Um dos pontos cruciais na hora de adotar um gato é se preparar adequadamente para recebê-lo em casa. Além da ração, caixa de areia, fonte de água, arranhadores e outros brinquedos, a tela de proteção para gatos é fundamental para garantir a segurança do pet e a sua tranquilidade em momentos nos quais você está trabalhando, dormindo ou até mesmo distraído.
Tela deve ser usada em casas e apartamentos
Muita gente acha que a tela deve ser usada apenas em apartamentos, para evitar riscos de que o gato caia pela janela, algo que é extremamente perigoso e até mesmo letal dependendo do andar. No entanto, mesmo quem mora em casa deve colocar telas nas janelas. “Colocar a tela nas janelas é importante porque você evita que o animal caia, se for de andar alto, e também que ele dê aqueles passeios, que muita gente acha que é legal dar, porém podem colocar o gato em risco”, afirma a veterinária especializada em comportamento animal Renata Bloomfield.
Portanto, mesmo que não exista risco do gato se machucar caindo da janela de uma casa, é importante destacar que o mundo oferece outros perigos. “É uma segurança em todos os sentidos, dele ser atropelado, dele sair e brigar com outro animal, de uma pessoa olhar e achar que ele não tem dono, pegar e levar para casa”, destaca Renata. “Também temos, infelizmente, pessoas que são intolerantes. O animal sai da casa onde mora e vai para a casa de outra pessoa, que não gosta de bichos, e tem gente que faz maldade". O acesso à rua expõe o bichano a muitos dos perigos que os gatinhos que vivem nas ruas também sofrem, portanto a expectativa de vida de um gato que dá "voltinhas" é muito reduzida em comparação com os que só ficam dentro de casa.

Mais Lidas

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.
Janelas que raramente são abertas, frestas e basculantes devem ser telados também
Telar o apartamento é um investimento preventivo em segurança e, por isso, é fundamental que ele seja feito por completo. Não adianta nada telar algumas janelas e deixar outras, aparentemente inacessíveis para o animal, desprotegidas. “Eu já tive um caso de um gato que saiu pelo basculante. Então, todo buraco que puder telar, tem que telar”, afirma Renata. “Eles têm uma imaginação incrível, eles passam o dia inteiro sem fazer nada, só procurando o que fazer”.
Donos de cães também devem estudar a possibilidade de colocar tela nas janelas
Ainda que telas sejam cruciais para manter gatos em segurança, dado que são animais ágeis e que adoram pular por aí, donos de cães também devem estudar a possibilidade de proteger as janelas, já que alguns cães podem pular e cair ou então podem tentar sair para dar uma voltinha, correndo riscos similares aos dos felinos. “Cada animal é um animal. Então, por precaução, como a gente não sabe como aquele animal vai ser, é melhor se prevenir do que acontecer alguma fatalidade ou um acidente”, conclui Renata. “Telar é importante. É uma segurança a mais, você sai de casa, você fica mais tranquilo, sabe que, com a janela aberta ou não, o seu animal vai ficar mais protegido”.
Renata Bloomfield é veterinária e se especializou em comportamento animal. Confira mais sobre seu trabalho em www.zolina.com.br
Redação: Gerhard Brêda
