Raças

Gato persa: preço, personalidade, alimentação... Saiba tudo sobre a raça

Conheça o gato persa
Conheça o gato persa

O focinho achatado e os pelos longos dos gatos persas são reconhecidos de longe pelo amantes da raça. Mas sabia que eles são muito mais do que apenas um rostinho bonito? Os bichinhos também são queridos pela sua personalidade super tranquila e carinhosa com crianças e outros animais. É justamente por isso que a raça é uma das mais populares do mundo! Mas antes de sair procurando por um gato persa para chamar de seu, conheça todos os detalhes e veja se é mesmo a raça que você quer.

Gato persa: temperamento e personalidade da raça

Quem tem crianças e outros pets na família não precisa nem pensar duas vezes antes de escolher o gato persa. É uma raça dócil, comportada e que não costuma morder nem arranhar. Mesmo gostando de ficar perto dos seus donos e nunca negando um carinho na barriga, isso não significa que pode ficar agarrando e colocando o felino no colo todo hora, viu? Tudo tem limites!

O instinto selvagem do gato persa não é muito forte e, por isso, são mais caseiros e não costumam escalar tanto móveis e prateleiras. Eles preferem o conforto do sofá e da cama. Para as casas que já têm outros animais, essa é uma raça que se adapta com mais facilidade.

Gato persa: cuidados básicos com a raça

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Existe coisa mais apaixonante do que um filhote de gato persa?
    Existe coisa mais apaixonante do que um filhote de gato persa?

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    O focinho achatado é uma das características mais marcantes da raça, por isso é normal o gato persa ter dificuldades respiratórias. Nas épocas com as temperaturas mais elevadas, é importante manter o animal em locais arejados e sempre oferecer água fresca. Como gostam de beber água corrente, um bebedouro tipo fonte é um ótimo investimento para incentivar seu gato a se hidratar e evitar problemas renais.

    Outro problema que o focinho achatado pode causar é a secreção ocular, portanto, é recomendado higienizar os olhos do gato persa diariamente. Com a ajuda de algodão é um pouquinho de água é o suficiente.

    Problemas de pele como micose, fungos, infecções e seborreia oleosa também são comuns na raça. Por esse motivo, pode ser que o veterinário responsável pelo seu gato indique o uso de ração para gatos sensíveis.

    Gato persa solta muito pelo? Saiba mais sobre escovação, banho e tosa


    Manter os pelos longos, brilhosos e saudáveis dos gatos persas exige dedicação e paciência dos donos. A escovação precisa ser com escovas específicas e deve ser diária para evitar nós, acúmulo de sujeira e doenças de pele. Os banhos também precisam ser regulares e a hora da secagem também é muito importante, já que a umidade dos pelos pode causar ou piorar casos de dermatites.

    Gato persa filhote: preço e onde comprar

    Ficou apaixonado pela raça e já quer um gatinho persa para chamar de seu? Como é um gato de raça é muito raro encontrar um filhote para adoção. Mas, antes de comprar, pesquise sobre o gatil, busque saber como é o tratamento dos gatos, se prezam pelo bem estar da mãe e respeitam os intervalos entre crias. Peça para visitar o gatil e fique desconfiado se não permitirem conhecer o local. O valor de um gato persa varia de R$ 2000 a R$ 3000.

    Também é importante ficar a par sobre a vermifugação e vacinas do animal e, principalmente, se ele já fez os exames de FIV (Imunodeficiência felina ou AIDS felina) e FeLV (Leucemia Felina). Outro ponto importante, é não aceitar que o gato seja entregue com menos de 45 dias. Esse é o período mínimo que os felinos desmamam e pode ser traumático ser forçado a ficar longe da mãe.

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)

    Próxima matéria

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Gatos Bengal: características, personalidade, saúde... saiba tudo sobre a raça (+ galeria com 30 fotos)
    Raças

    Gatos Bengal: características, personalidade, saúde... saiba tudo sobre a raça (+ galeria com 30 fotos)

    É impossível não reconhecer a raça de gatos Bengal. As manchinhas de sua pelagem são únicas, assim como o seu rabo comprido, traços finos e olhos claros. Ele lembra um leopardo! A inteligência é uma das características mais marcantes da raça de gato Bengal, junto com as diferentes maneiras de vocalizar e a facilidade em ser adestrado. Quer saber mais sobre esses gatinhos? Preparamos um guia com tudo que você precisa saber - desde os níveis da raça, até os problemas de saúde mais comuns. Confira!

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato
    Raças

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato

    Já ouviu falar no gato Turkish Van? Também chamado de Van Turco ou o contrário, Turco Van, o animal desta raça é muito cobiçado e especial aos olhos dos amantes de felinos. Extremamente dócil e cativante, não é muito difícil entender por que as pessoas se apaixonam por esse bichano de pelagem felpuda e macia. Mas afinal, que outras características são típicas desta raça de gato? Como é a personalidade dele? Que cuidados são necessários no dia a dia do gatinho? Para desvendar todas essas questões, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o Van Turco. Dá só uma olhada!

    Beagle: características, temperamento, saúde, alimentação... saiba tudo sobre a raça (mais 20 fotos)
    Raças

    Beagle: características, temperamento, saúde, alimentação... saiba tudo sobre a raça (mais 20 fotos)

    O Beagle é uma das raças mais populares entre os brasileiros. Incrivelmente companheiro, brincalhão e dócil: ele é a escolha certa para famílias com crianças ou até mesmo pessoas que moram sozinhas e buscam um amigo fiel. Mas, engana-se quem pensa que tudo são flores, a combinação de energia alta com dificuldade na obediência pode resultar em um cachorro Beagle bem levado. Ainda assim, ele é perfeito para quem precisa criar o amigo de quatro patas em apartamentos e casas pequenas. Para saber mais sobre a raça de cachorro Beagle, continua com a gente!

    Ver Todas >

    Adoção de animais: como é o dia a dia de uma ong que cuida de bichinhos abandonados?
    Adote um animal

    Adoção de animais: como é o dia a dia de uma ong que cuida de bichinhos abandonados?

    Já parou para se perguntar como é a rotina de ongs que resgatam animais abandonados? É um trabalho árduo e que exige muita dedicação, carinho e, principalmente, amor para lidar com situações de maus-tratos e oferecer uma vida digna aos bichinhos abandonados. Entre um resgate e outro de gatos e cachorros abandonados, o Patas da Casa entrou em contato com a AILA (Aliança Internacional do Animal), uma organização não governamental de São Paulo que se dedica a esta missão há quase 21 anos. 

    Como adquirir um gato de raça com segurança? Veja algumas dicas!
    Adote um animal

    Como adquirir um gato de raça com segurança? Veja algumas dicas!

    Se você sonha em dar as boas vindas a um bichano em casa, deve saber que os gatos de raça nem sempre são tão fáceis de serem adquiridos. Embora a adoção seja uma das principais opções devido a quantidade de animais abandonados, além da economia financeira, algumas raças de gato só podem ser garantidas por meio da compra. Assim como na hora de comprar um cachorro, é importante escolher um gatil de confiança.

    Corgi: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Corgi: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Dentre as raças de cachorro pequeno mais populares que existem, não dá para esquecer do Corgi. Com pelagem densa, patas curtas e orelhas grandes, ele é capaz de conquistar qualquer pessoa com carisma, energia e muita fofura. Embora existam diferentes variações da raça, como o Welsh Corgi Pembroke e o Welsh Corgi Cardigan, uma coisa é certa: esse cão é um companheiro para todas as horas. Para conhecer mais a fundo a raça Corgi, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse cachorrinho incrível. Dá só uma olhada!

    Gato Abissínio: conheça essa raça de gato de origem etíope
    Adote um animal

    Gato Abissínio: conheça essa raça de gato de origem etíope

    A hora de comprar ou adotar um gatinho pode trazer muitas dúvidas ao tutor. Além dos vira-latas, que são a maioria, também existem algumas raças de gato que são bastante procuradas, como a do gato Abissínio. Popular por causa da sua aparência um tanto peculiar e pelagem alaranjada, esses gatos também conquistaram vários admiradores ao redor do mundo graças ao seu temperamento dócil, carinhoso e brincalhão. 

    Ver Todas >