Os gatos são animais muito curiosos e genuínos. Não é à toa que existem muitas histórias que dizem que os gatos são místicos e que eles pressentem as coisas — mas vai muito além disso. Os contos, na verdade, vão desde gatos alienígenas até a lenda de que o gato tem 7 vidas. Poucos animais transmitem tanto mistérios quanto eles, e algumas pessoas até acreditam que os gatos sentem energia das pessoas.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por eles serem protagonistas de tantas histórias místicas, o Patas da Casa reuniu algumas delas para você conhecer. Confira e descubra mais sobre o misticismo dos gatos!

Será que o gato sente energia negativa?

Acredita-se que os felinos possuem uma grande capacidade psíquica que é capaz de não só sentir as energias negativas como absorvê-las e eliminá-las de dentro de casa. Segundo a crença, que o gato "tira" energia negativa das coisas quando repousa por muito tempo, transformando essa energia em algo positivo. Por conta dessa suposta capacidade, algumas pessoas energizam cartas de tarot esfregando elas nas costas do gato. Entretanto, não existe nenhuma comprovação científica sobre esse mito que rodeia os felinos. 

Gatos sentem energia das pessoas?

Sim, os gatos são bem sensíveis às energias das pessoas e até mesmo do ambiente como um todo. Por terem os sentidos mais aguçados, eles são capazes de detectar vibrações emitidas por nós e até perceber o estado emocional dos humanos. É por esse motivo que quando falamos do comportamento do gato, energia espiritual levanta tanta polêmica e muitos acreditam que pessoas boas atraem animais dessa espécie.

Ainda assim, vale dizer que a concepção de energia dos gatos não necessariamente reflete se uma pessoa é boa ou ruim. Às vezes, o indivíduo simplesmente está envolto em uma energia "pesada" por algum motivo, e como os felinos são mais sensíveis, eles tendem a se afastar da pessoa em questão. Por outro lado, pessoas que atraem animais são vistas como mais "leves".

Como saber se seu gato te protege?

Para os gatos, energia também tem a ver com proteção. O animal protege quem ele ama, e alguns sinais claros disso são quando o gato segue o dono pela casa, dorme pertinho de você e adora deitar sobre o seu corpo. Ele também pode agir com desconfiança perto de estranhos, ficar com as orelhas para cima e tirar vários cochilos por toda a casa. Isso tem a ver com a crença de que o gato "tira" energia negativa dos lugares enquanto dorme, então seria uma forma de reequilibrar o ambiente.

O que significa quando o gato fica muito perto de uma pessoa?

O amor de gato nem sempre é claro, mas se ele faz questão de estar sempre perto de você é porque ele te ama. Esses animais buscam a companhia de quem eles se sentem seguros — e é por isso que um gato olhando para cima e pedindo atenção é sinônimo de afeto. Para completar, a linguagem corporal dos gatos dormindo é muito significativa: se ele dorme de barriga para cima, por exemplo, é porque ele confia muito em você!

O misticismo que rodeia o gato preto

O gato preto normalmente é mencionado como um sinal de azar, mas algumas culturas o associam à sorte. Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas disfarçadas de animais. Por conta disso, cruzar com um gatinho preto na rua era motivo de preocupação. Em contrapartida, o gato preto sempre foi visto como sinal de sorte e prosperidade em países como Reino Unido e Austrália.

A coloração preta está ligada unicamente ao acúmulo de pigmentação melanina. Essa característica genética não deve ser motivo para justificar violência e maus-tratos aos gatos pretos. Até porque quem convive com um pet dessa tonalidade garante que gatos pretos são mais carinhosos, amáveis e companheiros.

Outra curiosidade sobre essa cor de gatos: benefícios espirituais do gato preto normalmente são associados com proteção e purificação do ambiente. Ou seja, eles deixam o seu lar com energia ainda melhores e mais protegido. A verdade é que não faltam motivos para adotar um gato preto!

Gato pretoGato tricolor pedindo carinhoGato cinza dormindo na janelaGato cinza dormindo com tutor no notebookGato laranja olhando para cima

 

Afinal, gato tem 7 vidas?

 

A lenda de que o gato tem 7 vidas está diretamente ligada à perspicácia e agilidade do animal. Por serem donos de uma destreza impecável e habilidades que podem impressionar, muita gente diz que eles possuem sete vidas. Mas como todo e qualquer animal, o gato dispõe apenas de uma única vida. Apesar de sempre caírem de pé por causa do equilíbrio e reflexo que permitem que eles consigam rotacionar o corpo antes da queda, isso não significa que eles não possam se acidentar. 

Qual é o poder de um gato?

Além da relação de gato e energias, os felinos têm a visão, o olfato e audição mais apurados do que os humanos. Nesse sentido, eles são "super poderosos", já que eles podem ver e ouvir coisas que a gente não consegue. Um exemplo disso é que os gatos enxergam no escuro — e muito bem, por sinal — enquanto nós não.

Esculturas de gatos no Antigo Egito eram usadas como forma de proteção

Os gatos do Egito Antigo eram chamados de Miw, que significa “ver”. Por acreditarem que o gato pode ver tudo, os egípcios faziam esculturas do animal e colocavam elas do lado de fora da casa para proteger a casa. Os bichanos eram tão venerados no Egito que quando um felino falecia ele era mumificado, sendo decretado vários dias de luto. No caso de maus-tratos a gatos, a pessoa era condenada à pena de morte.

O que significa quando um gato te rodeia?

Para os gatos, energia espiritual certamente influencia na relação que o animal constrói com o tutor. Mas quando o bichano te rodeia, não há com o que se preocupar: ele provavelmente faz isso porque gosta muito de você e quer atenção e carinho. É o comportamento típico de um gato carinhoso e que gosta de ser mimado de vez em quando!

Gatos alienígenas: seriam os felinos de outro planeta?

O gato místico é tão fascinante que já chegou a ser considerado de outro mundo. A teoria de que os gatos são extraterrestres ganhou força principalmente pela forte relação do animal com a cultura egípcia, que foi um povo muito associado à vida fora do planeta. Além disso, a teoria também ganha força por não haver consenso científico de que os gatos obedecem a evolução de outro animal.

Publicado originalmente em: 11/02/2021

Atualizado em: 05/10/2023