Se você reparar seu gato com sangue nas fezes, é importante ficar atento. Essa situação é um sintoma comum a inúmeras doenças que podem afetar o bichano. Ao defecar fezes com sangue, o gato pode estar com uma inflamação no cólon ou até mesmo com um tumor no sistema digestivo.  O sangue nas fezes do gato é um sintoma presente até mesmo nas verminoses mais comuns. Seja qual for a causa do gato fazendo fezes com sangue, sempre significa que algo está errado com o animal. É por isso que é muito importante saber o que fazer ao se deparar com essa situação. Para te ajudar a lidar com um gato com sangue nas fezes, o Patas da Casa preparou essa matéria explicando os tópicos mais essenciais. Confira!

O que pode ser sangue nas fezes do gato? Causas variam de infecções a tumores

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato fazendo fezes com sangue sempre é sinal de que algo não está funcionando muito bem no organismo do pet. Mas afinal, o que pode ser sangue nas fezes do gato? A verdade é que sangue nas fezes é um sintoma comum a muitas doenças. Inflamações no trato digestivo, como a colite (que afeta o cólon do gato), são as situações mais comuns que podem causar fezes com sangue. Gato com alergia ou intolerância alimentar também podem levar ao quadro. O sangue nas fezes também pode indicar presença de vermes em gatos, bactérias, vírus ou qualquer outro corpo estranho que invadiu o organismo do pet.

Além disso, gato fazendo fezes com sangue pode ser sinal de tumores no trato digestivo do animal. Ou seja, definir o que pode ser sangue nas fezes do gato é muito complicado, já que pode ir desde uma pequena inflamação até um tumor ou doença grave. O importante é realizar logo o diagnóstico para começar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Tipos de fezes com sangue: gato pode apresentar sangue vermelho vivo ou preto

Para diagnosticar a causa do gato com sangue nas fezes, é preciso definir qual é o tipo de sangue. Sim, existem tipos diferentes de fezes com sangue. Gato pode ter diarreia com sangue causada por problemas em diversos órgãos do corpo, causando diferenças na cor do sangue. O gato fazendo fezes com sangue vermelho vivo significa que esse sangue ainda não foi digerido. Quando isso acontece, o sangue vem do trato digestivo inferior, geralmente do ânus ou do cólon. Já quando no gato sangue nas fezes possui coloração preta, quer dizer que ele foi digerido e, portanto, vem de algum órgão do trato digestivo superior, como estômago ou esôfago. Por ter cor mais escura, esse tipo é mais difícil de perceber, ainda mais porque os gatos escondem as fezes. Por isso, sempre preste bastante atenção.

Gato com sangue nas fezes: colete uma amostra ou tire uma foto para mostrar ao veterinário

Caso você perceba seu gato fazendo fezes com sangue, tente identificar de qual tipo ele é. Esse é um dado importante que deve ser contado ao seu veterinário, já que ajudará - e muito - na investigação da causa do problema. Uma dica do que fazer nessa situação é coletar uma amostra das fezes do gato. Uma pequena quantidade guardada em um potinho já ajudará o médico a realizar o diagnóstico com mais rapidez. Caso não tenha como fazer a coleta no momento, vale tirar uma foto das fezes com sangue para mostrar na consulta. Com isso, o médico já terá uma ideia de que tipo de sangue é e também facilitará o diagnóstico.


Ao ver um gato fazendo fezes com sangue preste atenção a outros sintomas e ao tipo de sangue
Ao ver um gato fazendo fezes com sangue preste atenção a outros sintomas e ao tipo de sangue

O gato fazendo fezes com sangue precisa de atendimento veterinário imediato

Gato com sangue nas fezes nunca é uma situação normal. Alguma coisa está errada e apenas o veterinário pode descobrir o que é. Portanto, assim que vir o gato fazendo fezes com sangue, leve-o imediatamente ao médico, onde serão realizadas a consulta e os exames. Para descobrir o que pode ser sangue nas fezes do gato, você precisa contar tudo ao veterinário: o que ele comeu recentemente, que outros sintomas tem apresentado, que lugares visitou, se teve contato com outros gatos e se houve mudanças no comportamento do gato. Além disso, mostre a foto ou amostra das fezes - ou apenas diga qual é o aspecto das fezes com sangue. Gato terá um diagnóstico confirmado a partir de todo esse histórico e do resultado dos exames que o médico pedir.

Remédio para gatos com sangue nas fezes: apenas o profissional pode prescrever de acordo com cada caso

Não tem como definir um remédio para gatos com sangue nas fezes específico. Como podem ter diversas causas, o tratamento varia. Se a causa for parasitária, o tratamento será voltado para curar isso. Se for uma colite, será outro tipo de tratamento. Ou seja, o remédio para gatos com sangue nas fezes é prescrito de forma a tratar a doença que originou esse sintoma. Quando essa doença, seja ela qual for, tiver sido tratada, o gato não terá mais sangue nas fezes. Além disso, vale sempre lembrar: nunca automedique seu gato. Essa prática jamais deve ser feita e no caso do gato com sangue nas fezes menos ainda, porque você não tem como saber a causa real do problema. Por isso, deixe que ele diga qual é o remédio para gatos com sangue nas fezes que deve ser tomado para cuidar do seu caso. Além disso, nunca interrompa o tratamento. Mesmo que você não veja mais o gato fazendo fezes com sangue é fundamental tomar pelo tempo estipulado pelo profissional.

Redação: Maria Luísa Pimenta