Quase todos os tutores já passaram pela situação de serem acordados de madrugada com o gato correndo pela casa. A agitação noturna é comum entre os felinos, principalmente por causa dos instintos naturais da espécie. Os gatos possuem a fama de serem mais retraídos que os cães. Entretanto, quem é gateiro sabe que muitas vezes o comportamento do gato agitado durante a madrugada pode ser muito comum. Os miados intensos, junto com brincadeiras e outras atividades noturnas podem deixar os tutores menos experientes de cabelo em pé. Mas você porque os gatos ficam agitados do nada durante a madrugada? Reunimos algumas informações sobre esse assunto. Veja abaixo!

Gato agitado do nada de madrugada: o que esse comportamento significa?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os gatos possuem naturalmente o hábito crepuscular. Ou seja, eles ficam mais ativos no amanhecer e no anoitecer. Nesse sentido, é comum alguns gatinhos começarem a miar, correr e brincar durante a noite - principalmente os mais novos. A conduta pode ficar ainda pior quando o bichano percebe que a atenção é retribuída pelo tutor. Nessas situações o dono acaba incentivando o comportamento indesejado. Muitas vezes o gato agitado, pede comida, carinho ou fica chamando o tutor para brincar. O pai de pet que acata todos esses pedidos acaba tornando mais difícil a reversão do quadro.

As mudanças no ambiente também podem provocar mudanças no comportamento dos animais. Os gatos possuem alguns sentidos mais aguçados que os nossos e muitas vezes algum estímulo na casa ou vizinhança pode gerar medo ou incômodo. Uma obra nos vizinhos, por exemplo, pode deixar os gatos assustados - fazendo com que se escondam durante o dia e fiquem mais ativos à noite.


É muito importante que o tutor não incentive o comportamento do gato agitado à noite
É muito importante que o tutor não incentive o comportamento do gato agitado à noite

Gato correndo pela casa de madrugada: qual a melhor maneira de lidar com o comportamento?

Agora que você sabe o motivo desse comportamento inusitado e curioso dos gatos, é necessário levar em conta algumas dicas de como lidar com a situação para garantir uma boa noite de sono. A primeira recomendação é tentar brincar ao máximo com o bichano durante o dia. Mesmo que você não esteja presente em casa na maior parte do tempo, investir em brinquedos para gatos e também na gatificação da casa é muito importante para o felino gastar toda a energia antes da hora de descanso.

Além disso, alinhar a alimentação do pet a uma rotina também pode influenciar na situação do gato agitado à noite. O felino que recebe várias refeições ao dia, e em horários regrados, possui menos tendência a levantar de madrugada pedindo comida. Todas essas dicas devem ser adotadas sem que se esqueça a principal recomendação que é não incentivar o comportamento. Se o gato está correndo pela casa ou pedindo comida de madrugada é importante que o tutor, por mais que seja difícil, não acate todos os pedidos do felino.

Gato agitado do nada na terceira idade pode ser sinal de algum problema clínico

Como dito acima, o costume da agitação nas madrugadas é mais comum para pets mais novos. O gato que está tendo esse comportamento já na velhice deve deixar o tutor alerta. A inquietação à noite no gato idoso pode ser um sinal de disfunção Cognitiva Felina, doença semelhante ao Alzheimer humano. Por isso, é importante que o gatinho faça sempre checkup de saúde no veterinário - principalmente na velhice. Fique atento aos sinais e contate o profissional de confiança sempre que achar necessário.

Redação: Hyago Bandeira