Cuidados

Gato: por que é importante telar janelas?

A tela de proteção para gatos é fundamental para garantir a segurança do seu pet.
A tela de proteção para gatos é fundamental para garantir a segurança do seu pet.

Um dos pontos cruciais na hora de adotar um gato é se preparar adequadamente para recebê-lo em casa. Além da ração, caixa de areia, fonte de água, arranhadores e outros brinquedos, a tela de proteção para gatos é fundamental para garantir a segurança do pet e a sua tranquilidade em momentos nos quais você está trabalhando, dormindo ou até mesmo distraído.

Tela deve ser usada em casas e apartamentos

Muita gente acha que a tela deve ser usada apenas em apartamentos, para evitar riscos de que o gato caia pela janela, algo que é extremamente perigoso e até mesmo letal dependendo do andar. No entanto, mesmo quem mora em casa deve colocar telas nas janelas. “Colocar a tela nas janelas é importante porque você evita que o animal caia, se for de andar alto, e também que ele dê aqueles passeios, que muita gente acha que é legal dar, porém podem colocar o gato em risco”, afirma a veterinária especializada em comportamento animal Renata Bloomfield.

Portanto, mesmo que não exista risco do gato se machucar caindo da janela de uma casa, é importante destacar que o mundo oferece outros perigos. “É uma segurança em todos os sentidos, dele ser atropelado, dele sair e brigar com outro animal, de uma pessoa olhar e achar que ele não tem dono, pegar e levar para casa”, destaca Renata. “Também temos, infelizmente, pessoas que são intolerantes. O animal sai da casa onde mora e vai para a casa de outra pessoa, que não gosta de bichos, e tem gente que faz maldade". O acesso à rua expõe o bichano a muitos dos perigos que os gatinhos que vivem nas ruas também sofrem, portanto a expectativa de vida de um gato que dá "voltinhas" é muito reduzida em comparação com os que só ficam dentro de casa. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A tela é essencial para manter a segurança do seu gato em janelas e varandas
    A tela é essencial para manter a segurança do seu gato em janelas e varandas

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Janelas que raramente são abertas, frestas e basculantes devem ser telados também

    Telar o apartamento é um investimento preventivo em segurança e, por isso, é fundamental que ele seja feito por completo. Não adianta nada telar algumas janelas e deixar outras, aparentemente inacessíveis para o animal, desprotegidas. “Eu já tive um caso de um gato que saiu pelo basculante. Então, todo buraco que puder telar, tem que telar”, afirma Renata. “Eles têm uma imaginação incrível, eles passam o dia inteiro sem fazer nada, só procurando o que fazer”.

    Donos de cães também devem estudar a possibilidade de colocar tela nas janelas

    Ainda que telas sejam cruciais para manter gatos em segurança, dado que são animais ágeis e que adoram pular por aí, donos de cães também devem estudar a possibilidade de proteger as janelas, já que alguns cães podem pular e cair ou então podem tentar sair para dar uma voltinha, correndo riscos similares aos dos felinos. “Cada animal é um animal. Então, por precaução, como a gente não sabe como aquele animal vai ser, é melhor se prevenir do que acontecer alguma fatalidade ou um acidente”, conclui Renata. “Telar é importante. É uma segurança a mais, você sai de casa, você fica mais tranquilo, sabe que, com a janela aberta ou não, o seu animal vai ficar mais protegido”.

    Renata Bloomfield é veterinária e se especializou em comportamento animal. Confira mais sobre seu trabalho em www.zolina.com.br

    Redação: Gerhard Brêda

    Quais os benefícios de tosar cachorro no calor?

    Próxima matéria

    Quais os benefícios de tosar cachorro no calor?

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores
    Histórias reais

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores

    Resolver adotar um gato filhote é sempre uma grande aventura. Os filhotes preenchem qualquer ambiente com muita alegria e amor. Mas, além de aprender como cuidar de gatos filhotes, quem já tem um gato adulto ou idoso em casa precisa pensar muito bem em como introduzir o novo membro na família. O processo de adaptação nem sempre é fácil, e é fundamental saber como conduzir essa apresentação da melhor forma possível, respeitando o espaço de cada um e torcendo para que eles se deem bem. 

    Gato e Cão terapeuta: conheça o Pêlo Próximo, projeto que leva alegria para hospitais do RJ
    Comportamento

    Gato e Cão terapeuta: conheça o Pêlo Próximo, projeto que leva alegria para hospitais do RJ

    Você já ouviu falar de terapia assistida por animais? Ter um gato ou cão terapeuta é super possível e algumas iniciativas buscam estreitar esse tipo de relação entre humanos e animais. Um exemplo disso é o Pêlo Próximo, um projeto nascido em 2010 que leva ações terapêuticas para hospitais e instituições de saúde do Rio de Janeiro. Projeto 100% voluntário, o Pêlo Próximo envolve animais - seja cachorro ou gato - e tutores em uma iniciativa de amor e solidariedade. Quer saber como o Pêlo Próximo surgiu e como se voluntariar? Conversamos com a Patrícia Calainho, que administra as redes sociais do projeto e é voluntária com a sua vira-latinha, a Penélope.

    Ver Todas >

    Cachorro pode dormir no ar condicionado? Descubra se faz mal ou não!
    Cuidados dos animais

    Cachorro pode dormir no ar condicionado? Descubra se faz mal ou não!

    O verão é uma época um pouco complicada para os cães. Ao mesmo tempo em que os dias ensolarados permitem mais passeios, mergulhos na piscina e muita diversão, as altas temperaturas também podem fazer com que o cachorro sofra com o calor. Por isso, além de dar bastante água para os peludos nessa época, muitos tutores se perguntam se o cachorro pode dormir no ar condicionado ou se isso pode ser prejudicial para a saúde do animal de alguma forma. 

    Como cuidar da unha do cachorro inflamada?
    Cuidados dos animais

    Como cuidar da unha do cachorro inflamada?

    A unhas do cachorro fazem parte da anatomia das patinhas e, além de ajudarem na sustentação do animal ao se movimentar, funcionam como um mecanismo de defesa. Mas assim como as unhas dos humanos, os cães também precisam de cuidados específicos nessa região, já que as unhas crescem rápido. A unha de cachorro inflamada ou encravada pode causar muito incômodo e dor, necessitando até mesmo de algum procedimento mais complexo dependendo da gravidade da inflamação.

    Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet
    Cuidados dos animais

    Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet

    O cachorro idoso precisa de cuidados específicos para ter uma velhice com mais qualidade de vida. Assim como a rampa e escada, a meia ou sapato antiderrapante para cachorro idoso deixa o pet mais seguro nessa fase. Mas o item realmente é necessário? Assim como os humanos, o cachorro idoso vai perdendo massa muscular com o tempo, tornando a locomoção mais difícil e até mesmo facilitando quedas e fraturas. 

    4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova
    Cuidados dos animais

    4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova

    A mudança de casa é uma das coisas mais estressantes na vida de um gato. Muito apegados à rotina, os bichanos se veem de uma hora para outra longe dos cômodos e das coisas que conhecem. A explicação para essa dificuldade de adaptação é simples: os gatos ainda possuem muitos instintos e características da fase selvagem, por isso são bem territorialistas. Para eles, o território que têm seu cheiro é o lugar em que sente seguro e sem ameaças para desenvolver suas habilidades. 

    Ver Todas >