinar em momentos inoportunos e fora do seu banheiro. “A micção é o ato de contração da parede da bexiga onde o animal tem consciência de quando a urina está saindo da bexiga até ser eliminada. No momento que o animal perde os seus receptores nervosos da parede da bexiga ou ocorre incapacidade de controle da saída da urina pela uretra, pode ocorrer a micção involuntária”, explica.

Incontinência urinária em cadelas castradas: por que isso acontece?

A cachorra castrada pode sofrer com este tipo de problema, mas, segundo Igor, os motivos para isso ainda não foram completamente esclarecidos. Contudo, é possível tirar algumas conclusões, conforme ele sugere: “Pode ser por causa de um somatório de eventos hormonais e neurológicos que culminam na manifestação da incontinência urinária em cadelas castradas”. De acordo com o médico veterinário, uma das principais alterações hormonais que podem ser observadas depois da castração é o diminuição na pressão de fechamento da uretra devido a baixa do hormônio estrogênio causada pela cirurgia. Já as alterações neurológicas podem ser definidas como possíveis traumas durante o procedimento cirúrgico que, por sua vez, desencadeiam a incontinência urinária em cachorro.

“A diferença entre esse quadro e uma incontinência urinária 'comum' é que ele pode ocorrer em torno de um a três anos após a cirurgia, normalmente em cadelas de porte grande e idade avançada, porém pode ocorrer também em cadelas mais novas. Já a incontinência urinária não associada a procedimentos cirúrgicos normalmente acontece na senilidade, que pode estar acompanhada de outros fatores como infecção do sistema urinário ou reprodutor e neoplasias”, destaca.

 

A incontinência urinária em cães faz com que o cachorro perca o controle do xixi

A incontinência urinária em cães faz com que o cachorro perca o controle do xixi

 

 

Cachorro com incontinência urinária: veja como identificar o problema

 

É fácil de perceber quando a cadela castrada desenvolve incontinência urinária, pois ela começa a fazer xixi pela casa com frequência (mesmo que ela tenha sido treinada para fazer suas necessidades em um lugar específico). No entanto, isso não acontece de maneira totalmente aleatória: “Normalmente as cadelas com incontinência urinária pós-castração conseguem manter a bexiga repleta de urina e urinar com consciência no horário e local desejado por elas, porém em momentos que estão relaxadas ou em decúbito lateral (deitadas de lado) ocorre a incontinência urinária, particularmente à noite nos momentos que estiver dormindo”. Devido a isso, muitas pessoas também acabam se referindo a este quadro como uma incontinência urinária noturna em cães, já que as incidências são maiores nesse período.

Algumas raças são predispostas à incontinência urinária em cadelas

Uma série de fatores podem influenciar no desenvolvimento da incontinência urinária em cadelas castradas, como raça, porte, idade, entre outros. “O problema tem uma prevalência de cerca de 20%, segundo estudos da área, em animais de porte grande, principalmente nas raças Rottweiler, Labrador e Pitbull”. A idade da fêmea quando é castrada também influencia o quadro, pois animais que passam pela cirurgia depois dos sete anos de idade são mais propensos a ter incontinência urinária. 

Incontinência urinária em cães: como tratar o problema?

Se você tem uma cadela que foi castrada recentemente e um tempinho depois percebeu que ela começou a apresentar incontinência urinária, é necessário procurar a ajuda de um médico veterinário. Só ele poderá diagnosticar corretamente o quadro da sua cachorrinha e, então, recomendar o tratamento mais indicado. Segundo Igor, é possível tratar a incontinência urinária em cães com fármacos e outros medicamentos, mas é imprescindível que haja sempre a orientação de um profissional qualificado para isso. “O tempo de tratamento também deve ser definido pelo médico veterinário do animal”.

Saiba como prevenir a incontinência urinária em cães!

Existem diversos motivos para incontinência urinária ocorrer, mas no caso de cadelas castradas algumas medidas preventivas podem ajudar bastante a afastar o problema. “A incontinência urinária pode ser prevenida se a cirurgia de castração for realizada em cadelas jovens, tendo uma maior chance de regulação hormonal após castração. Vale destacar também que, além de ajudar a evitar a incontinência urinária, a castração precoce ajuda a prevenir neoplasias mamárias e infecção no trato reprodutivo”, orienta Igor.

Redação: Juliana Melo