close
Raças

Gato cinza: 7 curiosas características dessa cor de pelagem dos felinos

Atualizado · 30 de agosto de 2021 · 16h50

Publicado · 13/08/2021 · 16h22

O gato cinza pode ser encontrado em várias raças e tem uma personalidade travessa
O gato cinza pode ser encontrado em várias raças e tem uma personalidade travessa

“Qual a raça de gato cinza?” é uma pergunta mais comum do que imaginamos. Mas, ao contrário do que se pensa, o gato cinza não é exclusividade de uma única raça de gato. Na verdade, várias raças podem ter essa cor de pelagem exótica. O que poucas pessoas sabem é que o gato cinza tem algumas curiosidades bem particulares que estão ligadas especificamente com a cor dos seus pelos, como traços da personalidade e do comportamento. Quer saber mais? Então confira a matéria que preparamos com alguns fatos curiosos sobre o gato cinza que todo gateiro de plantão precisa saber!

1) Raça de gato cinza: conheça 4 felinos com esse padrão de pelagem

Uma dúvida que sempre acompanha o gato cinza: raça. Como já foi dito, são vários gatinhos que podem apresentar esse padrão de pelagem. Em alguns casos, o cinza é a única cor da raça, mas também existem animais com diferentes cores e, entre elas, o cinza - como é o caso do gato Persa. Veja quais são os principais gatos de raça com pelos cinzas:

  • Gato Korat: com uma pelagem cinzenta que varia entre curta e média, esse gatinho também chama muita atenção com seus olhos esverdeados.
  • Gato Chartreux: esse é um gato todo cinza com pelagem de textura aveludada e bem densa.
  • Gato Azul Russo: com uma pelagem curta de dupla camada cinza macia e densa, a raça é uma das mais queridinhas.
  • Gato Nebelung: é um gato cinza peludo que tem uma pelagem longa, incrivelmente macia e sedosa.

2) Como é a personalidade de um gato cinza?

Um estudo conduzido pela Universidade da Flórida e Califórnia, nos Estados Unidos, demonstrou que a cor da pelagem do gato influencia na personalidade dos bichanos. A pesquisa levou em consideração uma observação criteriosa de diversos tutores e pôde constatar que os gatos da mesma cor têm características bem semelhantes. No caso do gato cinza, o que prevalece é uma personalidade carinhosa, divertida, amigável e bem aventureira. Os bichanos com pelos acinzentados também podem ser um pouco travessos, principalmente por conta do seu jeito brincalhão.

3) O gato todo cinza transmite tranquilidade e felicidade aos donos

Há quem diga que a cor do gato também cumpre uma função importante na espiritualidade. Esse universo místico leva em consideração principalmente a energia que os bichanos transmitem e, quando se trata de um gato todo cinza, acredita-se que os felinos podem trazer uma sensação de tranquilidade e paz para os tutores. O gato cinza também está relacionado com maior estabilidade e equilíbrio afetivo, podendo trazer muito amor e carinho para a sua nova família.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Gato cinza: raça Chartreux é uma das mais populares
    Gato cinza: raça Chartreux é uma das mais populares

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    4) Nomes para gatos cinzas podem ter várias inspirações

    Escolher um bom nome para gato cinza não é algo muito difícil. Você pode deixar a criatividade fluir ou se inspirar em coisas do cotidiano, como personagens de filmes, séries e quadrinhos. Veja algumas opções de nomes para gatos cinzas:

    Nomes para gatos cinzas machos:

    • Grey
    • Zeus
    • Bento
    • Jack
    • Dengo
    • Zorro
    • Tufão
    • Batman

    Nomes para gatos cinzas fêmeas:

    • Capitu
    • Peteca
    • Charlotte
    • Misty
    • Angel
    • Pérola
    • Sugar
    • Amora

    5) O que significa sonhar com um gato cinza?

    Os sonhos podem ter vários significados e interpretações, por isso é importante analisar o contexto da sua vida e observar o comportamento do gato cinza nessas horas. Sonhar com um gato geralmente é um indicativo de que algo na sua vida precisa de mais atenção, e quando é um gato cinza, o alerta serve - principalmente - para questões de saúde. Outra possível interpretação do sonho também tem a ver com a rotina, que pode estar estagnada e “sem cor”, precisando de mudanças e de um ar de renovação. 

    Além disso, o comportamento do gato também pode revelar outras situações: um gato cinza miando, por exemplo, pode ser um alerta de traição; enquanto um gato cinza atacando tem a ver com o lado emocional, que está fragilizado. Vale lembrar que a perspectiva individual também deve ser levada em consideração, já que cada pessoa tem questões específicas a serem trabalhadas. 

    6) Gato cinza tigrado tem maior facilidade para se camuflar na natureza

    O gato cinza pode se apresentar de duas formas: na cor sólida, onde todo o corpo do bichano é coberto por pelos cinzas, ou tigrado, de forma que o gatinho tem uma pelagem mesclada com cinza e manchas mais escuras ao longo do corpo. Porém, uma curiosidade é que os gatos cinzas tigrados tiveram uma grande vantagem no universo animal: essa cor de pelagem permitia uma boa camuflagem na natureza. Logo, o gato cinza tigrado conseguia se esconder de predadores com mais facilidade, o que aumentou as chances de sobrevivência de gatos com esse padrão de cor. 

    7) O gato cinza filhote é muito brincalhão e precisa ser estimulado

    Não importa qual a raça do gato cinza, o comportamento do bichano costuma ser muito parecido no primeiro ano de vida. O lado brincalhão normalmente fica mais aflorado nessa fase, então o gato cinza filhote precisa de muitos estímulos físicos e mentais para ter um bom desenvolvimento. Por isso, use e abuse do enriquecimento ambiental: brinquedos para gatos, arranhadores, instalação de nichos e prateleiras, jogos e brincadeiras são essenciais para acompanhar o ritmo desse gatinho brincalhão. 

    Redação: Juliana Melo

    Staffordshire Bull Terrier: saiba tudo sobre a raça de cachorro tipo Pitbull

    Próxima matéria

    Staffordshire Bull Terrier: saiba tudo sobre a raça de cachorro tipo Pitbull

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Raças

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o
    Raças

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o "Manx cat"

    Diferente de quem prefere cachorros, os amante de felinos normalmente não se importam tanto com a raça antes de comprar ou adotar um gatinho. Mas mesmo que isso não seja um fator primordial na hora de escolher seu amigo de quatro patas, é bom saber que existem diferentes tipos de raça de gato. Dentre elas, o “Manx cat” - também conhecido como Gato Manês - é uma das mais populares e que carrega uma característica muito particular: os animais dessa raça não têm rabo. Parece esquisito, mas o que falta de rabo, sobra em amor! Saiba mais sobre a raça de gato que vai conquistar o seu coração a seguir.

    Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)
    Raças

    Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

    A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira.

    Ver Todas >

    Quais são os tipos de gato Vira-Lata mais populares do Brasil?
    Adote um animal

    Quais são os tipos de gato Vira-Lata mais populares do Brasil?

    O famoso gato Vira-Lata, ou Sem Raça Definida (SRD), é uma tipo felino que tem uma imensidão de cores e características físicas diferentes. Isso porque esses gatinhos são decorrentes de diferentes tipos de cruzamento entre gatos de raças e cores distintas. É por esse motivo que comportamento do gato vira-lata não é muito bem definido, o que torna a convivência uma verdadeira caixinha de surpresas!  

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho
    Adote um animal

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho

    Você se considera um pai de pet? Com o dia dos pais chegando, sempre surge a polêmica em torno desse termo. Enquanto alguns dizem que dia dos pais de pet não existe, outros afirmam que a data pode ser sim comemorada por essas pessoas. Mesmo que sejam relações diferentes, não podemos negar que os pais de pet também têm uma relação especial com seus animais de estimação. Ao adotar cachorro ou adotar gato, você escolhe cuidar de um ser com todo o seu amor e carinho, além de ter responsabilidade. Por isso, podemos dizer que, de certa forma, pai de pet também é pai.

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro
    Adote um animal

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro

    Existem vários tipos de Bulldog, e cada variação tem suas particularidades. Os mais populares são o Bulldog Inglês e o Francês, mas um outro cãozinho que pode surpreender muitas famílias é o Bulldog Americano (ou American Bulldog). A raça tem um porte grande e, apesar da expressão carrancuda, é um cachorro amigável, extremamente leal e muito devoto à família. Que tal conhecer mais a fundo o Bulldogue Americano? 

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça
    Adote um animal

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça

    Raças de gatos branco chamam a atenção de qualquer um com sua aparência fofa, sejam elas totalmente branquinhas ou com pelagens bicolores. Angorá, Ragdoll e Himalaio são algumas das que mais fazem sucesso. Mas a verdade é que existem muitas outras raças que se enquadram nesse grupo, algumas delas bem desconhecidas. Esse é o caso do gato Egeu, muito famoso na Grécia mas dificilmente encontrado em outros países.

    Ver Todas >