Você sabe se gato pode tomar iogurte? Esse alimento delicioso e saudável faz parte da dieta de muitas pessoas por conta dos seus inúmeros benefícios, como fornecimento de proteínas e melhora no fluxo intestinal. Muitos pais e mães de pet gostam de dividir um pouquinho do que estão comendo com seu animal de estimação. Porém, sabemos que existem alguns alimentos que gatos não podem comer pois fazem mal ä sua saúde. Mas afinal, gato pode comer iogurte ou o alimento faz parte dessa lista de comidas que o pet não pode nem chegar perto? O Patas da Casa te responde essa dúvida!

Gato pode tomar leite? Entenda o que a lactose faz no organismo do pet

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Um dos principais componentes do iogurte é o leite. Por isso, antes de descobrir se gato pode comer iogurte, é preciso responder a pergunta: gato pode tomar leite? A resposta é não! É comum pensarmos que gato pode beber leite porque estamos acostumados a ver gatinhos em desenho animado bebericando um potinho com a bebida. Mas a verdade é que o leite da vaca faz mal para os bichanos. O gato pode beber leite apenas se ele vier da sua mãe durante a amamentação felina, pois esse leite é o único saudável e indispensável nessa idade. Ao crescer, a produção de lactase (proteína que digere a lactose) diminui. Assim, a maioria dos gatos se torna intolerante à lactose e o leite não é bem recebido pelo intestino do animal, causando enjoo, desarranjo intestinal e vômito.

Gato pode comer iogurte? O alimento não é recomendado para bichanos

Agora que você sabe que a ideia de que "gato pode beber leite de vaca" não passa de um mito, fica mais fácil entender a questão do iogurte. A maioria dos iogurtes é composta principalmente de leite. Como explicamos, o gato não pode beber leite. Portanto, se você quer saber se gato pode comer iogurte de morango, por exemplo, a resposta é não. Não é indicado oferecer esse alimento ao animal, pois ele pode não conseguir digerir corretamente, causando enjoo, diarreia e vômito. Além do fato de que em hipótese alguma o gato pode beber leite, existem outras substâncias presentes no iogurte que fazem mal ao animal, como açúcares e conservantes.

O gato pode tomar iogurte se ele for desnatado e natural

No geral, não é recomendado dar iogurte para gatos, mas existe uma exceção. No caso desses iogurtes que encontramos nas prateleiras de supermercados, é realmente proibido dar para o animal. Porém, o gato pode comer iogurte se ele for natural e desnatado. Esse tipo de iogurte não tem conservantes, açúcares e nem aromas artificiais, além de ter uma concentração muito menor de gordura. A versão natural e desnatada tem ainda uma vantagem: ele possui bactérias que auxiliam a digestão do gato, pois transformam a lactose em ácido lático.


O gato pode tomar iogurte se ele for natural e desnatado, sempre em pequenas quantidades
O gato pode tomar iogurte se ele for natural e desnatado, sempre em pequenas quantidades

O tutor só pode dar iogurte para gato após a aprovação do veterinário 

Mesmo sabendo que gato pode tomar iogurte natural, é preciso ter atenção. Não é para sair dando de qualquer forma pois, mesmo sendo mais saudável, continua não sendo um alimento feito para bichanos. Por isso, o gato pode tomar iogurte apenas em pequenas quantidades. Além disso, é preciso conversar com o veterinário antes de oferecer o alimento ao pet. Ele avaliará se o seu gato pode comer iogurte sem problemas ou se é melhor evitar por conta de alguma alergia ou resistência que o bichano tenha.

O gato pode comer iogurte como um petisco em pequenas quantidades 

Se o veterinário liberar, pode dar iogurte para gato sempre seguindo suas orientações. Lembre-se que o iogurte jamais pode ser a refeição principal. Ele deve ser apenas um petisco oferecido em poucas ocasiões. Você pode dar iogurte para gato direto na colher até duas vezes na semana (evite dar mais que isso). Nos primeiros dias, observe bem o seu comportamento. Mesmo sabendo que o gato pode tomar iogurte natural e desnatado, isso varia de animal para animal. Alguns não toleram mesmo se for ingerido dessa maneira. Se você observar qualquer sinal de enjoo, diarreia ou vômito, leve-o rapidamente ao veterinário.

Redação: Maria Luísa Pimenta