Os felinos têm um paladar bastante rigoroso, mas em alguns casos eles podem se interessar por comida humana. Afinal, a curiosidade faz parte do instinto natural deles. Saber quais alimentos que gatos podem comer ou não é essencial antes de sair oferecendo qualquer tipo de comida para o seu amigo de quatro patas, como o queijo. Alguns felinos são simplesmente fissurados no alimento, e outros não dão muita bola. Mas será que o gato pode comer queijo ou faz mal? Se for liberado, como oferecer um pouco de queijo para o seu bichano sem comprometer a saúde dele? 

Afinal, será que os gatos podem comer queijo?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Essa é uma questão bastante delicada e que vai depender muito do organismo de cada bichinho. A maioria dos gatos adquire intolerância à lactose na fase adulta e, por isso, o mais recomendado é não oferecer leite e derivados (como queijos e iogurtes) para ele depois de crescidos. Vômitos, diarreias e gases são os sinais mais evidentes de que o gatinho provavelmente possui a intolerância, caso consumam esse tipo de comida.

Contudo, existem animais que não são intolerantes e, nesse caso, esse é um dos alimentos que o gato pode comer. Então, é normal que os bichanos comecem a demonstrar interesse por comidas desse tipo, já que têm um cheiro bem atrativo. Não tem nenhum problema em dar um pouco de queijo para eles de vez em quando. Ainda assim, ressaltamos que o ideal é dar uma provinha para o gato e analisar qual é a reação dele. Se ele gostar e não apresentar nenhum sintoma de intolerância, esse se torna um dos alimentos que o gato pode comer ocasionalmente como se fosse um petisco.


Gato pode comer queijo, desde que não seja intolerante à lactose e coma em quantidades pequenas
Gato pode comer queijo, desde que não seja intolerante à lactose e coma em quantidades pequenas

Queijo está entre as coisas que gato pode comer, mas deve ser dado com cautela

Se a intolerância à lactose for descartada, gato pode comer queijo sim! Embora algumas pessoas fiquem com receio de oferecer a comida para os felinos, se ela for administrada em pequenas quantidades, não representa nenhum perigo para os bigodudos. Lembre-se: por ser uma comida bastante gordurosa, o excesso do alimento pode fazer mal, mas um petisquinho é aceitável.

Alguns gatos podem acabar se afeiçoando muito a essa comida e, por mais que seja difícil resistir a carinha de um gato pidão, é importante estabelecer limites. Se o bichano gostar muito do paladar do queijo, uma boa opção para agradá-lo são sachês para gatos com este tipo de sabor.

É importante saber os alimentos que gatos podem comer para não prejudicar a saúde dos felinos

Antes de oferecer qualquer tipo de comida humana para seu pet, pesquise e se informe se aquilo realmente pode ser dado para os felinos, sem comprometer a saúde do animal. Os gatos possuem um organismo totalmente diferente do nosso e alguns alimentos podem ser bastante prejudiciais para eles, como o chocolate, por exemplo. Então, não vale arriscar, né?

Além disso, vale destacar que qualquer coisa que fuja da dieta do animal deve ser oferecida apenas ocasionalmente, e não com uma frequência muito grande. Gato pode comer comida, desde que seja algo controlado e supervisionado. Se estiver com receio, vale também procurar a ajuda de um veterinário nutricionista para tirar possíveis dúvidas e saber se o seu bichano tem algum tipo de alergia alimentar ou intolerância.

Redação: Juliana Melo