“Qual a raça de gato cinza?” é uma pergunta mais comum do que imaginamos. Mas, ao contrário do que se pensa, o gato cinza não é exclusividade de uma única raça de gato. Na verdade, várias raças podem ter essa cor de pelagem exótica. O que poucas pessoas sabem é que o gato cinza tem algumas curiosidades bem particulares que estão ligadas especificamente com a cor dos seus pelos, como traços da personalidade e do comportamento. Quer saber mais? Então confira a matéria que preparamos com alguns fatos curiosos sobre o gato cinza que todo gateiro de plantão precisa saber!

1) Raça de gato cinza: conheça 4 felinos com esse padrão de pelagem

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma dúvida que sempre acompanha o gato cinza: raça. Como já foi dito, são vários gatinhos que podem apresentar esse padrão de pelagem. Em alguns casos, o cinza é a única cor da raça, mas também existem animais com diferentes cores e, entre elas, o cinza - como é o caso do gato Persa. Veja quais são os principais gatos de raça com pelos cinzas:

  • Gato Korat: com uma pelagem cinzenta que varia entre curta e média, esse gatinho também chama muita atenção com seus olhos esverdeados.
  • Gato Chartreux: esse é um gato todo cinza com pelagem de textura aveludada e bem densa.
  • Gato Azul Russo: com uma pelagem curta de dupla camada cinza macia e densa, a raça é uma das mais queridinhas.
  • Gato Nebelung: é um gato cinza peludo que tem uma pelagem longa, incrivelmente macia e sedosa.

2) Como é a personalidade de um gato cinza?

Um estudo conduzido pela Universidade da Flórida e Califórnia, nos Estados Unidos, demonstrou que a cor da pelagem do gato influencia na personalidade dos bichanos. A pesquisa levou em consideração uma observação criteriosa de diversos tutores e pôde constatar que os gatos da mesma cor têm características bem semelhantes. No caso do gato cinza, o que prevalece é uma personalidade carinhosa, divertida, amigável e bem aventureira. Os bichanos com pelos acinzentados também podem ser um pouco travessos, principalmente por conta do seu jeito brincalhão.

3) O gato todo cinza transmite tranquilidade e felicidade aos donos

Há quem diga que a cor do gato também cumpre uma função importante na espiritualidade. Esse universo místico leva em consideração principalmente a energia que os bichanos transmitem e, quando se trata de um gato todo cinza, acredita-se que os felinos podem trazer uma sensação de tranquilidade e paz para os tutores. O gato cinza também está relacionado com maior estabilidade e equilíbrio afetivo, podendo trazer muito amor e carinho para a sua nova família.


Gato cinza: raça Chartreux é uma das mais populares
Gato cinza: raça Chartreux é uma das mais populares

4) Nomes para gatos cinzas podem ter várias inspirações

Escolher um bom nome para gato cinza não é algo muito difícil. Você pode deixar a criatividade fluir ou se inspirar em coisas do cotidiano, como personagens de filmes, séries e quadrinhos. Veja algumas opções de nomes para gatos cinzas:

Nomes para gatos cinzas machos:

  • Grey
  • Zeus
  • Bento
  • Jack
  • Dengo
  • Zorro
  • Tufão
  • Batman

Nomes para gatos cinzas fêmeas:

  • Capitu
  • Peteca
  • Charlotte
  • Misty
  • Angel
  • Pérola
  • Sugar
  • Amora

5) O que significa sonhar com um gato cinza?

Os sonhos podem ter vários significados e interpretações, por isso é importante analisar o contexto da sua vida e observar o comportamento do gato cinza nessas horas. Sonhar com um gato geralmente é um indicativo de que algo na sua vida precisa de mais atenção, e quando é um gato cinza, o alerta serve - principalmente - para questões de saúde. Outra possível interpretação do sonho também tem a ver com a rotina, que pode estar estagnada e “sem cor”, precisando de mudanças e de um ar de renovação. 

Além disso, o comportamento do gato também pode revelar outras situações: um gato cinza miando, por exemplo, pode ser um alerta de traição; enquanto um gato cinza atacando tem a ver com o lado emocional, que está fragilizado. Vale lembrar que a perspectiva individual também deve ser levada em consideração, já que cada pessoa tem questões específicas a serem trabalhadas. 

6) Gato cinza tigrado tem maior facilidade para se camuflar na natureza

O gato cinza pode se apresentar de duas formas: na cor sólida, onde todo o corpo do bichano é coberto por pelos cinzas, ou tigrado, de forma que o gatinho tem uma pelagem mesclada com cinza e manchas mais escuras ao longo do corpo. Porém, uma curiosidade é que os gatos cinzas tigrados tiveram uma grande vantagem no universo animal: essa cor de pelagem permitia uma boa camuflagem na natureza. Logo, o gato cinza tigrado conseguia se esconder de predadores com mais facilidade, o que aumentou as chances de sobrevivência de gatos com esse padrão de cor. 

7) O gato cinza filhote é muito brincalhão e precisa ser estimulado

Não importa qual a raça do gato cinza, o comportamento do bichano costuma ser muito parecido no primeiro ano de vida. O lado brincalhão normalmente fica mais aflorado nessa fase, então o gato cinza filhote precisa de muitos estímulos físicos e mentais para ter um bom desenvolvimento. Por isso, use e abuse do enriquecimento ambiental: brinquedos para gatos, arranhadores, instalação de nichos e prateleiras, jogos e brincadeiras são essenciais para acompanhar o ritmo desse gatinho brincalhão. 

Redação: Juliana Melo