Você sabia que os gatos trocam de dente assim como os humanos? Os filhotes possuem pequenos dentinhos de leite que, com o tempo, caem e dão lugar a novos. O momento em que os gatos trocam os dentes costuma passar despercebido pelos humanos, pois se trata de um processo bem rápido. Mas você sabe exatamente como o gato troca de dente? Ou se, enquanto o gato troca dente, ele sente dor? O Patas da Casa te explica tudo sobre a troca de dentes dos gatos e também vai dar algumas dicas de cuidados com a dentição felina.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato troca de dente?

A informação de que os gatos possuem dentes de leite é desconhecida para muita gente. Quando o gato nasce, ele não possui dentes. Porém, entre a primeira e a sexta semana de vida, surgem os dentes de leite que, no total, são 26. Os primeiros a surgir são os incisivos, depois os caninos - a partir da quarta ou quinta semana - e então os pré-molares. Os molares ainda não nascem nessa fase. O felino ainda fica com esses dentes de leite por um tempinho até eles caírem para dar lugar aos dentes definitivos.

Troca de dentes: gatos passam por um processo bem mais rápido que os humanos

Normalmente, gatos trocam os dentes entre o terceiro e o sétimo mês de vida. Os dentinhos de leite caem e surgem 30 dentes definitivos - 4 a mais, por conta dos molares. Quando o gato troca dente, dificilmente o tutor percebe. Como os dentinhos são tão pequenos, é comum passar despercebido quando caem pelo chão. Algumas vezes o filhote de gato até mesmo os engole. Além disso, quando gato troca dente, ele fica banguela por pouco tempo, já que os dentes definitivos já se encontram logo atrás dos de leite. Então, assim que eles caem, os novos já tomam lugar. 

Gatos trocam os dentes e podem sentir dor e coceira no processo

Apesar de muitas vezes não percebermos o momento em que o gato troca de dente, o processo pode causar um certo desconforto no animal. Quando ocorre a troca de dentes, gatos podem sentir dor e coceira na região da gengiva. Você já reparou que muitas vezes o gato filhote começa a morder tudo pela frente? Um dos motivos pode ser a troca de dentes. Gatos novinhos começam a abocanhar objetos com o objetivo de tentar aliviar um pouco o incômodo. Além disso, quando os gatos trocam de dente é comum que eles apresentem um pouco de mau-hálito e tenham salivação excessiva. Também pode acontecer de desenvolver gengivite. No comportamento, quando o gato perde dente pode ficar um pouco estressado. Outra coisa comum que pode acontecer é o bichano ficar sem apetite e um pouco mais quietinho.

 

gatos trocam de dente: gato com boca aberta

O tutor pode deixar momento em que o gato troca de dente mais confortável para ele

 

Como o período em que os gatos trocam de dente pode ser estressante por conta de dor e coceira, o  tutor pode adotar algumas medidas que deixem o bichano mais confortável. Investir em mordedores especiais atóxicos para gatinhos é uma boa maneira de aliviar a coceira e ainda por cima ajudá-los a desenvolver melhor a dentição. O uso do mordedor enquanto o gato troca dente ainda ajuda a controlar o comportamento de morder tudo que vê pela frente. Como no processo de troca de dente gato pode ter dificuldade para comer, aposte em rações úmidas. Elas são mais líquidas e fáceis de ingerir. 

Fique de olho no gato com dois dentes caninos: a dentição dupla pode causar acúmulo de sujeira

Quando o gato troca de dente, pode acontecer de um dente de leite não cair e o definitivo nascer mesmo assim. Essa situação é chamada de dupla dentição. Os casos mais comuns são de gato com dois dentes caninos. Caso o tutor repare que isso aconteceu, deve levar o pet ao veterinário para remoção. O problema do gato com dois dentes caninos é que o posicionamento da dentição fica alterado, e pode até comprometer a mastigação, acelerando o processo de desgaste dos dentes. Além disso, a dupla dentição facilita o acúmulo de sujeira na região e, consequentemente, aumenta o risco de problemas dentais.

Gato troca de dente: a higiene bucal é fundamental antes e depois 

A saúde bucal do felino merece uma atenção especial. Seja antes ou depois da troca de dentes, gatos podem sofrer com problemas de saúde caso não recebam os devidos cuidados. A falta de higiene na região pode levar ao tártaro, o acúmulo de sujeira que se firma no esmalte dentário. Se não for bem tratado, pode evoluir para outros problemas como a gengivite e doença periodontal, uma infecção que pode destruir toda a dentição do animal, levando até mesmo à perda do dente. Outro problema comum é a reabsorção dentária, uma espécie de cárie em felinos. Para evitar esses problemas, é muito importante escovar sempre os dentes do bichano. A escovação pode ser feita desde antes do momento que o gato troca de dente, ainda nos dentinhos de leite. O ideal é escovar os dentes do gato pelo menos três vezes por semana. 

Redação: Maria Luísa Pimenta