Gatos sem pelo sempre chamam a atenção por onde passam! Estamos tão acostumados a ver bichanos com pelagens volumosas e fofinhas que quando damos de cara com um gatinho “careca” somos surpreendidos. Mas se você pensa que o Sphynx é o único gato sem pelo que existe, você está muito enganado! O gato Elfo é mais um exemplo de bichano que possui a pele bem exposta sem a pelagem tradicional. O Elfo é um gatinho pouco conhecido, mas isso também se deve bastante ao fato de ser uma raça bem recente. Quer conhecer mais sobre essa raça de gato sem pelo e com orelhas tão pontudas que lembram as de um elfo? Confira a matéria a seguir!

A raça de gato Elfo é uma das mais novas que existem

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A história do gato Elfo é bem recente. A raça surgiu nos Estados Unidos no ano de 2006. Duas criadoras norte-americanas chamadas Kristen Leedon e Karen Nelson queriam criar uma espécie de gato sem pelo que tivesse orelhas curvas. Um dos motivos que explicavam o seu desejo em criar essa raça era o fato de uma delas ter alergia a gato, mas amar os bichanos. Por isso, queriam um gato hipoalergênico sem pelos. Para chegar a esse resultado, cruzaram gatos da raça Sphynx com gatos American Curl. Assim, deram origem ao gato Elfo. Até hoje, a raça não é reconhecida oficialmente e costuma ser caracterizada como uma variação da raça Sphynx.

O Elfo é um gato sem pelos, com orelhas pontudas e porte musculoso

O nome do gato Elfo já diz muito sobre a sua aparência. Ele recebe esse nome justamente porque lembra bastante o ser mitológico. São gatos com orelhas pontudas, grandes e curvadas para trás. O corpo do gato Elf é bastante musculoso e sua pele é bem enrugada, principalmente ao redor dos ombros e do focinho. Sua cabeça é triangular e as maçãs do rosto são bem protuberantes. Apesar de serem gatos sem pelos, os Elfos não ficam com o corpo totalmente desprotegidos. Assim como os Sphynx, possuem uma leve penugem que é difícil de visualizar mas que pode ser sentida ao passar as mãos no animal. O gato Elfo pode chegar aos 30 cm de altura e a média de peso varia entre 4 e 7 Kg.

O gato Elf é extrovertido, sociável e amoroso

O gato Elfo é um animal muito fácil de se conviver. Os gatos em geral costumam ter dificuldade para se adaptar a situações que fogem da sua rotina habitual. Os Elfos, porém, não têm esse problema! Esses gatos sem pelo são conhecidos pela grande capacidade de adaptação e por lidarem bem com cenários que causam estresse em outros animais, como troca de ração ou mudança de casa. O gato Elf é super sociável e se dá muito bem com qualquer pessoa ou animal, principalmente outros gatos. O bichano é bem apegado à família e odeia ficar sozinho.

Essa raça de gato sem pelo é ainda muito curiosa, ativa e inteligente. O ideal é que o pet tenha sempre brinquedos interativos para gatos à sua disposição para estimular a cognição e gastar a energia de forma saudável. Vale ressaltar que o Elfo é um gato vertical, o que quer dizer que ele adora subir em locais altos. Por isso, a gatificação da casa com nichos e prateleiras é uma dica bastante útil para evitar que ele suba nos  móveis e janelas.


O gato sem pelos, ao contrário dos outros felinos, precisa de banho e limpeza frequente
O gato sem pelos, ao contrário dos outros felinos, precisa de banho e limpeza frequente

A pele do gato sem pelos precisa de cuidados especiais

Os gatos sem pelo não demandam a escovação dos pelos. Porém, é importante ter outros cuidados especiais. A pele do Elfo acaba ficando mais desprotegida e exposta à ação de raios UV que, em excesso, podem causar queimaduras e até mesmo câncer de pele no gato. Por isso, evite sair com um gato sem pelo nos horários em que o sol está mais forte. Além disso, vale a pena investir no protetor solar para gatos, mesmo dentro de casa.

Normalmente, não é recomendado dar banho no gato. No caso de um gato pelado, porém, isso é necessário para evitar o acúmulo de sujeira na pele e até mesmo o aparecimento de alergias no bichano. Porém, tenha em mente que o banho no gato deve ser dado com cuidado e utilizando os produtos adequados à pele do seu animal. Uma dica é usar lenços umedecidos para fazer a limpeza do animal. Por fim, o gato sem pelos acaba sentindo mais frio, já que não tem a pelagem para protegê-lo das temperaturas mais baixas. Portanto, lembre-se de manter o gato aquecido no inverno com mantas e cobertores extras.

Gato sem pelo: preço do Elfo fica na média dos R$5 mil

Se você tem vontade de ter um gato Elfo, saiba que terá que procurar bastante até encontrar um local que o venda. Essa raça de gato sem pelo é recente e, por isso, ainda é muito rara. Você precisará ter bastante paciência e fazer uma grande pesquisa para encontrar alguns exemplares. Mas afinal, quanto custa essa raça de gato sem pelo? Preço do Elfo costuma ficar em torno dos R$ 5.000. Porém, como tem poucas informações sobre a venda desse animal, os valores podem variar. O mais importante é ficar muito atento ao local onde você vai comprar o pet. Pesquise bem um gatil de confiança para ter certeza de que você está comprando o gato Elfo em um local que preza pelo respeito e pela qualidade de vida dos animais.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes