Histórias reais

Gatos escolhem seus donos?

Afinal, o gato escolhe o seu dono ou nem se importa com isso? O Patas da casa te ajuda a responder essa questão
Afinal, o gato escolhe o seu dono ou nem se importa com isso? O Patas da casa te ajuda a responder essa questão

Adotar gato é sempre um lindo ato de amor e carinho. Mas muitas vezes os tutores dizem que não foram eles que escolheram o gato, mas sim que “um gato me adotou”. Às vezes ele aparece na sua porta, invade sua casa ou te segue na rua. E vamos combinar que é impossível não se apaixonar por um bichano com olhar pidão, né?! Os gatos são únicos e têm comportamentos muito peculiares, o que fazem deles ótimas companhias. Mas será que ele tem mesmo esse "poder" de decisão na hora de escolher uma família humana. O Patas da Casa foi atrás de algumas respostas: veja o que descobrimos! 

Adotar gato: o humano não é visto como um dono pelo bichano

Antes de tudo, é importante entender como os gatos enxergam os humanos. O especialista em comportamento do gato, John Bradshaw, já fez inúmeras pesquisas para entender melhor como os gatos interagem entre si e com seus tutores. As respostas que ele encontrou resultaram no livro Cat Sense, que fala principalmente da forma que os gatos enxergam o homem. Segundo o comportamentalista, diferente dos cães - que veem o homem como um ser diferente e alteram sua atitude com ele -, os gatos não mudam de comportamento por ninguém. Eles enxergam o ser humano como um ser fisicamente maior, mas durante a socialização não adaptam muito sua conduta para se encaixar na rotina do tutor. O gato se esfregando nas pernas do tutor e levantando suas caudas são, na verdade, movimentos que eles fazem com outros gatos. Os felinos são independentes e não veem seus tutores como seus donos. Ao adotar gato, na verdade a relação não é de dono e cria, mas uma relação de igualdade. Ou seja, na cabeça do seu gatinho, você é um gato gigante.

Gato escolhe o dono e cria um vínculo poderoso

A relação entre gatos e humanos já existe há cerca de 12 mil anos. No passado, os gatos eram caçadores de ratos, o que ajudava os humanos em troca de comida e lugar seguro. Era uma relação benéfica para os dois que foi se transformando em cumplicidade. Ou seja, o gato escolhe o dono há muito tempo. Como os tempos mudaram, hoje os gatos são praticamente considerados filhos, já que os laços criados com o tutor são extremamente fortes.

Apesar de muitos acharem que gatos são menos apegados a seus donos por serem muito independentes, isso não poderia estar mais errado. Uma pesquisa publicada por Krystin Vitale no periódico “Current Biology” chamada “Vínculo de apego entre gatos domésticos e humanos” concluiu que 64% dos gatos se sentem seguros com seus donos, taxa semelhante ao nível de segurança de cachorros e bebês recém-nascidos. 

Por que o gato escolhe o dono? Necessidades e conforto são os principais motivos

Como os felinos não veem o homem como um mestre e possuem um forte vínculo com ele, dá para entender por que o gato escolhe o dono. Os bichanos são sociáveis e buscam alguém para conviver. Como mostrou a pesquisa, eles costumam se sentir protegidos com humanos. Assim, os gatos escolhem seus donos por se sentirem confortáveis e por receberem boas condições de vida.

É comum gatos de rua se aproximarem ou ficarem na porta da casa de alguém esperando comida. Eles sentem segurança nessa pessoa e acham que ela vai ajudá-los. Porém, se o ambiente é desconfortável para ele ou não se sente à vontade, o gato simplesmente vai embora. Os gatos sabem muito bem se virar sozinhos, então se se um deles decide continuar na sua casa, pode ter certeza que é porque confia em você e se sente amado.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Danielle foi adotada pelo Tigrinho
    Danielle foi adotada pelo Tigrinho

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Adoção de gato: Danielle foi escolhida por seus bichanos

    Muitos humanos compartilham a história comum de “um gato me adotou”. No caso da Danielle Sanches, isso já aconteceu três vezes. Danielle é apaixonada por gatos - tanto que abriu uma empresa de estampa de canecas com o nome CupKat, em homenagem a seus bichinhos. Hoje ela é "mãe" de sete gatos , mas a primeira que a escolheu foi Nina, em 2017. O pai de Danielle estava com câncer no sistema linfático quando a gatinha surgiu no quintal de casa. Muitas pessoas acreditam que gatos são seres espirituais, que aparecem quando uma pessoa precisa de ajuda para afastar as energias negativas. Para Danielle, foi sim um sinal: "juntou o tratamento [para o câncer] e a limpeza energética dos gatos e em quatro meses meu pai se curou da doença”. Nina ainda deu à luz a mais três filhotinhos, que foram chamados de Nino, Pandora e Pipoca.

    Um ano depois, foi a vez do Tigrinho aparecer cheio de fome na casa de Danielle. Depois de passar a deixar comida na laje de casa por um tempo, ela reparou que ele tinha berne nas costas e decidiu ajudá-lo. “Chamei uma veterinária que é minha parceira e ela tirou. Quando ele se sentiu aliviado, passava a patinha no meu rosto em agradecimento”, conta. Não teve jeito: a partir dali ela passou a amar o Tigrinho e o adotou oficialmente!

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Quais os tipos de coleira para cachorro mais indicados para raças grandes?

    Próxima matéria

    Quais os tipos de coleira para cachorro mais indicados para raças grandes?

    Gato miando: tudo que você precisa saber sobre o miado de gato e seus significados
    Comportamento

    Gato miando: tudo que você precisa saber sobre o miado de gato e seus significados

    O miado de gato cumpre uma função essencial na linguagem felina e é uma das várias formas que o animal tem de se comunicar com os humanos e com outros bichinhos ao seu redor. Normalmente leva um tempinho até que o tutor consiga identificar os diferentes sons de gatos, mas quem já conhece bem o próprio pet consegue distinguir quando o animal está com dor, com fome ou feliz apenas por causa da vocalização.

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Você tem um gato folgado? Veja 18 fotos de gatos que não se importam de atrapalharem seus donos
    Histórias reais

    Você tem um gato folgado? Veja 18 fotos de gatos que não se importam de atrapalharem seus donos

    Ter um gatinho em casa é sinônimo de amor! Os bichanos são uma companhia incrível e que, geralmente, são capazes de respeitar o espaço dos humanos na medida certa. Mas não tem jeito, às vezes eles precisam de um pouquinho mais de atenção e, na tentativa de consegui-la, acabam virando um gato folgado! Tanto que uma cena bastante comum é de gatinhos “atrapalhando” o home-office de seus tutores, deitando nos notebooks ou passeando em frente às telas do computador - quem nunca viu uma foto ou presenciou algo assim, né? Por isso, preparamos uma galeria com x fotos de peludos folgados e te explicamos um pouquinho mais sobre há por trás dessa linguagem dos gatos!

    Cama para gato: veja as opções e saiba como escolher a melhor para o seu bichano
    Cuidados

    Cama para gato: veja as opções e saiba como escolher a melhor para o seu bichano

    As camas para gato são a maneira perfeita de deixar o seu bichano confortável. Eles dormem diversas vezes ao dia, chegando a passar de 12 a 16 horas cochilando. Uma rotina de fazer inveja! Por mais que a gente se sinta honrado quando o gatinho escolhe o nosso colo para dormir, é importante ter um local só dele, onde o felino para descansar. Existem diversos modelos de cama de gato que você pode comprar, inclusive é possível fazer uma em casa. Antes de comprar, leve em consideração alguns pontos, como o tamanho do felino, se ele gosta de se esconder e a idade dele. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como escolher quais os modelos de camas para gatos mais comuns e como incentivá-los a usarem elas.

    Ver Todas >

    Arranhador de sofá: o investimento vale a pena? Quando é indicado?
    Comportamento animal

    Arranhador de sofá: o investimento vale a pena? Quando é indicado?

    Já ouviu falar no arranhador de sofá? Esse simples acessório pode ser a solução dos seus problemas. Mesmo que os gatos tenham sido domesticados há vários anos, eles ainda permanecem com alguns instintos bem vivos. O hábito de afiar as garras frequentemente, por exemplo, é um instinto que não deve ser inibido, mas direcionado para os objetos certos. O sofá normalmente se torna o principal alvo das unhas dos felinos, mas é possível resolver isso com o arranhador de sofá para gatos. 

    Gato gigante: como é o comportamento dos felinos que são maiores que o normal?
    Comportamento animal

    Gato gigante: como é o comportamento dos felinos que são maiores que o normal?

    Os felinos são animais misteriosos, elegantes e apaixonantes. Os gatos gigantes, além de carregarem todas essas virtudes, possuem o diferencial de serem enormes - muitas vezes podendo pesar mais de 10kgs. As raças de gato gigante despertam muitas curiosidades nas pessoas, principalmente sobre o comportamento desses grandes pets. Afinal de contas, se você pretende ter um gato gigante como seu novo amigo, é importante saber como será seu temperamento. 

    5 truques para ensinar ao cachorro em casa
    Comportamento animal

    5 truques para ensinar ao cachorro em casa

    Muitos tutores se perguntam como ensinar truques para cachorro, mas acabam desistindo no meio do caminho. De fato, esse é um processo que requer muita paciência, persistência e firmeza na hora de repassar os comandos para os cães, mas aqui vai um spoiler: todo o esforço vale muito a pena! Os truques para cachorro são uma ótima forma de estimular a mente do seu doguinho, educá-lo e até de melhorar a comunicação entre vocês. 

    Gato morde para demonstrar carinho?
    Comportamento animal

    Gato morde para demonstrar carinho?

    Seu gato morde quando você faz carinho nele? Se a resposta for sim, então você provavelmente já se questionou por que os gatos mordem e qual é o significado dessas mordidinhas. Muitas pessoas têm dúvidas se o comportamento é sinônimo de afeto ou não, já que os felinos costumam expressar seus sentimentos de forma diferente do que estamos habituados. Eles são mais sutis, delicados e às vezes acabam sendo mal interpretados. 

    Ver Todas >