Um dos pontos cruciais na hora de adotar um gato é se preparar adequadamente para recebê-lo em casa. Além da ração, caixa de areia, fonte de água, arranhadores e outros brinquedos, a tela de proteção para gatos é fundamental para garantir a segurança do pet e a sua tranquilidade em momentos nos quais você está trabalhando, dormindo ou até mesmo distraído.

Tela deve ser usada em casas e apartamentos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Muita gente acha que a tela deve ser usada apenas em apartamentos, para evitar riscos de que o gato caia pela janela, algo que é extremamente perigoso e até mesmo letal dependendo do andar. No entanto, mesmo quem mora em casa deve colocar telas nas janelas. “Colocar a tela nas janelas é importante porque você evita que o animal caia, se for de andar alto, e também que ele dê aqueles passeios, que muita gente acha que é legal dar, porém podem colocar o gato em risco”, afirma a veterinária especializada em comportamento animal Renata Bloomfield.

Portanto, mesmo que não exista risco do gato se machucar caindo da janela de uma casa, é importante destacar que o mundo oferece outros perigos. “É uma segurança em todos os sentidos, dele ser atropelado, dele sair e brigar com outro animal, de uma pessoa olhar e achar que ele não tem dono, pegar e levar para casa”, destaca Renata. “Também temos, infelizmente, pessoas que são intolerantes. O animal sai da casa onde mora e vai para a casa de outra pessoa, que não gosta de bichos, e tem gente que faz maldade". O acesso à rua expõe o bichano a muitos dos perigos que os gatinhos que vivem nas ruas também sofrem, portanto a expectativa de vida de um gato que dá "voltinhas" é muito reduzida em comparação com os que só ficam dentro de casa. 


A tela é essencial para manter a segurança do seu gato em janelas e varandas
A tela é essencial para manter a segurança do seu gato em janelas e varandas

Janelas que raramente são abertas, frestas e basculantes devem ser telados também

Telar o apartamento é um investimento preventivo em segurança e, por isso, é fundamental que ele seja feito por completo. Não adianta nada telar algumas janelas e deixar outras, aparentemente inacessíveis para o animal, desprotegidas. “Eu já tive um caso de um gato que saiu pelo basculante. Então, todo buraco que puder telar, tem que telar”, afirma Renata. “Eles têm uma imaginação incrível, eles passam o dia inteiro sem fazer nada, só procurando o que fazer”.

Donos de cães também devem estudar a possibilidade de colocar tela nas janelas

Ainda que telas sejam cruciais para manter gatos em segurança, dado que são animais ágeis e que adoram pular por aí, donos de cães também devem estudar a possibilidade de proteger as janelas, já que alguns cães podem pular e cair ou então podem tentar sair para dar uma voltinha, correndo riscos similares aos dos felinos. “Cada animal é um animal. Então, por precaução, como a gente não sabe como aquele animal vai ser, é melhor se prevenir do que acontecer alguma fatalidade ou um acidente”, conclui Renata. “Telar é importante. É uma segurança a mais, você sai de casa, você fica mais tranquilo, sabe que, com a janela aberta ou não, o seu animal vai ficar mais protegido”.

Renata Bloomfield é veterinária e se especializou em comportamento animal. Confira mais sobre seu trabalho em www.zolina.com.br

Redação: Gerhard Brêda