Deixar aberta a torneira para gato beber água pode parecer uma boa ideia para alguns tutores, mas será que isso é realmente seguro para a saúde animal? É fato que os bichanos se interessam bastante pela água corrente que sai da torneira. No entanto, é importante levar em consideração certos fatores antes de deixar o gato se hidratar dessa forma. Isso também vale para quem se pergunta se cachorro pode tomar água da torneira. Veja os principais cuidados a serem tomados a seguir!

Seu gato fica mais feliz com petiscos ou sachê?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato pode beber água da torneira?

Por mais atraente que seja a água corrente para gatos, bebê-la direto da torneira pode representar um risco para a saúde do animal. Mesmo que haja um sistema de tratamento e monitoramento adequado das redes de distribuição de água na sua cidade, o líquido pode sofrer contaminações no percurso até a residência. Bactérias, vírus e protozoários são alguns dos principais microrganismos que podem contaminar a água nesses casos. 

Portanto, para não ter nenhum problema, é importante garantir que a água seja totalmente potável antes de oferecê-la aos gatos e a outros animais. O Ministério da Saúde, inclusive, recomenda o uso de filtros e a fervura do líquido por aproximadamente 5 minutos como tratamento adicional para quem pretende usar a água da torneira em casos de emergência.

Água corrente para gatos: por que os felinos gostam tanto?

Os instintos selvagens do gato fazem parte do DNA da espécie e alguns deles se mantém mesmo depois da domesticação. A preferência por água corrente entra nisso. Instintivamente, os gatos entendem a água parada como algo perigoso, uma vez que o líquido fica mais suscetível a diferentes contaminações. Além disso, ela pode ficar suja e quente mais rapidamente. Por outro lado, a água corrente seria mais limpa e fresca (o que não deixa de ser verdade).

Fonte de água para gatos

Fonte para gato beber água é a melhor opção

Para estimular a hidratação felina, a dica é apostar em fontes para gatos beberem água. As fontes de água para gatos podem ser encontradas em diferentes modelos, formatos e materiais. As de plástico e alumínio são as menos recomendadas porque liberam substâncias químicas e podem riscar com facilidade. Já as de barro, cerâmica ou porcelana são as mais indicadas. Também existe fonte de água para gatos com filtro, o que é uma opção ainda melhor para garantir a limpeza frequente do líquido.

Gato pode tomar água de coco e água mineral?

Pode dar água de coco para gato sim, mas é necessário ter cuidado com a quantidade. A bebida tem um baixo teor de açúcar e de gordura e pode muito bem auxiliar na hidratação. Porém, não oferece grandes benefícios à saúde animal além disso. 

Vale lembrar que a água de coco deve ser sempre natural, e não industrializada, uma vez que alguns fabricantes adicionam adoçantes à bebida, o que pode fazer mal para o animal. Também é importante consultar um veterinário de confiança antes de incluir o líquido na rotina do pet, pois ele não é indicado para alguns pets com problemas de saúde.

Outro ponto importante é que, por mais que o gato possa tomar água de coco, a bebida não deve substituir a hidratação tradicional. Nesse caso, tanto a água filtrada como a água mineral são as melhores opções para manter o pet hidratado. Mas cuidado com excessos: o gato bebendo muita água pode ser um indicativo de problemas de saúde e deve ser investigado.