Quando falamos de saúde mental canina, a primeira coisa que vem à cabeça é depressão pós-parto canina. Mas outro problema bem comum é a gravidez psicológica, uma doença que afeta as cadelas, principalmente as que não são castradas. Ela ocorre quando há uma desordem hormonal que causa mudanças físicas e comportamentais no cachorro. Apesar de durar cerca de 2 semanas, a pseudociese (sintomas de gravidez psicológica) é bastante incômoda para as cadelas. Para amenizar os sintomas, os donos precisam estar atentos a qualquer mudança após o cio e buscar ajuda de um profissional.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gravidez psicológica em cadelas: conheça os sintomas

A gravidez psicológica pode ser identificada com sintomas clínicos e/ou comportamentais. Veja abaixo:

  • Inchaço nas glândulas mamárias;
  • Produção de leite;
  • Inchaço abdominal;
  • Apego a objetos usando como cria (brinquedos, almofadas e até mesmo meias podem virar “cria”;
  • Agressividade;
  • Possessividade com o ninho;
  • Falta de apetite;
  • Depressão;
  • Uivos.

Gravidez psicológica em cadelas: como ajudar o animal durante a doença

Assim que suspeitarem da gravidez psicológica na cadela, os donos precisam consultar o veterinário para o correto diagnóstico e possível medicação. Assim como qualquer outra condição de saúde, o remédio para gravidez psicológica em cães precisa ser prescrito por um profissional - automedicar seu pet não é uma opção. Geralmente ele ajuda a secar leite de cadela, inibindo a sua produção. Já para aliviar os sintomas físicos, principalmente o inchaço nas mamas, os donos podem fazer compressa de água morna. 

Mas atenção: nada de procurar na internet sobre remédio caseiro para gravidez psicológica em cadelas, combinado? Mesmo que a intenção seja boa, o acompanhamento médico deve ser prioridade e é a melhor forma de cuidar dos sintomas de gravidez psicológica em cachorro, sejam eles físicos ou não.

Quanto ao ambiente criado e as crias imaginárias, há quem defenda que o dono deixe com a cadela e há quem acredite que tirar os brinquedos e outros objetos que possam ser adotados de perto. O melhor é conversar com o veterinário para decidir a melhor conduta. 

A proximidade com brinquedos e objetos que são vistos como filhotes pela mãe geralmente potencializam os sintomas de gravidez psicológica. Cachorro, por exemplo, começa a produzir mais leite, mesmo sem amamentar. Por outro lado, o animal pode sentir muito a ausência desses “filhotes” se eles forem retirados repentinamente, sem cuidados.

 

A cadela com gravidez psicológica pode acreditar que qualquer brinquedo é sua criaSintomas de gravidez psicológica em cadela incluem agressividade e possessividade com o ninhoQuanto tempo dura a gestação do cachorro: em casos normais, o perí­odo é de 58 a 68 diasQuanto tempo dura gravidez de cachorro: no caso da gravidez psicológica, perí­odo é de 2 semanasGravidez psicológica de cachorro: o que fazer? Acompanhamento médico é fundamentalGravidez psicológica em cachorro: sintomas podem simular uma gravidez real, como o inchaço abdominalGravidez psicológica canina: como tratar é algo que deve ser indicado por especialistaUm dos motivos porque a cadela tem gravidez psicológica são alterações hormonais

 

Gravidez psicológica em cadelas: tratamentos não são tão eficazes como a castração

 

A forma mais eficaz de prevenir a gravidez psicológica em cadelas é a castração. Assim, evita-se que ela entre no cio e sofra com as alterações hormonais comuns durante esse período. O ideal é esterilizar a cadela antes mesmo do primeiro cio, mas a cirurgia também é possível e benéfica com o animal mais velho. Converse com o veterinário responsável sobre essa possibilidade. 

E quando ocorre e quais os sintomas do primeiro cio? Shih Tzu e outros cachorros pequenos geralmente atingem a maturidade sexual antes do que os cachorros maiores, mas, no geral, o primeiro cio ocorre entre 6 e 12 meses de idade. Já os sintomas incluem sangramento, aumento da vulva, agitação, necessidade de atenção, agressividade e lambedura da região genital. Por isso, para não sofrer com um cachorro que tem gravidez psicológica, o ideal é que a castração da cadela aconteça antes do primeiro cio.

Sempre é bom lembrar que a castração previne doenças como câncer e inflamações no útero, ovários e mamas da cadela. Mas no caso de uma cachorrinha que acredita estar grávida, será que a cadela com gravidez psicológica pode ser castrada? O questionamento é comum e válido, mas a possibilidade deve ser discutida com um médico veterinário de confiança.

Gravidez psicológica em cadelas: conheça os riscos

O desequilíbrio hormonal responsável pela gravidez psicológica nas cadelas pode acarretar outras doenças como câncer e endometriose. Já a produção de leite e inchaço nas mamas pode causar infecções graves, já que sem filhotes para mamar o leite empedra e pode causar mastites. Fora as reações físicas, as cadelas podem sofrer abalos psicológicos como depressão e agressividade. 

Logo, não basta apenas saber como tratar gravidez psicológica em cadelas, mas também observar qualquer outra alteração que possa indicar outro problema de saúde. Por isso, se notar qualquer um dos sintomas de cadela com gravidez psicológica descritos acima, o mais indicado é procurar ajuda o quanto antes. Essa é a melhor forma de cuidar e evitar maiores problemas com a doguinha.

3 coisas que você pode fazer para evitar a gravidez psicológica canina

1) A castração de cachorro é, de longe, uma das melhores maneiras de evitar que a cadela desenvolva gravidez psicológica. Como a esterilização inibe a produção de hormônios sexuais, a cachorrinha não terá como simular uma gravidez.

2) Se sua cadelinha não cruzou, não importa quantos meses dura a gestação de um cachorro: ao perceber qualquer alteração que indique que ela está prenha, busque ajuda o mais rápido possível

3) Se a cadela cruzou e você quer saber quanto tempo é a gestação de cachorro, a resposta é entre 58 e 68 dias. Porém, no caso de uma cadela com gravidez psicológica, o transtorno dura em torno de 2 semanas. Em ambos os casos recomenda-se uma avaliação clínica.

Redação: Mariana Almeida e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 22/08/2019

Atualizada em: 21/10/2021