Engana-se quem pensa que é impossível adestrar gatos, fazê-los sentar e dar a patinha. Além de serem animais extremamente inteligentes, a estrutura óssea dos gatinhos é diferente: composta basicamente por músculos, isso permite maior flexibilidade. É por isso que eles assumam diferentes posições de gato. Dentre elas, o Patas da Casa vai te mostrar e explicar uma posição de gato sentado igual gente que sempre rende boas risadas e memes na internet. 

Seu gato é feliz? Faça o teste e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que significa gato sentado igual gente? 

O gato sentado igual gente é uma expressão que descreve uma postura bastante peculiar dos bichanos que se assemelha muito a posição de um humano sentado. Ou seja, o gatinho nessa postura fica sentado em cima de seu quadril, com as patas traseiras abertas e as dianteiras voltadas para baixo.

Essa posição dos gatos não é tão comum, e só é possível porque a anatomia da espécie é bastante curiosa. Inclusive, uma das 7 curiosidades do corpo do gato é que ele não possui clavícula, e por isso consegue passar por pequenas aberturas.

É por isso que quando falamos de gato sentado, meme é o que não falta! Essa curiosa posição rende muitos memes de gato pela internet, como o da imagem abaixo: 

Meme de um gato sentado igual gente que circula na internet

Gato sentado como humano: qual a razão desse comportamento? 

Gatos têm uma variedade de poses que são características de sua natureza felina, como ficar de pé, deitado ou com a barriga para cima. Em relação a posição do gato sentado igual gente, não existe uma explicação científica para isso, mas existem algumas razões para esse comportamento: 

  • Flexibilidade: os bichanos são animais extremamente flexíveis devido a anatomia do gato. A estrutura óssea, articular e muscular da espécie permite que eles consigam dobrar as patas e ajustar a postura para encontrar uma posição mais confortável ao se sentar.
  • Observação: os gatinhos são bastante observadores e aprendem com o ambiente ao seu redor. Por isso, podem imitar os comportamentos das pessoas com quem convivem, como a posição do gato sentado igual gente. 
  • Conforto: as posições de gato variam de acordo com o que é mais confortável para eles. Se a posição de um gatinho sentado como um humano é agradável, ele provavelmente vai repeti-la em outros momentos.
  • Observação de outros gatinhos: além de imitar pessoas, os bichanos também podem observar outros gatos sentados e aprender com eles. Isso vale tanto para uma gata sentando, quanto para um gato.

Com explicação científica ou não, a verdade é que a pose do gato sentado igual gente é muito fofa e engraçada. Se você se deparar com um gatinho sentado imitando um humano, que tal fazer um registro e publicar nas redes sociais? 

Publicado originalmente em: 07/08/2023 

Atualizado em: 02/04/2024