Filhotes

Gatos trocam de dente? Entenda mais sobre a dentição felina

O gato troca de dente a partir dos três meses de vida em um processo que muitas vezes não percebemos
O gato troca de dente a partir dos três meses de vida em um processo que muitas vezes não percebemos

Você sabia que os gatos trocam de dente assim como os humanos? Os filhotes possuem pequenos dentinhos de leite que, com o tempo, caem e dão lugar a novos. O momento em que os gatos trocam os dentes costuma passar despercebido pelos humanos, pois se trata de um processo bem rápido. Mas você sabe exatamente como o gato troca de dente? Ou se, enquanto o gato troca dente, ele sente dor? O Patas da Casa te explica tudo sobre a troca de dentes dos gatos e também vai dar algumas dicas de cuidados com a dentição felina.

Gato troca de dente?

A informação de que os gatos possuem dentes de leite é desconhecida para muita gente. Quando o gato nasce, ele não possui dentes. Porém, entre a primeira e a sexta semana de vida, surgem os dentes de leite que, no total, são 26. Os primeiros a surgir são os incisivos, depois os caninos - a partir da quarta ou quinta semana - e então os pré-molares. Os molares ainda não nascem nessa fase. O felino ainda fica com esses dentes de leite por um tempinho até eles caírem para dar lugar aos dentes definitivos.

Troca de dentes: gatos passam por um processo bem mais rápido que os humanos

Normalmente, gatos trocam os dentes entre o terceiro e o sétimo mês de vida. Os dentinhos de leite caem e surgem 30 dentes definitivos - 4 a mais, por conta dos molares. Quando o gato troca dente, dificilmente o tutor percebe. Como os dentinhos são tão pequenos, é comum passar despercebido quando caem pelo chão. Algumas vezes o filhote de gato até mesmo os engole. Além disso, quando gato troca dente, ele fica banguela por pouco tempo, já que os dentes definitivos já se encontram logo atrás dos de leite. Então, assim que eles caem, os novos já tomam lugar. 

Gatos trocam os dentes e podem sentir dor e coceira no processo

Apesar de muitas vezes não percebermos o momento em que o gato troca de dente, o processo pode causar um certo desconforto no animal. Quando ocorre a troca de dentes, gatos podem sentir dor e coceira na região da gengiva. Você já reparou que muitas vezes o gato filhote começa a morder tudo pela frente? Um dos motivos pode ser a troca de dentes. Gatos novinhos começam a abocanhar objetos com o objetivo de tentar aliviar um pouco o incômodo. Além disso, quando os gatos trocam de dente é comum que eles apresentem um pouco de mau-hálito e tenham salivação excessiva. Também pode acontecer de desenvolver gengivite. No comportamento, quando o gato perde dente pode ficar um pouco estressado. Outra coisa comum que pode acontecer é o bichano ficar sem apetite e um pouco mais quietinho.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O momento em que os gatos trocam de dente pode trazer desconforto ao animal
    O momento em que os gatos trocam de dente pode trazer desconforto ao animal

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    O tutor pode deixar momento em que o gato troca de dente mais confortável para ele

    Como o período em que os gatos trocam de dente pode ser estressante por conta de dor e coceira, o  tutor pode adotar algumas medidas que deixem o bichano mais confortável. Investir em mordedores especiais atóxicos para gatinhos é uma boa maneira de aliviar a coceira e ainda por cima ajudá-los a desenvolver melhor a dentição. O uso do mordedor enquanto o gato troca dente ainda ajuda a controlar o comportamento de morder tudo que vê pela frente. Como no processo de troca de dente gato pode ter dificuldade para comer, aposte em rações úmidas. Elas são mais líquidas e fáceis de ingerir. 

    Fique de olho no gato com dois dentes caninos: a dentição dupla pode causar acúmulo de sujeira

    Quando o gato troca de dente, pode acontecer de um dente de leite não cair e o definitivo nascer mesmo assim. Essa situação é chamada de dupla dentição. Os casos mais comuns são de gato com dois dentes caninos. Caso o tutor repare que isso aconteceu, deve levar o pet ao veterinário para remoção. O problema do gato com dois dentes caninos é que o posicionamento da dentição fica alterado, e pode até comprometer a mastigação, acelerando o processo de desgaste dos dentes. Além disso, a dupla dentição facilita o acúmulo de sujeira na região e, consequentemente, aumenta o risco de problemas dentais.

    Gato troca de dente: a higiene bucal é fundamental antes e depois 

    A saúde bucal do felino merece uma atenção especial. Seja antes ou depois da troca de dentes, gatos podem sofrer com problemas de saúde caso não recebam os devidos cuidados. A falta de higiene na região pode levar ao tártaro, o acúmulo de sujeira que se firma no esmalte dentário. Se não for bem tratado, pode evoluir para outros problemas como a gengivite e doença periodontal, uma infecção que pode destruir toda a dentição do animal, levando até mesmo à perda do dente. Outro problema comum é a reabsorção dentária, uma espécie de cárie em felinos. Para evitar esses problemas, é muito importante escovar sempre os dentes do bichano. A escovação pode ser feita desde antes do momento que o gato troca de dente, ainda nos dentinhos de leite. O ideal é escovar os dentes do gato pelo menos três vezes por semana. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Cachorro de rua: o que fazer ao resgatar um animal abandonado?

    Próxima matéria

    Cachorro de rua: o que fazer ao resgatar um animal abandonado?

    Dente de gato: tudo que você precisa saber sobre a saúde bucal dos felinos
    Cuidados

    Dente de gato: tudo que você precisa saber sobre a saúde bucal dos felinos

    Você sabe quando os gatos trocam de dente? Quantas vezes é necessário escovar os dentes do gato? Ou com quanto tempo nasce os dentes dos gatos filhotes? Embora a dentição felina seja esquecida por alguns tutores, a região é uma das partes mais importantes dos nossos bichanos. O dente de gato exerce um papel fundamental na alimentação e ainda influencia no comportamento do pet.

    Quantas horas um gato dorme por dia? Gatos sonham? Saiba tudo sobre o ciclo do sono dos felinos
    Comportamento

    Quantas horas um gato dorme por dia? Gatos sonham? Saiba tudo sobre o ciclo do sono dos felinos

    Não há nada mais fofo do que ver um gato dormindo. Essa, inclusive, é uma cena bastante comum na vida dos pais de pet, já que os felinos aproveitam boa parte da vida intercalando sonecas. Mas você já parou para pensar quantas horas dorme um gato? Às vezes parece até que esse ciclo dura o dia todo… será que esse é um comportamento normal ou pode ser motivo de preocupação? O que os gatos sonham (se é que ele sonham)? São muitas perguntas que precisam ser respondidas, mas não se preocupe. 

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Pancreatite em gatos: entenda mais sobre a doença que atinge os felinos
    Saúde

    Pancreatite em gatos: entenda mais sobre a doença que atinge os felinos

    Uma das doenças gastrointestinais mais sérias e conhecidas entre os humanos também possui a sua versão no universo felino: a pancreatite em gatos tem uma ação bastante similar no corpo dos nossos bichanos e também precisa de tratamento imediato para não causar danos à saúde do gato. É claro que isso se torna motivo de preocupação para os gateiros, mas não se assuste! A pancreatite felina tem tratamento e é possível diminuir o avanço da doença com alguns cuidados simples. 

    Ver Todas >

    Fralda para cachorro: quais são as indicações de uso?
    Cuidados dos animais

    Fralda para cachorro: quais são as indicações de uso?

    Todo mundo que tem um pet provavelmente já ouviu falar da fralda para cachorro em algum momento. O acessório costuma ser recomendado para animais que precisam de cuidados especiais e que não conseguem ter total controle sobre as suas necessidades fisiológicas, como é o caso de cães idosos. Por conta disso, a fralda de cachorro é um acessório bastante atípico e que só é indicado em situações muito específicas. 

    Quantos dias um gato pode ficar sozinho?
    Cuidados dos animais

    Quantos dias um gato pode ficar sozinho?

    Você sabe quantos dias um gato pode ficar sozinho? Por seu comportamento independente e inteligência, muitas pessoas acreditam que os felinos podem ser deixados sozinhos em casa por um longo período de tempo. A verdade é que esse é um verdadeiro mito sobre a criação dos felinos domésticos. Um gatinho não pode ser deixado sozinho por muito tempo e existem vários fatores que podem interferir nisso. 

    5 dicas para usar o cortador de unha para cachorro
    Cuidados dos animais

    5 dicas para usar o cortador de unha para cachorro

    O cortador de unha para cachorro é um item indispensável na rotina do pet. Aparar as unhas do doguinho está além de uma questão estética: o cuidado é muito importante para o bem-estar do animal. O momento ideal para cortar unha de cachorro é quando elas estão mais aparentes ou fazendo barulho ao caminhar pela casa. Mas apesar de cortar unha de cachorro ser essencial, muitos tutores ainda possuem receio de fazer a prática sozinhos em casa. 

    Meu gato sumiu: o que devo fazer?
    Cuidados dos animais

    Meu gato sumiu: o que devo fazer?

    "Meu gato sumiu!": essa é uma situação desesperadora para qualquer tutor. Casas sem telas de proteção costumam ser as principais causas de sumiços, principalmente quando o gato tem livre acesso à rua. Mas por que isso acontece? Existem vários motivos que podem levar ao desaparecimento de um bichano, mas na maioria das vezes os gatos somem e voltam logo depois, agindo como se nada tivesse acontecido.

    Ver Todas >