close
Raças

Gato Persa: veja o infográfico e conheça todas as características da raça

Atualizado · 07 de dezembro de 2021 · 19h05

Publicado · 07/12/2021 · 19h05

Todo gateiro de plantão já ouviu falar no gato Persa. A raça é considerada uma das mais populares, não apenas por conta da sua aparência fofinha e felpuda, como também por conta da sua personalidade amorosa e companheira. O Persa, gato adulto ou filhote, tem características inconfundíveis, como o focinho achatado e sua longa pelagem, mas ainda assim é bom conhecer um pouco mais sobre a raça antes de decidir ter um. Por isso, o Patas da Casa preparou um infográfico com as principais informações sobre o pet: desde quanto custa um gato Persa até números da raça e várias outras curiosidades. Vem com a gente e se apaixone!

O gato Persa é uma companhia que pode surpreender com seu jeitinho meigo e carinhoso
O gato Persa é uma companhia que pode surpreender com seu jeitinho meigo e carinhoso

Mais Lidas

A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
Gato

A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gato

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
Gato

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
Gato

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

Gato Persa branco não é o único que existe! Confira as cores e outras características da raça

Ainda que o gato Persa branco seja um dos mais queridinhos entre os fãs da raça, saiba que essa não é a única cor possível da raça. Na verdade, quando o assunto é a pelagem do Persa, o gato pode ter uma variedade imensa de cores que são classificadas em sólidas, diluídas, tigradas, bicolores, tricolores ou escaminha (também chamada de casco de tartaruga). Já deu para perceber que as cores do gato Persa são bem versáteis, né?

Além disso, existem características físicas que são únicas desse gatinho. Os pelos longos e sedosos do Persa, por exemplo, não passam despercebidos e, por serem abundantes e densos, deixam o bichano com uma aparência bem fofa. Além disso, a cabeça avantajada e redonda, bem como seus grandes olhos, patas curtas e focinho achatado são outros traços do gato Persa que facilitam o reconhecimento da raça.

Gato Persa gosta de ficar no colo e é muito afetuoso

Contrariando toda aquela história de que os felinos são animais distantes, o gato Persa é um daqueles que não dispensa um bom carinho e sempre está perto dos seus tutores. Aliás, curiosamente essa também é uma das raças de gato que ama ficar no colo! Doçura, sensibilidade e gentileza são alguns dos principais traços da personalidade do Persa. Gato é apegado com sua família humana, mas é bom não confundir isso com carência ou dependência: a raça se vira bem sem os tutores, e não vai se importar de passar algumas horas sozinha quando for preciso.

Bem calmo e tranquilo, o gato Persa não tem os instintos tão aflorados quanto outras raças. Por isso, é muito comum que ele seja definido como um gatinho preguiçoso. Ele é caseiro e prefere um bom cochilo do que escalar os móveis de casa. No entanto, é importante investir no enriquecimento ambiental para gatos horizontais, assim o gato Persa se exercita regularmente e não se entrega à vida sedentária.

A saúde do gato Persa é bem frágil, então é bom ter atenção

Apesar de muito fofinho, a saúde do gato Persa pode sofrer com vários probleminhas. O principal deles tem a ver com a sua respiração: esse é um gato braquicefálico e que tem várias limitações respiratórias por conta do focinho achatado. Por isso, o ideal é que o pet não faça muito esforço físico, ou pode ficar ofegante e cansado rapidamente.

Além disso, outros problemas que são típicos do gato Persa são:

  • Tártaro
  • Cardiomiopatia hipertrófica felina
  • Glaucoma
  • Doenças renais
  • Displasia de quadril
  • Dermatites

O ideal é visitar o veterinário uma ou duas vezes por ano para acompanhar a saúde do seu bichinho. Ah, e não esqueça de reforçar as doses de vacina para gatos anualmente, bem como a vermifugação. Essas são medidas importantes para prevenir doenças perigosas e aumentar a longevidade do pet. A castração de gato e gata Persa também é indicada e pode ser feita a partir de 6 meses.

Gato Persa, filhote ou adulto, requer alguns cuidados no dia a dia

Por ter uma pelagem bem longa e abundante, o gato Persa precisa ter seus pelos escovados diariamente para manter o aspecto bonito e saudável. Essa também é uma forma de evitar as temidas bolas de pelo que se formam no organismo do animal durante o processo de auto-limpeza, e até de evitar que os pelos se espalhem pela casa.

Outro ponto importante é que, por conta do formato do seu crânio, o Persa é um gato que tem maior propensão à formação de placa bacteriana nos dentes, o que, consequentemente, provoca o tártaro. Por isso, escovar os dentes do felino é um cuidado muito importante para cuidar da saúde bucal do bichano. Também é necessário manter a caixa de areia do gato sempre limpa, e colocar arranhadores à disposição do gato Persa para que ele possa afiar suas garras, bem como oferecer uma alimentação de qualidade e incentivar sua hidratação.

Quanto custa um gato Persa?

É fácil se apaixonar por um gato Persa por conta de toda a sua fofura e companheirismo. Felizmente, por ser uma das raças mais populares por aqui, você não precisa desembolsar uma grande quantia de dinheiro para ter um bichinho de estimação para chamar de seu. Quando se trata do gato Persa, preço varia entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, e está longe de ser uma das raças mais caras por aí. No entanto, é bom ter uma atenção especial na hora de comprar um exemplar: prefira sempre um gatil de confiança e que possua boas referências de outros clientes. Se puder, faça umas visitas ao local para garantir que tanto o filhote quanto a mãe sejam bem tratados. 

Redação: Juliana Melo

Granulado de madeira para gatos: como funciona?

Próxima matéria

Granulado de madeira para gatos: como funciona?

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
Raças

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Lhasa Apso: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
Pequenos

Lhasa Apso: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Lhasa Apso está na lista de cachorros mais populares do Brasil, e não é à toa: além de alegres e divertidos, esses cães são uma excelente companhia para pessoas que moram em casas e apartamentos. De origem tibetana, o cachorro Lhasa tem uma aparência peludinha e fofa que conquista o coração de qualquer um. Apesar de ser muito confundido com o Shih Tzu, o Lhasa Apso é um cão único com inúmeras qualidades e que está sempre disposto a fazer tudo pela felicidade dos seus humanos.

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)
Raças

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira.

Ver Todas >

Quando é hora de trocar o arranhador do gato?
Gato

Quando é hora de trocar o arranhador do gato?

O arranhador para gatos é, sem dúvidas, um dos acessórios mais fundamentais na rotina dos felinos. Além de ser uma forma de desestressar os bichanos no dia a dia e garantir seu bem-estar, o hábito de afiar as garras faz parte do instinto natural dos gatos e não deve ser inibido. É por isso que ter um objeto específico para isso, como o arranhador, é tão importante.

Como tratar feridas na pele do gato?
Gato

Como tratar feridas na pele do gato?

Existem muitas situações que podem causar feridas na pele do gato. Os felinos costumam ter um comportamento ativo, gostando de subir em locais altos e saltar de um canto para o outro. Todas essas atividades do dia a dia podem deixar o gato com feridas na pele. No entanto, existem outros motivos que podem causar essa complicação. Saber as principais causas desse quadro é uma informação importante para aprender como cuidar do seu felino machucado. 

Veja em infográfico 6 dicas de como fazer seu gato beber água suficiente
Gato

Veja em infográfico 6 dicas de como fazer seu gato beber água suficiente

Você sabia que ter uma fonte para gato beber água pode ser um ótimo estímulo para bichanos que não costumam se hidratar? Ou que colocar o bebedouro perto do pote de ração pode ser um dos motivos para seu bichano não querer beber água? A frequência com que um gato bebe água normalmente é bem baixa. A explicação está na descendência de felinos do deserto, que se adaptaram ao clima seco e passaram a sentir menos sede com o passar dos anos.

Hidratante para patas de gato: o que é, como funciona e qual a indicação?
Gato

Hidratante para patas de gato: o que é, como funciona e qual a indicação?

A pata de gato é uma parte importante do corpo dos felinos. É ela que permite ao bichano se locomover, “escalar” alturas, pular e arranhar superfícies. Por isso, é necessário cuidar dessa parte do corpo dos gatinhos. O creme hidratante para gatos é um item eficiente para manter as patinhas bem cuidadas. Para saber mais sobre a funcionalidade deste produto, o Patas da Casa reuniu as informações mais importantes sobre ele. 

Ver Todas >