O focinho achatado e os pelos longos dos gatos persas são reconhecidos de longe pelo amantes da raça. Mas sabia que eles são muito mais do que apenas um rostinho bonito? Os bichinhos também são queridos pela sua personalidade super tranquila e carinhosa com crianças e outros animais. É justamente por isso que a raça é uma das mais populares do mundo! Mas antes de sair procurando por um gato persa para chamar de seu, conheça todos os detalhes e veja se é mesmo a raça que você quer.
Gato persa: temperamento e personalidade da raça
Quem tem crianças e outros pets na família não precisa nem pensar duas vezes antes de escolher o gato persa. É uma raça dócil, comportada e que não costuma morder nem arranhar. Mesmo gostando de ficar perto dos seus donos e nunca negando um carinho na barriga, isso não significa que pode ficar agarrando e colocando o felino no colo todo hora, viu? Tudo tem limites!
O instinto selvagem do gato persa não é muito forte e, por isso, são mais caseiros e não costumam escalar tanto móveis e prateleiras. Eles preferem o conforto do sofá e da cama. Para as casas que já têm outros animais, essa é uma raça que se adapta com mais facilidade.
Gato persa: cuidados básicos com a raça

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!
O focinho achatado é uma das características mais marcantes da raça, por isso é normal o gato persa ter dificuldades respiratórias. Nas épocas com as temperaturas mais elevadas, é importante manter o animal em locais arejados e sempre oferecer água fresca. Como gostam de beber água corrente, um bebedouro tipo fonte é um ótimo investimento para incentivar seu gato a se hidratar e evitar problemas renais.
Outro problema que o focinho achatado pode causar é a secreção ocular, portanto, é recomendado higienizar os olhos do gato persa diariamente. Com a ajuda de algodão é um pouquinho de água é o suficiente.
Problemas de pele como micose, fungos, infecções e seborreia oleosa também são comuns na raça. Por esse motivo, pode ser que o veterinário responsável pelo seu gato indique o uso de ração para gatos sensíveis.
Gato persa solta muito pelo? Saiba mais sobre escovação, banho e tosa
Manter os pelos longos, brilhosos e saudáveis dos gatos persas exige dedicação e paciência dos donos. A escovação precisa ser com escovas específicas e deve ser diária para evitar nós, acúmulo de sujeira e doenças de pele. Os banhos também precisam ser regulares e a hora da secagem também é muito importante, já que a umidade dos pelos pode causar ou piorar casos de dermatites.
Gato persa filhote: preço e onde comprar
Ficou apaixonado pela raça e já quer um gatinho persa para chamar de seu? Como é um gato de raça é muito raro encontrar um filhote para adoção. Mas, antes de comprar, pesquise sobre o gatil, busque saber como é o tratamento dos gatos, se prezam pelo bem estar da mãe e respeitam os intervalos entre crias. Peça para visitar o gatil e fique desconfiado se não permitirem conhecer o local. O valor de um gato persa varia de R$ 2000 a R$ 3000.
Também é importante ficar a par sobre a vermifugação e vacinas do animal e, principalmente, se ele já fez os exames de FIV (Imunodeficiência felina ou AIDS felina) e FeLV (Leucemia Felina). Outro ponto importante, é não aceitar que o gato seja entregue com menos de 45 dias. Esse é o período mínimo que os felinos desmamam e pode ser traumático ser forçado a ficar longe da mãe.
