Seu gato morde quando você faz carinho nele? Se a resposta for sim, então você provavelmente já se questionou por que os gatos mordem e qual é o significado dessa atitude do felino. Muitas pessoas têm dúvidas se o comportamento é sinônimo de afeto ou não, já que os felinos costumam expressar seus sentimentos de forma diferente do que estamos habituados. Eles são mais sutis, delicados e às vezes acabam sendo mal interpretados. Ficou curioso para saber por que os gatos mordem quando fazemos carinho? Veja a explicação a seguir!

Por que meu gato me morde quando faço carinho nele?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Existem várias explicações por trás desse comportamento de gato. A principal delas é que receber carinho acaba virando uma espécie de brincadeira para os felinos: as mãos do tutor representam uma “presa”, e o gato morde para tentar capturá-la. Geralmente são mordidinhas leves e que não representam nenhuma ameaça, mas é importante direcionar esses instintos de caça para os objetos certos, assim o tutor evita que o gatinho fique mal acostumado. As varinhas ou ratinhos de brinquedo são boas opções para desviar a atenção do animal dos seus dedos.

Outra possível explicação do porquê gatos mordem quando fazemos carinho é para retribuir o afago. Claro que não é do jeito que a gente espera que aconteça, mas essas mordidas mais sutis fazem parte da comunicação felina: é a forma que eles têm de dizer que amam seus humanos. Quando isso acontece, normalmente vem acompanhado de outros sinais de afeto, como o ronronar e até lambidas.


Gato mordendo pode ser demonstração de afeto, mas também pode ser um aviso para o tutor parar
Gato mordendo pode ser demonstração de afeto, mas também pode ser um aviso para o tutor parar

Gato mordendo também pode ser um alerta para acabar com o carinho

Mesmo que na maioria das vezes as mordidas sejam sinônimo de amor ou de brincadeira, é sempre bom observar como o seu gatinho se comporta. Às vezes os gatos pedem carinho, mas poucos minutos depois já ficam saturados e querem voltar para o seu cantinho. Nesses casos, o gato mordendo é um sinal de alerta para o humano parar imediatamente as carícias e respeitar o espaço do animal. Essas mordidas tendem a ser um pouco mais fortes e agressivas porque o animal está se sentindo incomodado com a situação. 

Além disso, existem algumas regiões do corpo dos gatos que são mais sensíveis ao toque e que não devem ser tocadas, como a barriga e nos bigodes. Se o tutor “invadir” esses locais, o gato morde como uma forma de estabelecer limites - afinal, esse é um tipo de carinho que a maioria dos bichanos definitivamente não gosta.

Como saber se meu gato me ama? Veja 5 formas do bichano demonstrar afeto!

O gato morde para expressar carinho, mas vale lembrar que essa não é a única demonstração de afeto dos bichanos. O amor de gato está nos detalhes do dia a dia, então é importante prestar atenção no comportamento do bichano para saber se ele realmente te ama. Aqui vão algumas atitudes típicas do amor felino:

• Amassar pãozinho: o hábito de “afofar” as pessoas é uma clara demonstração de amor para o gato. Ele precisa se sentir muito confortável naquele momento, e só faz isso com quem ele realmente gosta;

• Ronronar: esse barulho fofinho é muito comum quando fazemos carinho no gato. É o jeitinho que os bichanos têm de demonstrar conforto e confiança ao se aninhar no colo dos humanos;

• Lambidas: assim como os cães, os gatos também podem te presentear com algumas lambidinhas nos dedos e mãos só para dizerem o quanto você é importante para eles;

• Deitar de barriga para cima: se seu gatinho costuma deitar nessa posição, essa definitivamente é uma prova de amor. Os felinos só fazem isso quando se sentem muito seguros e confortáveis com alguém;

• Seguir o humano pela casa: não precisa nem de explicações, né? O amor de gato nesses casos é tão grande que o bichano simplesmente não aguenta ficar longe de você e  te acompanha o tempo todo!

Redação: Juliana Melo