Cuidados

Idade de cachorro: como calcular da melhor forma de acordo com o porte do animal

Descubra qual é a melhor forma de identificar em qual fase da vida o seu cachorro está
Descubra qual é a melhor forma de identificar em qual fase da vida o seu cachorro está

Na hora de contabilizar a idade de cachorro, é muito comum que todo mundo faça a multiplicação simples e difundida pelo senso comum que diz que um ano do animal equivale a sete na contagem de tempo humana. Mas você sabia que não é bem assim que a gente consegue dividir as diferentes fases da vida de um cachorro? Na verdade, o que determina a influência da passagem de tempo, para eles, é o porte. Para te ajudar, nós separamos aqui embaixo tudo o que você precisa saber sobre como calcular a idade do cachorro. Dá uma olhada e vem descobrir, de uma vez, quantos anos o seu amigo tem! 

Para começar, você precisa determinar com precisão qual é o porte do seu cachorro

A primeira coisa que você precisa saber para descobrir a idade de cachorro, é o porte do seu animal. Tanto a longevidade quanto o início e o fim das fases da vida dele costumam variar de acordo com o tamanho que eles têm. Para monitorar o crescimento seu cachorro da melhor forma, portanto, você precisa saber em qual categoria de porte ele se encaixa. 

- Cachorros de porte pequeno costumam pesar até 10kg;
- Cachorros de porte médio ficam entre 11kg e 25kg; 
- Cachorros de porte grande podem pesar entre 26kg e 45 kg;
- Cachorros de porte gigante pesam mais de 46kg.

Como calcular a idade do cachorro com mais precisão do que multiplicando por 7 anos humanos

Depois de determinar qual é o porte do seu cachorro, chega a hora de calcular, aproximadamente, a idade dele em anos humanos. Os valores a serem multiplicados ou somados variam de acordo com o tamanho deles, então fique atento para fazer as contas certas

  • Cachorros de porte pequeno: multiplique os dois primeiros anos do animal por 12,5. Depois disso, acrescente 4,5 a cada aniversário. Exemplo: Cachorro com 2 anos (12,5 X 2 = 25 anos); cachorro com 4 anos (12,5 X 2 + 4,5 + 4,5 = 34);  

  • Cachorros de porte médio: multiplique os dois primeiros anos por 10,5 e acrescente 6 a cada aniversário. Cachorro com 2 anos (10,5 X 2 = 21 anos); cachorro com 4 anos (10,5 X 2 + 6 + 6 = 33);

  • Cachorros de porte grande e gigante: multiplique os dois primeiros anos por 9 e, a cada aniversário, acrescente 8. Cachorro com 2 anos (9 X 2 = 18 anos); cachorro com 4 anos (9 X 2 + 8 + 8 = 36).  

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A idade em que as fases de vida mudam variam de acordo com o porte do animal
    A idade em que as fases de vida mudam variam de acordo com o porte do animal

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Descobrir a fase da vida em que o seu cachorro está é mais importante do que a idade humana

    Como os cuidados e necessidades específicas dos animais costumam variar de acordo com a fase da vida em que eles se encontram, mais importante do que saber quanto a idade deles corresponde em anos humanos é ter certeza se ele é filhote, adulto ou idoso. Isso é necessário porque cada uma dessas fases demanda um tipo de cuidado diferente. As rações para filhotes e idosos, por exemplo, são reforçadas com nutrientes específicos para ajudar na saúde do animal. Os idosos, em alguns casos, também vão precisar de suplementos vitamínicos e de uma rotina de vida mais leve.   

    Até quantos meses o cachorro ainda é filhote

    A transição da fase de filhote para a vida adulta acontece em pontos diferentes da idade de cachorro de acordo com o porte deles. Por isso, cachorros de porte pequeno podem ser considerados bebês até o período entre 9 e 12 meses de idade. Já os cachorros de porte médio e grande, seguem sendo filhotinhos até chegarem à marca de um ano e um ano e três meses de idade. Os cachorros de porte gigante, por sua vez, mudam para a fase adulta entre um ano e seis meses e dois anos. 

    A partir de qual idade de cachorro o animal pode ser considerado idoso

    Enquanto os cachorros de porte pequeno costumam entrar na fase adulta mais rápido do que os outros tamanhos, na hora de serem considerados idosos, o cenário é diferente: quanto maior é o animal, mais cedo ele entra na terceira idade. Consequentemente, cachorros pequenos têm uma expectativa de vida maior. 

    Os animais de porte pequeno, portanto, costumam atingir a fase idosa quando completam 12 anos de idade. Já os de porte médio, chegam à terceira idade por volta dos 10 anos de idade. Cachorros de porte grande viram vovôs e vovós com 9 anos de idade e os gigantes, por sua vez, podem ser considerados idosos aos 7 anos de idade.

    Acompanhe a idade de cachorro e as fases da vida dele sempre com o veterinário

    Além das variações por porte, os períodos que marcam as mudanças nas fases da vida do animal também podem ser diferentes de acordo com a raça do seu cachorro. Por isso, a melhor forma de determinar quando os cuidados precisam mudar e, assim, garantir o bem estar do seu amigo pela maior quantidade de tempo possível é fazendo um acompanhamento frequente do seu animal com o veterinário. 

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Cachorro pode dormir no ar condicionado? Descubra se faz mal ou não!

    Próxima matéria

    Cachorro pode dormir no ar condicionado? Descubra se faz mal ou não!

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Poodle: porte, saúde, personalidade, preço... um guia sobre a raça de cachorro queridinha do Brasil
    Raças

    Poodle: porte, saúde, personalidade, preço... um guia sobre a raça de cachorro queridinha do Brasil

    O Poodle é um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por cachorros! Facilmente reconhecido pelo seu pelo encaracolado, a raça poodle é bastante popular entre as famílias com crianças, que se dão bem com esse cãozinho brincalhão, esperto e carinhoso. E, justamente por ter todo esse afeto, o cachorro dessa raça não perde uma oportunidade de estar ao lado do seu tutor. Deu vontade de saber mais a respeito dele, né? 

    Onde colocar a comida do cachorro? Saiba também como escolher a melhor opção
    Alimentação

    Onde colocar a comida do cachorro? Saiba também como escolher a melhor opção

    Comida de cachorro sempre envolve muitas dúvidas: quantidade, horários, quantas vezes ao dia, qual a melhor ração, etc. Mas você sabia que os cachorros precisam não só de um local como de uma altura específica para os potes de ração e água não causarem problemas na coluna ou na digestão? Outro ponto muito importante é não colocar a alimentação perto do tapete higiênico ou do jornal onde eles fazem as necessidades. Isso pode causar com que eles não se alimentem ou não aprendam o local de fazer xixi e cocô. Esses espaços devem ser bem delimitados e afastadoS. Os potes também devem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada animal: além do tamanho, existem diferentes materiais. Veja abaixo:

    Ver Todas >

    Como cuidar da unha do cachorro inflamada?
    Cuidados dos animais

    Como cuidar da unha do cachorro inflamada?

    A unhas do cachorro fazem parte da anatomia das patinhas e, além de ajudarem na sustentação do animal ao se movimentar, funcionam como um mecanismo de defesa. Mas assim como as unhas dos humanos, os cães também precisam de cuidados específicos nessa região, já que as unhas crescem rápido. A unha de cachorro inflamada ou encravada pode causar muito incômodo e dor, necessitando até mesmo de algum procedimento mais complexo dependendo da gravidade da inflamação.

    Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet
    Cuidados dos animais

    Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet

    O cachorro idoso precisa de cuidados específicos para ter uma velhice com mais qualidade de vida. Assim como a rampa e escada, a meia ou sapato antiderrapante para cachorro idoso deixa o pet mais seguro nessa fase. Mas o item realmente é necessário? Assim como os humanos, o cachorro idoso vai perdendo massa muscular com o tempo, tornando a locomoção mais difícil e até mesmo facilitando quedas e fraturas. 

    4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova
    Cuidados dos animais

    4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova

    A mudança de casa é uma das coisas mais estressantes na vida de um gato. Muito apegados à rotina, os bichanos se veem de uma hora para outra longe dos cômodos e das coisas que conhecem. A explicação para essa dificuldade de adaptação é simples: os gatos ainda possuem muitos instintos e características da fase selvagem, por isso são bem territorialistas. Para eles, o território que têm seu cheiro é o lugar em que sente seguro e sem ameaças para desenvolver suas habilidades. 

    Qual a melhor cama para gato? Veja os modelos mais populares antes de decidir
    Cuidados dos animais

    Qual a melhor cama para gato? Veja os modelos mais populares antes de decidir

    Os gatos passam cerca de 2/3 do dia dormindo e é exatamente por isso que os tutores devem se atentar a um acessório muito importante para o momento de descanso do pet: a cama para gato. Além de fazer parte da gatificação da casa, as caminhas também servem como refúgio para o animal, deixando ele muito mais à vontade para expressar seus instintos naturais. Mas na hora de comprar o acessório, o tutor também deve se atentar à personalidade do gato para escolher a melhor opção.

    Ver Todas >