Cuidados

Gato: por que é importante telar janelas?

A tela de proteção para gatos é fundamental para garantir a segurança do seu pet.
A tela de proteção para gatos é fundamental para garantir a segurança do seu pet.

Um dos pontos cruciais na hora de adotar um gato é se preparar adequadamente para recebê-lo em casa. Além da ração, caixa de areia, fonte de água, arranhadores e outros brinquedos, a tela de proteção para gatos é fundamental para garantir a segurança do pet e a sua tranquilidade em momentos nos quais você está trabalhando, dormindo ou até mesmo distraído.

Tela deve ser usada em casas e apartamentos

Muita gente acha que a tela deve ser usada apenas em apartamentos, para evitar riscos de que o gato caia pela janela, algo que é extremamente perigoso e até mesmo letal dependendo do andar. No entanto, mesmo quem mora em casa deve colocar telas nas janelas. “Colocar a tela nas janelas é importante porque você evita que o animal caia, se for de andar alto, e também que ele dê aqueles passeios, que muita gente acha que é legal dar, porém podem colocar o gato em risco”, afirma a veterinária especializada em comportamento animal Renata Bloomfield.

Portanto, mesmo que não exista risco do gato se machucar caindo da janela de uma casa, é importante destacar que o mundo oferece outros perigos. “É uma segurança em todos os sentidos, dele ser atropelado, dele sair e brigar com outro animal, de uma pessoa olhar e achar que ele não tem dono, pegar e levar para casa”, destaca Renata. “Também temos, infelizmente, pessoas que são intolerantes. O animal sai da casa onde mora e vai para a casa de outra pessoa, que não gosta de bichos, e tem gente que faz maldade". O acesso à rua expõe o bichano a muitos dos perigos que os gatinhos que vivem nas ruas também sofrem, portanto a expectativa de vida de um gato que dá "voltinhas" é muito reduzida em comparação com os que só ficam dentro de casa. 

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    A tela é essencial para manter a segurança do seu gato em janelas e varandas
    A tela é essencial para manter a segurança do seu gato em janelas e varandas

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Janelas que raramente são abertas, frestas e basculantes devem ser telados também

    Telar o apartamento é um investimento preventivo em segurança e, por isso, é fundamental que ele seja feito por completo. Não adianta nada telar algumas janelas e deixar outras, aparentemente inacessíveis para o animal, desprotegidas. “Eu já tive um caso de um gato que saiu pelo basculante. Então, todo buraco que puder telar, tem que telar”, afirma Renata. “Eles têm uma imaginação incrível, eles passam o dia inteiro sem fazer nada, só procurando o que fazer”.

    Donos de cães também devem estudar a possibilidade de colocar tela nas janelas

    Ainda que telas sejam cruciais para manter gatos em segurança, dado que são animais ágeis e que adoram pular por aí, donos de cães também devem estudar a possibilidade de proteger as janelas, já que alguns cães podem pular e cair ou então podem tentar sair para dar uma voltinha, correndo riscos similares aos dos felinos. “Cada animal é um animal. Então, por precaução, como a gente não sabe como aquele animal vai ser, é melhor se prevenir do que acontecer alguma fatalidade ou um acidente”, conclui Renata. “Telar é importante. É uma segurança a mais, você sai de casa, você fica mais tranquilo, sabe que, com a janela aberta ou não, o seu animal vai ficar mais protegido”.

    Renata Bloomfield é veterinária e se especializou em comportamento animal. Confira mais sobre seu trabalho em www.zolina.com.br

    Redação: Gerhard Brêda

    Perfume para gatos? Descubra se o produto realmente é necessário na rotina dos felinos

    Próxima matéria

    Perfume para gatos? Descubra se o produto realmente é necessário na rotina dos felinos

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores
    Histórias reais

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores

    Resolver adotar um gato filhote é sempre uma grande aventura. Os filhotes preenchem qualquer ambiente com muita alegria e amor. Mas, além de aprender como cuidar de gatos filhotes, quem já tem um gato adulto ou idoso em casa precisa pensar muito bem em como introduzir o novo membro na família. O processo de adaptação nem sempre é fácil, e é fundamental saber como conduzir essa apresentação da melhor forma possível, respeitando o espaço de cada um e torcendo para que eles se deem bem. 

    Gato e Cão terapeuta: conheça o Pêlo Próximo, projeto que leva alegria para hospitais do RJ
    Comportamento

    Gato e Cão terapeuta: conheça o Pêlo Próximo, projeto que leva alegria para hospitais do RJ

    Você já ouviu falar de terapia assistida por animais? Ter um gato ou cão terapeuta é super possível e algumas iniciativas buscam estreitar esse tipo de relação entre humanos e animais. Um exemplo disso é o Pêlo Próximo, um projeto nascido em 2010 que leva ações terapêuticas para hospitais e instituições de saúde do Rio de Janeiro. Projeto 100% voluntário, o Pêlo Próximo envolve animais - seja cachorro ou gato - e tutores em uma iniciativa de amor e solidariedade. Quer saber como o Pêlo Próximo surgiu e como se voluntariar? Conversamos com a Patrícia Calainho, que administra as redes sociais do projeto e é voluntária com a sua vira-latinha, a Penélope.

    Ver Todas >

    Como cuidar de um cachorro cego?
    Cuidados dos animais

    Como cuidar de um cachorro cego?

    Mesmo para os pais de pets mais experientes, cuidar dos animais de estimação pode ser muitas vezes um grande desafio. Quando alguma adversidade ocorre, essa sensação pode ser ainda maior. É o caso do cachorro cego. Podemos aprender muito com a situação, principalmente quando o cão não nasceu cego e adquiriu o problema ao longo da vida. A condição pode ser adquirida como resultado de doenças como o glaucoma. 

    Como limpar pata de cachorro do jeito correto?
    Cuidados dos animais

    Como limpar pata de cachorro do jeito correto?

    Se você limpa patas de cachorro sempre que ele chega da rua, está no caminho certo. Embora sejam bastante resistentes aos impactos do dia a dia, as patas do cachorro também são sensíveis a fatores externos e, por isso, precisam de alguns cuidados básicos, especialmente depois de andar pela rua. Por isso, uma das melhores formas de garantir que as almofadinhas estarão saudáveis e livres de problemas é sabendo exatamente como limpar pata de cachorro após passeio e que produtos utilizar.

    Vantagens e desvantagens do jornal para cachorro
    Cuidados dos animais

    Vantagens e desvantagens do jornal para cachorro

    Depois de adotar um cachorro, uma das primeiras atitudes a ser tomada é escolher onde vai ser o banheiro do animal. Assim é possível ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo desde cedo, facilitando o processo de educação do doguinho. No entanto, uma dúvida muito comum entre todos os tutores é em relação ao material escolhido para atender às necessidades do pet. 

    Como viajar com cachorro de ônibus? Veja as regras e cuidados importantes!
    Cuidados dos animais

    Como viajar com cachorro de ônibus? Veja as regras e cuidados importantes!

    Nada parte mais o coração de um tutor do que ter que viajar e não poder levar o seu filho de quatro patas junto. Afinal, os cães fazem parte da nossa família e uma das melhores coisas é poder compartilhar esses momentos com eles. Mas sabia que com o planejamento certo é super possível viajar com cachorro? Existem várias opções viáveis e uma delas é a viagem de ônibus. 

    Ver Todas >