Desde um simples estresse até doenças gastrointestinais: muitos motivos podem estar por trás do vômito em gatos. No caso do gato vomitando ração, o problema se manifesta um tempo depois do animal se alimentar: geralmente ele coloca para fora uma massa de ração com coloração marrom ou pedacinhos do alimento mastigados. Isso ocorre quando o sistema digestivo não consegue processar a ração de forma adequada - metabolismo lento e intolerância alimentar também podem ser algumas causas desse tipo de vômito. Para entender melhor o problema, conversamos com a Luciana Capirazzo, que é especialista em felinos do Grupo Vet Popular.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

“Meu gato está vomitando ração”: quando o vômito é motivo de preocupação?

Se o gato vomita ração apenas vez ou outra, não há motivos para muita preocupação. Episódios isolados podem acontecer e não significar nada demais, mas é sempre bom ficar atento. Nesse caso, o bichano pode ter comido rápido demais ou é possível que ele esteja apenas regurgitando (quando esôfago “expulsa” o alimento, que poderá ser processado novamente), e não necessariamente colocando a ração para fora.

Entretanto, um gato vomitando frequentemente após se alimentar é motivo de preocupação, sim. Nesses casos, é imprescindível marcar uma consulta com um veterinário, pois pode indicar desde uma intolerância alimentar até doenças renais ou hormonais, e o tratamento deve ser iniciado o quanto antes. “Dependendo da avaliação clínica, exames de imagem e de sangue serão solicitados e podemos chegar a um diagnóstico rápido, solucionando a causa desses vômitos”, destaca a profissional.

7 problemas relacionados com o gato vomitando ração

• Doenças gastrointestinais

• Ingestão de corpo estranho

• Intolerância alimentar

• Pancreatite

• Doenças hormonais

• Doença renal 

• Estresse

Antes de se desesperar e tentar procurar na internet um remédio caseiro para gato com vômito, o ideal é sempre consultar um médico veterinário para entender o que pode estar acontecendo com seu amigo felino.

 

O gato vomitando ração pode ter relação com doenças gastrointestinais, intolerância alimentar, pancreatite, problemas renais e até estresseGato vomitando ração: o aspecto do vômito é de uma massa de ração ou grãos mastigados

 

Vômito em gatos pode ser intolerância alimentar

 

Uma possível explicação para o vômito de gato é que ele pode estar com alguma alergia ou intolerância a determinados componentes do alimento oferecido. O consumo de rações que contenham substâncias que provocam essa alergia, por sua vez, podem desencadear problemas gastrointestinais, resultando em vômitos. Nesse caso, a troca da ração pode ser necessária. “Já existem no mercado rações específicas - como as rações hipoalergênicas ou intestinais - que nos auxiliam no tratamento desses gatos”, acrescenta.

Troca de ração também pode desencadear vômito de gato; saiba como fazer essa transição

De acordo com a veterinária, não se deve em hipótese nenhuma substituir integralmente ou repentinamente a ração do gato por uma nova, pois a troca da ração não envolve apenas a marca, mas também o tipo de proteína que compõe o alimento. “Esse processo deve ser feito lento e gradualmente, começando pela substituição de um percentual muito baixo da alimentação tradicional pela nova ração e, progressivamente, ir aumentando este percentual até que a nova ração seja 100% da dieta diária”, explica. A transição pode durar até 10 dias. Veja o passo a passo da transição indicado pela veterinária:

• No 1º e 2ª dia: adicionar 10% do novo alimento, e completar com 90% da ração anterior;

• No 3º e 4º dia: aumentar para 25% a quantidade do novo alimento e completar com 75% da ração anterior;

• No 5º, 6º e 7º dia: misturar proporções iguais, oferecendo 50% de cada ração;

• No 8º e 9º dia: oferecer 75% da nova ração e apenas 25% da ração anterior;

• A partir do 10º dia: disponibilizar 100% da nova ração.

Calor pode provocar vômito em gatos?

Apesar das diversas causas para um gato vomitando, a veterinária garante que o calor não deve ser considerado um dos responsáveis por isso. A temperatura muito quente, porém, pode sim provocar alterações no apetite do felino, já que ele sente menos fome (ou prefere comer à noite, quando a temperatura está mais amena. “Por isso, a avaliação do médico veterinário é importantíssima para que a causa seja descoberta com rapidez e o tratamento seja iniciado”, ressalta a médica.

Redação: Juliana Melo