A gravidez psicológica é uma doença que afeta as cadelas, principalmente as que não são castradas. Ela acontece quando há uma desordem hormonal e causa mudanças físicas e comportamentais no animal. Apesar de durar cerca de 2 semanas, a pseudociese (sintomas de gravidez psicológica) é bastante incômoda para as cadelas. Para amenizar os sintomas, os donos precisam estar atentos a qualquer mudança após o cio e buscar ajuda de um profissional.
Gravidez psicológica em cadelas: conheça os sintomas
A gravidez psicológica pode ser identificada com sintomas clínicos e/ou comportamentais. Veja abaixo:
- Inchaço nas glândulas mamárias;
- Produção de leite;
- Inchaço abdominal;
- Apego a objetos usando como cria (brinquedos, almofadas e até mesmo meias podem virar “cria”;
- Agressividade;
- Possessividade com o ninho;
- Falta de apetite;
- Depressão;
- Uivos.
Gravidez psicológica em cadelas: como ajudar o animal durante a doença
Assim que suspeitarem da gravidez psicológica na cadela, os donos precisam consultar o veterinário para o correto diagnóstico e possível medicação. Já para aliviar os sintomas físicos, principalmente o inchaço nas mamas, os donos podem fazer compressa de água morna.
Quanto ao ambiente criado e as crias imaginárias, há quem defenda que o dono deixe com a cadela e há quem acredite que tirar os brinquedos e outros objetos que possam ser adotados de perto. O melhor é conversar com o veterinário para decidir a melhor conduta.
Gravidez psicológica em cadelas: tratamentos

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
A forma mais eficaz de prevenir a gravidez psicológica em cadelas é a castração. Assim, evita-se que ela entre no cio e sofra com as alterações hormonais comuns durante esse período. O ideal é esterilizar a cadela antes mesmo do primeiro cio, mas a cirurgia também é possível e benéfica com o animal mais velho. Converse com o veterinário responsável sobre essa possibilidade.
Sempre é bom lembrar que a castração previne doenças como câncer e inflamações no útero, ovários e mamas da cadela.
Gravidez psicológica em cadelas: conheça os riscos
O desequilíbrio hormonal responsável pela gravidez psicológica nas cadelas pode acarretar outras doenças como câncer e endometriose. Já a produção de leite e inchaço nas mamas pode causar infecções graves, já que sem filhotes para mamar o leite empedra e pode causar mastites. Fora as reações físicas, as cadelas podem sofrer abalos psicológicos como depressão e agressividade.
Redação: Mariana Almeida
