Provavelmente você já deve ter se perguntado se pode dar carne para gatos ou o que aconteceria se o pet comesse apenas vegetais. Para entender a alimentação felina, é necessário voltar no tempo e analisar o comportamento e necessidades dos antepassados da espécie. Além disso, compreender como é a cadeia alimentar dos felinos. Será que gatos são carnívoros? Eles necessariamente precisam de proteína animal para sobreviverem? O Patas da Casa foi atrás da respostas e vai responder a seguir se gato é carnívoro, herbívoro ou onívoro!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, gato é carnívoro, herbívoro ou onívoro?

Nada de herbívoro ou onívoro: o gato é carnívoro obrigatório! Ao contrário dos humanos e dos cães, a principal fonte de nutrientes para os felinos é a carne - mas isso não quer dizer que esses animais não possam se alimentar também de vegetais, frutas e outros alimentos. Portanto, isso significa que a espécie precisa de uma dieta rica em proteínas para garantir uma boa saúde. Salmão, truta, atum, peixe branco, frango, carne bovina e carne de porco são algumas das proteínas mais encontradas e que normalmente compõem a ração para gato.

O motivo porque gato é carnívoro é bem simples: os felinos são caçadores natos, o que quer dizer que na natureza selvagem eles se alimentam principalmente da caça. Apesar de terem sido domesticados, suas necessidades nutricionais prevalecem e dependem principalmente de fonte proteica. Mas atenção: isso não quer dizer que pode dar carne crua para gato, ok? É importante que o alimento seja cozido em água fervente e não tenha nenhum tipo de tempero - como cebola ou alho - pois pode ser prejudicial para o organismo do pet.

Então se a sua dúvida é se o gato é carnívoro ou herbívoro, a pergunta está respondida. O mesmo vale para quem se pergunta se os felinos podem ser onívoros, pois apesar de poderem consumir diferentes tipos de alimento, a base da cadeia alimentar felina deve ser sempre a carne (não crua, mas a que consta na ração do pet).

gatos são carnívoros: gato comendo ração

 

Gato é carnívoro, mas não deve se alimentar somente de carne

 

A alimentação dos gatos passou por várias modificações ao longo do tempo, especialmente depois que eles passaram a conviver com os humanos e se tornaram animais domésticos. Ainda que existam felinos selvagens - como é o caso do gato feral -, a maioria dos gatinhos hoje em dia têm uma dieta adaptada e que inclui vários outros ingredientes, como vegetais e cereais.

Por isso, ainda que pareça estranho, não se preocupe se você ler que esses componentes estão presentes na ração do seu gato: é totalmente normal. O organismo felino passou por uma série de modificações de forma natural, criando assim necessidades nutricionais diferentes do que tinha antes (mas as proteínas continuam tendo um papel fundamental nisso tudo).

Além do mais, você pode oferecer frutas para gatos, legumes e verduras como forma de petisco. Mesmo que não seja a fonte principal da alimentação animal, esses aperitivos podem ser oferecidos ocasionalmente.

Saiba quais nutrientes são indispensáveis para a saúde felina

Já deu para perceber que, apesar do fato de que os felinos são carnívoros, existem vários outros nutrientes importantes para a manutenção da saúde do gato, né? Então se você tem curiosidade sobre o assunto, veja abaixo quais são os principais elementos que não podem faltar em uma boa ração de gato:

  • Proteínas
  • Carboidratos
  • Gorduras
  • Aminoácidos essenciais
  • Vitaminas
  • Minerais

Outro ponto importante é que os gatos não têm o hábito de beber água com frequência, então para a dieta dele ser ainda mais benéfica uma dica é investir em sachê para gato como petisco ou até mesmo como um alimento completo. Essa especificação vem indicada na embalagem do produto e, além de ser muito nutritiva e parecida com a alimentação natural desses animais, ajuda a incentivar o gato a se hidratar, afastando doenças renais e outros problemas.

Redação: Juliana Melo