A alimentação felina é cheia de peculiaridades, e muitas pessoas se sentem inseguras antes de oferecerem frutas para gatos. De fato, é importante pesquisar sobre os alimentos que são liberados ou proibidos para os nossos pets, e com a manga para gatos isso não é diferente. Qualquer deslize pode causar uma intoxicação alimentar, e nenhum pai de pet quer que isso aconteça. Mas será que pode dar manga para gato? Como a manga para gatos deve ser oferecida e que cuidados é necessário ter com o alimento? Para tirar todas essas dúvidas, é só continuar lendo!

Afinal, o gato pode comer manga ou não?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Sim, gatos podem comer manga! Se você está pensando em incluir o alimento na dieta do seu pet como um petisco, não tem o menor problema. A fruta não é prejudicial para os bichanos. Apesar de ter vitamina C em sua composição, a manga para gatos no geral não faz muita diferença, uma vez que esses animais são capazes de sintetizar a vitamina sem necessidade de suplementação alimentar.

Mesmo que não seja o alimento mais indicado, o gato pode comer manga de vez em quando. Geralmente eles são atraídos pelo cheiro da comida, então se você estiver comendo a fruta e seu amiguinho aparecer repentinamente pedindo um pedacinho, está liberado! A única atenção, porém, é com a quantidade oferecida. Para dar manga para gatos, um cubinho da fruta descascada às vezes é suficiente para satisfazer o seu amigo de quatro patas.

Manga para gatos: saiba os cuidados necessários antes de oferecer a fruta

Quando o gato come fruta, é importante ter alguns cuidados com a forma de preparo do alimento. No caso da manga para gatos, por exemplo, é recomendado retirar a casca e o caroço e controlar a quantidade de alimento. Para não errar, é só seguir essas dicas:

  • Descasque a manga para gatos. Como a casca é grossa e tem um gosto bem amargo, o seu gatinho não vai gostar. Além disso, geralmente é nessa parte que se concentram os agrotóxicos, então o ideal é removê-la por completo.
  • Retire o caroço da manga para gatos. Caso contrário, o gato pode acabar engasgando com pedaços do caroço ou até engolindo uma parte, o que pode causar uma obstrução intestinal.
  • Ofereça pouca quantidade de manga para gatos. O excesso de frutose pode prejudicar a saúde dos felinos, então o ideal é sempre oferecer bem pouca fruta. O ideal é cortar em pequenos cubinhos e não ultrapassar o limite de 5 cubinhos com tamanho aproximado de 2 centímetros para gatos adultos. A frequência deve ser de, no máximo, uma vez por semana.

O gato pode comer manga, desde que a fruta seja descascada, sem caroço e cortada em cubos
O gato pode comer manga, desde que a fruta seja descascada, sem caroço e cortada em cubos

Gato come fruta! Veja outras opções que podem ser incluídas no cardápio felino

Além da manga, você sabia que o gato pode comer pera e várias outras frutas? Sim, é isso mesmo: por mais que os felinos prefiram uma alimentação mais proteica, as frutas para gatos também são uma boa opção de petisco para ocasiões especiais (além de serem muito nutritivas!). No entanto, antes de oferecer ou incluir qualquer alimento na dieta do seu pet, certifique-se de que ele não é prejudicial para esses animais. Saber o que o gato pode comer ou não é fundamental para cuidar do seu amigo. Dentre as opções liberadas, podemos destacar:

  • Pera
  • Maçã
  • Melão

No entanto, vale lembrar que algumas frutas - como uva e abacate - são estritamente proibidas para gatos porque podem causar uma série de problemas no organismo felino.

Redação: Juliana Melo