O focinho achatado e os pelos longos do gato Persa são reconhecidos de longe pelos amantes da raça. Mas sabia que eles são muito mais do que apenas um rostinho bonito? Os bichinhos também são queridos por serem tranquilos e carinhosos com crianças e outros animais. A personalidade do gato Persa é encantadora e é justamente por isso que a raça é uma das mais populares do mundo! O Persa é uma das melhores raças de gatos para idosos, famílias com crianças e até mesmo para quem vive sozinho e sempre sonhou em ter um bichano parceiro..

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas antes de sair procurando por um gato Persa para chamar de seu, é bom conhecer todos os detalhes e ver se é mesmo a raça que você quer. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre o gato Persa: quanto custa, temperamento, características físicas, origem e várias outras curiosidades. Confira!

Raio-X do gato Persa

  • Origem: Irã (antiga Pérsia)
  • Pelagem: lisa, longa, abundante e sedosa
  • Cores: mais de 100 cores aceitas
  • Personalidade: dócil, carinhoso, preguiçoso, sociável e apegado
  • Altura: 20 a 30 cm

    Peso: 3 a 7 kg

  • Expectativa de vida: de 12 a 17 anos
  • Quanto custa um Persa: entre R$ 2.000 e R$ 5.000

Gato da Pérsia? Conheça a origem da raça!

O gato da raça Persa já está conosco há séculos, mas pouco se sabe sobre a história exata do bichano. O que sabemos é que ele surgiu na região da Pérsia, atual Irã, e foi levado para a Europa no século XVI por um comerciante italiano chamado Pietro Della Valle. Como não é difícil se encantar pela beleza do gato Persa puro, não demorou muito até que outras pessoas começaram a ter interesse pela nova raça e se dedicaram a criá-las.

Pouco tempo depois de chegar à Europa - e mais especificamente, à Inglaterra -, o gato Persa foi cruzado com o gato Angorá, e se tornou o gatinho que conhecemos hoje. Esse cruzamento foi o que possibilitou a enorme variedade de cores de gato Persa que fazem parte do padrão oficial da raça. Além do Angorá, especialistas acreditam que a raça Persa tenha outros ancestrais como o gato Selvagem Europeu e o Gato-de-Pallas.

Durante o século XX, a Grã-Bretanha passou a exportar exemplares de gato Persa para os Estados Unidos, aumentando ainda mais a popularidade do bichano. A raça é reconhecida oficialmente por órgãos como a Cat Fanciers' Association (CFA) e a The International Cat Association (TICA).

Gato Persa e as características físicas mais marcantes da raça

É difícil não reconhecer um gato Persa. Fêmea ou macho, os bichanos têm uma aparência inconfundível, marcada principalmente pela pelagem longa, lisa e abundante. Além de todo o charme e exuberância dos seus pelos, o focinho achatado da raça Persa é um dos traços que mais se sobressai.

Considerado um gato braquicefálico, o Persa tem uma anatomia diferente de outras raças: narinas mais estreitas, alongamento do palato mole - parte de trás do céu da boca - e o maxilar superior encurtado.

Em relação ao tamanho de gato, raça Persa corresponde a um porte médio para grande. Ele alcança uma altura média de 20 a 30 centímetros com as quatro patas no chão; e pode pesar de 4 a 8 kg. Por serem muito peludos, às vezes temos a impressão de que o gato Persa é maior do que ele realmente é.

Outro detalhe importante é que não existe gato Persa sem pelo, mas existem raças específicas com essa característica, como Sphynx e o Peterbald.

Fotos de gato Persa

Gato Persa filhote perto de janelaGato Persa filhote deitado na camaGato Persa laranja olhando para o ladoGato Persa sentado no sofáGato Persa preto assustadoGato Persa branco de olhos verdesGato Persa laranja deitado em poltronaGato Persa em cima de nichoGato Persa preto e branco deitadoGato Persa cinza deitado na camaGato Persa dentro de caixa de transporteGato Persa em cima de troncoGato Persa deitado em cima de estampa xadrezGato Persa branco filhoteGato Persa escaminhaGato Persa preto olhando para o ladoGato Persa filhote laranjaGato Persa com cara de bravoGato Persa branco e cinzaGato Persa filhtoe deitadoGato Persa branco olhando assustadoGato Persa andando ao ar livreGato Persa deitado na camaGato Persa sendo abraçado por humanaGato Persa deitado preguiçoso

Cores de gato Persa: quais são os padrões aceitos?

Desde o cruzamento com os Angorás, o Persa passou a ter uma diversidade enorme de cores! Para se ter uma ideia, são mais de 100 combinações de cores aceitas pelo padrão oficial da raça. As opções variam entre cores sólidas, diluídas, tigradas, bicolores, tricolores e até com pelagem de gato escaminha.

O único padrão que não é reconhecido é o do gato Persa "Siamês" - ou seja, com as extremidades mais escuras do que o resto do corpo. Nesse caso, é comum que as pessoas confundam o Persa com o gato Himalaio, que é uma raça mais peludinha, que leva o mesmo padrão de pelagem dos Siameses.

Das cores sólidas - isto é, que não possuem nenhum tipo de mistura em sua coloração -, podemos destacar as versões mais populares e procuradas do Persa:

  • Gato Persa preto
  • Gato Persa cinza
  • Gato Persa branco
  • Gato Persa azul
  • Gato Persa marrom
  • Gato Persa laranja

Em questão de preço, gato Persa pode sofrer alterações conforme a cor da pelagem do pet. Alguns tons são mais difíceis de serem encontrados, e por isso podem ser mais caros. Os valores também podem ser diferentes conforme a demanda. No caso de um gato Persa branco filhote, preço tende a ser mais elevado do que um gato Persa preto filhote, por exemplo. 

Os cuidados com a pelagem dos gatos de raça Persa

Manter os pelos longos, brilhosos e saudáveis dos gatos Persas exige dedicação e paciência dos donos. Com fios bastante finos e lisos, os bichanos da raça precisam de uma série de cuidados na rotina, como:

  • Escovação dos pelos - O gato Persa solta muito pelo, então a escovação precisa ser com escovas específicas e deve ser diária para evitar nós, acúmulo de sujeira e doenças de pele. Isso também ajudará a evitar a formação de bolas de pelo na raça.

  • Banho - A maioria dos felinos não precisa de banho, mas com o gato da raça Persa isso é diferente. Os banhos precisam ser regulares, com uma frequência de uma vez por mês e sempre usando produtos específicos para a espécie. A hora da secagem também é muito importante, já que a umidade dos pelos pode causar ou piorar casos de dermatites no gato Persa.


  • Tosa - Alguns gatinhos precisam de tosa, especialmente durante o verão, pois os pelos densos e espessos do Persa causam certo incômodo nos dias mais quentes. Nesses casos, banho e tosa da raça podem ser feitos em um pet shop de sua confiança, mas sem tirar muito do comprimento dos pelos.

Gato Persa: temperamento e personalidade da raça

Quem tem crianças e outros pets na família não precisa nem pensar duas vezes antes de escolher o gato Persa. É uma raça dócil, comportada e que não costuma morder nem arranhar. Mesmo gostando de ficar perto dos seus donos e nunca negando um carinho na barriga, isso não significa que pode ficar agarrando e colocando o felino no colo toda hora, viu? Tudo tem limites!

Mas não há muito com o que se preocupar, pois diferente da maioria dos bichanos, tem uma coisa que surpreende bastante no gato Persa: personalidade. Eles são gatos carinhosos que apreciam um bom colo e, quando menos você menos esperar, o bichano vai estar se aninhando nas suas pernas sem você precisar forçá-lo a nada. Os Persas também são animais também muito amigáveis, no geral, e se dão bem com qualquer pessoa e/ou família. No entanto, a socialização não deve ser deixada de lado com os gatos Persas filhotes.

O instinto selvagem do gato Persa não é muito forte e, por isso, são mais caseiros e não costumam escalar tanto móveis e prateleiras. Eles preferem o conforto do sofá e da cama. Esse comportamento explica por si só porque essa é uma das raças de gato consideradas mais preguiçosas. É importante estimular o animal fisicamente e mentalmente desde jovem, com o filhote de gato Persas, para evitar o sedentarismo, que pode abrir portas para a obesidade e outros problemas.

Quando passamos o dia a dia com o bichano, fica bem claro que, para o gato Persa, valor da família é enorme! Eles amam estar ao lado dos humanos, e são muito apegados. A convivência com a raça é uma grata surpresa em vários sentidos. Para as casas que já têm outros animais, essa é uma raça que se adapta com mais facilidade.

6 curiosidades sobre o gato Persa

  1. O Garfield e o gato Snowball do filme “O Pequeno Stuart Little” são dois gatos famosos mais icônicos da ficção e pertencem à raça de gato Persa.
  2. Outro filme que conta com a participação especial de um gato Persa é Harry Potter. Na saga, o gatinho de Hermione Granger, Bichento, pertence a essa raça.
  3. Não existem diferentes tipos de gato Persa, mas o chamado Persa Exótico pode causar certa confusão. Ele deriva do cruzamento do American Shorthair com Persa, mas o nome oficial da raça é Exótico de Pelo Curto e ele não é uma variação do Persa.
  4. Uma das curiosidades do gato Persa é que a raça era uma das preferidas da rainha Vitória, da Inglaterra. Antes disso, os bichanos da raça Persa também eram muito apreciados no Antigo Egito.
  5. Quem se pergunta quantos filhotes um gato Persa pode ter, a resposta é até dez filhotinhos!
  6. Depois do nascimento, o gato Persa bebê deve ficar junto da mãe e dos irmãos durante os dois primeiros meses. Isso vale tanto para a questão da amamentação, quanto da socialização com a ninhada.

gato persa bichento com a personagem hermione de harry potter

 

Gato Persa filhote: o que esperar e como cuidar do gatinho?

Não importa se é um Persa branco filhote ou um Persa preto filhote: o comportamento dos bichanos na fase inicial da vida é bem semelhante. Estudos indicam que a cor dos pelos até pode influenciar na personalidade do animal ao longo da vida, mas tanto o Persa preto quanto o branco ou de qualquer outra cor reagem da mesma maneira nos primeiros meses. Afinal, eles ainda estão conhecendo o mundo, sua nova casa e os membros da família!

Nas semanas iniciais, o filhote de Persa fica mais recolhido, próximo da mãe e da ninhada. Conforme o tempo passa, vai mudando o comportamento do gato Persa: 1 mês depois do nascimento, por exemplo, o bichano já vai estar com uma curiosidade mais aguçada. Quando filhote, gato Persa é um explorador nato. Por isso, não se engane com a fama de preguiçoso que falamos ali em cima: o filhote de gato Persa é uma bolinha de pelos cheia de energia e com muita sede de novidades.

Assim como com qualquer outro felino, é importante ter alguns cuidados com o Persa: gato filhote precisa ser devidamente vacinado a partir de 45 dias de vida. O intervalo entre as doses deve ser respeitado, sem atrasos, para garantir a segurança e saúde do animal nessa fase. Enquanto ainda é filhote, Persa tem o organismo mais frágil e fica exposto a uma série de doenças, por isso a vacinação e a vermifugação são essenciais.

Também é importante ficar saber se o gato filhote (Persa ou não) já fez os exames de FIV (Imunodeficiência felina ou AIDS felina) e FeLV (Leucemia Felina). Outro ponto é não aceitar que o gato seja entregue com menos de 45 dias. Esse é o período mínimo que os felinos desmamam e pode ser traumático ser forçado a ficar longe da mãe.

Gato Persa: cuidados básicos com a raça

O focinho achatado é uma das características mais marcantes da raça, por isso quando falamos do Persa, gato costuma ter dificuldades respiratórias. Nas épocas com as temperaturas mais elevadas, é importante manter o animal em locais arejados e sempre oferecer água fresca. Como gostam de beber água corrente, um bebedouro tipo fonte é um ótimo investimento para incentivar seu gato Persa a se hidratar e evitar problemas renais.

Outro problema que o focinho achatado pode causar é a secreção ocular. Portanto, é recomendado higienizar os olhos do Persa diariamente. Com a ajuda de algodão e um pouquinho de água é o suficiente para manter a visão do seu amigo bem límpida.

Mas, por outro lado, problemas de pele como micose, fungos, infecções e seborreia oleosa também são comuns na raça. Por esse motivo, pode ser que o veterinário responsável pelo seu gato indique o uso de ração para gatos sensíveis a determinadas substâncias.

Como deve ser a higiene do gato Persa no dia a dia?

  • Unhas: oferecer um arranhador para gatos Persa é fundamental, mas às vezes não é suficiente para manter as garras dos felinos aparadas. Por isso, é bom observar a necessidade de cortar a unha de gato de vez em quando.
  • Dentes: por serem animais braquicefálicos, os gatos da raça Persa são mais suscetíveis a problemas dentários, como o tártaro. Uma forma de evitar que isso aconteça é escovando os dentes do pet semanalmente.
  • Ouvido: as orelhas do gato Persa devem ser higienizadas pelo menos a cada 15 dias ou, no mínimo, uma vez por mês. O cuidado ajuda a prevenir infecções na região, como a otite em gatos.
  • Olhos: é indicado limpar os olhos do gato da raça todos os dias com um paninho e um pouco de água, pois a área pode acumular secreções.

O que você precisa saber sobre a saúde do gato Persa

A saúde do gato Persa é resistente, mas pode ser acometida por vários probleminhas adquiridos ao longo da vida ou de origem genética. Além da dificuldade respiratória derivada da braquicefalia, alguns problemas dentários - como o acúmulo de tártaro e má-oclusão - também são preocupações frequentes nos tutores. Outras condições que merecem igual atenção são:

  • Cardiomiopatia hipertrófica felina;
  • Displasia de quadril;
  • Dermatites em gatos;
  • Problemas oculares (como glaucoma em gatos e epífora felina);
  • Doenças renais.

Por isso, antes de se questionar quanto que custa um gato Persa ou procurar na internet por filhote de gato Persa, preço também deve considerar como é a saúde da raça e possíveis gastos que isso pode exigir a longo prazo. Com os cuidados certos, é claro que o animal tem tudo para ser saudável, mas as questões genéticas às vezes são imprevisíveis.

Gato Persa: expectativa de vida pode chegar aos 17 anos

Mesmo com os contratempos na saúde, o gato Persa tem uma boa longevidade! Se for bem tratado e tiver todos os recursos para ter uma boa qualidade de vida, a raça pode viver entre 12 e 17 anos. É um gatinho que tem tudo para viver longos anos ao lado da família e que certamente vai alegrar qualquer lar desde que ainda é um filhote de gato Persa. Preço dos bichanos é inestimável!

Gato Persa filhote: preço e onde comprar

E quanto custa um gato Persa? Preço do filhote não é dos mais caros, e varia de R$ 2.000 a R$ 5.000. Como é um gato de raça, é muito raro encontrar um filhote para adoção. Mas, antes de procurar onde comprar gato Persa, pesquise sobre o gatil, se informe sobre como é o tratamento dos animais, se prezam pelo bem estar da mãe e respeitam os intervalos entre crias. Peça para visitar o local e fique desconfiado se não permitirem conhecer o espaço. 

Vários fatores podem influenciar no preço do gato Persa, como o sexo do animal, linhagem genética e a cor dos pelos. Portanto, para saber quanto custa um filhote de gato Persa exatamente, é necessário levar esses fatores em consideração. Cores mais exóticas e diferentes, como o cinza, são mais valorizadas. Já no caso de cores mais tradicionais, como no caso de um gato Persa branco filhote, preço é mais “acessível”.

Em questão de preço, gato Persa filhote é sempre mais caro do que um animal adulto. No entanto, lembramos que não basta apenas procurar informações de quanto custa um gato Persa filhote, mas ter a consciência de que o pet exigirá cuidados (e gastos) por toda a vida. Isso vale tanto para questões médicas - como a própria vacinação - como também para os gastos com alimentação, caixa de areia e higiene básica. Outra possibilidade é procurar por doação. Gato Persa é difícil de ser doado, mas pode acontecer.

Perguntas e respostas sobre o gato Persa

Qual é o valor de um gato Persa?

Para adquirir um gato Persa, preço varia de R$ 2.000 a R$ 5.000. Características físicas e genéticas influenciam no valor final. Ou seja, uma gata Persa pode custar mais caro do que gatinhos Persas machos. Além disso, a cor do gato também impacta nisso: gato preto Persa podem ter um custo mais barato do que um gato cinza ou um gato branco Persa, por exemplo.

Por que o gato Persa é caro?

O quanto custa um gato Persa está diretamente relacionado com a linhagem genética do animal, sexo e cores de pelagem. Animais descendentes de campeões, com cores raras ou do sexo feminino costumam ser mais valorizados. Por isso que o gato Persa é caro.

O que um gato Persa precisa?

O Persa filhote e adulto precisa ser escovado com frequência para evitar os nós. Além disso, ele é um gato caseiro e precisa de estímulos ambientais, como a gatificação da casa. Embora seja preguiçoso, ele deve ser incentivado a se movimentar para afastar o sedentarismo.

Onde o gato Persa gosta de dormir?

Os gatinhos Persas filhotes gostam de dormir bem pertinho dos donos! Conforme crescem, eles vão gostar de dormir em qualquer lugar aconchegante e próximo do chão. Como não é um gato muito ativo, pode passar boa parte do tempo cochilando.

Qual o tempo de vida de um gato persa?

Com os cuidados certos de um gato Persa, expectativa de vida da raça pode ser de 12 a 17 anos. Os check-ups são fundamentais para acompanhar a saúde do animal, assim como outros cuidados básicos com a rotina dos gatos Persas.

Publicado originalmente em: 01/07/2019

Atualizado em: 26/02/2024