Na hora de contabilizar a idade de cachorro, é muito comum que todo mundo faça a multiplicação simples e difundida pelo senso comum que diz que um ano do animal equivale a sete na contagem de tempo humana. Mas você sabia que não é bem assim que a gente consegue dividir as diferentes fases da vida de um cachorro? Na verdade, o que determina a influência da passagem de tempo, para eles, é o porte. Para te ajudar, nós separamos aqui embaixo tudo o que você precisa saber sobre como calcular a idade do cachorro. Dá uma olhada e vem descobrir, de uma vez, quantos anos o seu amigo tem!
Para começar, você precisa determinar com precisão qual é o porte do seu cachorro
A primeira coisa que você precisa saber para descobrir a idade de cachorro, é o porte do seu animal. Tanto a longevidade quanto o início e o fim das fases da vida dele costumam variar de acordo com o tamanho que eles têm. Para monitorar o crescimento seu cachorro da melhor forma, portanto, você precisa saber em qual categoria de porte ele se encaixa.
- Cachorros de porte pequeno costumam pesar até 10kg;- Cachorros de porte médio ficam entre 11kg e 25kg; - Cachorros de porte grande podem pesar entre 26kg e 45 kg;- Cachorros de porte gigante pesam mais de 46kg.
Como calcular a idade do cachorro com mais precisão do que multiplicando por 7 anos humanos
Depois de determinar qual é o porte do seu cachorro, chega a hora de calcular, aproximadamente, a idade dele em anos humanos. Os valores a serem multiplicados ou somados variam de acordo com o tamanho deles, então fique atento para fazer as contas certas
-
Cachorros de porte pequeno: multiplique os dois primeiros anos do animal por 12,5. Depois disso, acrescente 4,5 a cada aniversário. Exemplo: Cachorro com 2 anos (12,5 X 2 = 25 anos); cachorro com 4 anos (12,5 X 2 + 4,5 + 4,5 = 34);
-
Cachorros de porte médio: multiplique os dois primeiros anos por 10,5 e acrescente 6 a cada aniversário. Cachorro com 2 anos (10,5 X 2 = 21 anos); cachorro com 4 anos (10,5 X 2 + 6 + 6 = 33);
-
Cachorros de porte grande e gigante: multiplique os dois primeiros anos por 9 e, a cada aniversário, acrescente 8. Cachorro com 2 anos (9 X 2 = 18 anos); cachorro com 4 anos (9 X 2 + 8 + 8 = 36).

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
Descobrir a fase da vida em que o seu cachorro está é mais importante do que a idade humana
Como os cuidados e necessidades específicas dos animais costumam variar de acordo com a fase da vida em que eles se encontram, mais importante do que saber quanto a idade deles corresponde em anos humanos é ter certeza se ele é filhote, adulto ou idoso. Isso é necessário porque cada uma dessas fases demanda um tipo de cuidado diferente. As rações para filhotes e idosos, por exemplo, são reforçadas com nutrientes específicos para ajudar na saúde do animal. Os idosos, em alguns casos, também vão precisar de suplementos vitamínicos e de uma rotina de vida mais leve.
Até quantos meses o cachorro ainda é filhote
A transição da fase de filhote para a vida adulta acontece em pontos diferentes da idade de cachorro de acordo com o porte deles. Por isso, cachorros de porte pequeno podem ser considerados bebês até o período entre 9 e 12 meses de idade. Já os cachorros de porte médio e grande, seguem sendo filhotinhos até chegarem à marca de um ano e um ano e três meses de idade. Os cachorros de porte gigante, por sua vez, mudam para a fase adulta entre um ano e seis meses e dois anos.
A partir de qual idade de cachorro o animal pode ser considerado idoso
Enquanto os cachorros de porte pequeno costumam entrar na fase adulta mais rápido do que os outros tamanhos, na hora de serem considerados idosos, o cenário é diferente: quanto maior é o animal, mais cedo ele entra na terceira idade. Consequentemente, cachorros pequenos têm uma expectativa de vida maior.
Os animais de porte pequeno, portanto, costumam atingir a fase idosa quando completam 12 anos de idade. Já os de porte médio, chegam à terceira idade por volta dos 10 anos de idade. Cachorros de porte grande viram vovôs e vovós com 9 anos de idade e os gigantes, por sua vez, podem ser considerados idosos aos 7 anos de idade.
Acompanhe a idade de cachorro e as fases da vida dele sempre com o veterinário
Além das variações por porte, os períodos que marcam as mudanças nas fases da vida do animal também podem ser diferentes de acordo com a raça do seu cachorro. Por isso, a melhor forma de determinar quando os cuidados precisam mudar e, assim, garantir o bem estar do seu amigo pela maior quantidade de tempo possível é fazendo um acompanhamento frequente do seu animal com o veterinário.
Redação: Ariel Cristina Borges
