Gato

Gato no colo: por que a maioria não gosta?

Publicado - 16 Novembro 2023 - 15h57

Atualizado - 27 Maio 2024 - 14h22

Saber como pegar um gato do jeito certo faz toda a diferença na hora de botar o animal no colo ou tirá-lo de algum lugar. Apesar disso, a maioria dos bichanos não aprecia muito esse tipo de “carinho” e pode ficar irritado com os toques, principalmente quando a tentativa é de mantê-los no colo contra a vontade. Mas por que gato no colo não é uma boa ideia? Como saber se o animal gosta desse tipo de afeto? Tiramos essas dúvidas na matéria abaixo, confira!

Gato no colo: por que evitar?

Não é todo gato que gosta de ser pegado no colo, e é fácil de perceber quando isso acontece. O felino, além de tentar escapar o tempo todo, pode adotar uma postura mais defensiva e até agressiva para afastar as carícias. Não é como se esses animais fossem naturalmente bravos, mas é como se a gente estivesse invadindo o espaço deles e forçando-os a estar em uma situação que eles não querem.

Por isso, se você já tentou pegar o gato no colo várias vezes e percebeu que seu amigo não curte, o melhor a se fazer é não insistir. A maioria dos felinos é super independente e não sente a necessidade de receber carinho e atenção o tempo todo. Na verdade, são eles que costumam procurar os donos quando estão “disponíveis” para algumas sessões de afago - mas sem pegar o gatinho no colo, claro.

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Por que gatos não gostam de colo?

Geralmente os motivos que levam o animal a não gostar de colo tem a ver com medo, falta de socialização na infância ou porque, para eles, é algo desconfortável e dispensável. O amor de gato tem outras formas de se manifestar, e esses animais não precisam estar no colo para demonstrar o quanto eles são companheiros. Por isso, é bom evitar gatos no colo se eles não gostam desse tipo de carinho.

Pode pegar gato recém-nascido no colo?

Outra dúvida comum é se pode pegar filhote de gato no colo, especialmente na fase de recém-nascido. Se o felino acabou de nascer, o ideal é esperar pelo menos duas semanas antes de pegar ou manusear o corpo dele, que ainda é muito frágil e ainda não tem imunidade o suficiente para se proteger de possíveis infecções e doenças. Além do mais, a mamãe gata pode ficar uma fera se ver alguém tentando pegar um dos seus filhotinhos!

Resumindo: não pode pegar gato recém-nascido no colo. O ideal é pegar o filhote de gato somente após a terceira ou quarta semana de vida, que é quando ele já está mais “fortinho”. Ainda assim, é fundamental ter muito cuidado na hora de segurar o animal, já que qualquer toque errado e/ou mais forte pode causar lesões e traumas.

Mesmo já podendo pegar gato no colo nessa idade, vale lembrar que esse ainda não é o momento ideal para fazer a adoção. Para quem se pergunta "com quantos dias posso pegar um filhote de gato", a melhor resposta é esperar o animal completar 2 meses antes de adotá-lo. Durante esse período, ele ainda está sendo amamentado e precisa do contato com a mãe e irmãos.

 

Gato no colo de criança
Gato ronronando no colo é sinal de que ele está gostando daquele momento

 

Gato ronronando no colo é um bom sinal

 

Mesmo que não seja ideal pegar gato no colo, existem alguns bichanos que não se incomodam e até gostam de passar longas horas aninhados no colo do tutor. Costumam ser raças mais dóceis, carinhosas e que amam ser agarradas pelos humanos em praticamente todos os momentos.

Quer saber quais são as raças de gato que amam ficar no colo? Listamos as principais:

Ah, se seu gatinho não está na lista e você está se perguntando “então como saber se meu gato me ama?”, não se preocupe. Existem outras maneiras de o animal mostrar todo o amor dele por você com pequenas atitudes, como passear entre as pernas, pequenas mordidinhas, lamber o nariz do dono, amassar pãozinho, entre outras coisas.

Os motivos para que um gato no colo goste desse tipo de carinho

Como pegar gato no colo nem sempre é fácil, muitos tutores podem ficar curiosos quando é o próprio animal que busca por esse tipo de carinho. Mas o que será que motiva esse comportamento felino? O que quer dizer quando um gato deita no seu colo? Algumas explicações para isso são:

  • O gato se sente seguro com você. Os bichanos procuram se aninhar em quem eles confiam, então se ele te procura para pedir colo é um sinal de que ele realmente te ama!

  • Ele quer te conhecer melhor. Os gatos conseguem identificar algumas informações a nosso respeito por meio do olfato — e é por isso que alguns felinos se aproveitam do "colo" para colher saber mais sobre os donos.

  • O gato tem vontade de estreitar a relação com você. E uma das maneiras de ele fazer isso, além de deitar no seu colo, é quando o gato amassa pãozinho antes de se aconchegar.

O que significa quando um gato senta no seu colo?

Para quem quer saber o que quer dizer um gato no colo, significado espiritual tem a ver, principalmente, com a boa energia que aquela pessoa emana. Isso acontece porque os gatos sentem a energia das pessoas, e normalmente se afastam de pessoas com energias "pesadas", mas se aproximam de quem tem uma energia "boa". Já se for com o dono, é um simples ato de carinho e afeto.

O que significa quando o gato deita em cima de você?

Além de se deparar com o gato no colo, muitos tutores também são surpreendidos com o bichano querendo dormir juntinho (ou até em cima do humano). Isso também é uma linguagem de amor dessa espécie, mostrando todo o seu amor pelo dono.

Por outro lado, se na hora de dormir, você sonhar com gato no colo, isso simboliza calma, serenidade e harmonia. Em alguns casos, pode significar que você também está sentindo falta de carinho. Mas lembre-se: os sonhos com gatos podem ter diferentes significados, e é importante interpretar o que acontece no sonho e o que você tem vivido.

Publicado originalmente em: 15/12/2022
Atualizado em: 16/11/2023

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Adoção

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Cachorro

Sarna em cachorro: 5 sinais para identificar a doença de pele e opções de tratamento

A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os tutores, mas as características dela ainda geram muitas dúvidas. Prov...

Ver todas