Gato

Gato babando: o que pode ser?

Publicado - 09 Junho 2023 - 11h54

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A salivação excessiva é um comportamento comum para alguns cachorros, mas ver um gato babando pode causar estranheza por não ser algo muito recorrente. Nem sempre ver o gato se babando demonstra um problema de saúde animal. Esse comportamento do gato pode ser uma particularidade do seu bichano. Existem peludos que costumam babar quando estão felizes e ronronando. Entretanto, outros fatores preocupantes podem deixar o gato babando muito.

Para entender as razões do comportamento e o que fazer quando o gato está babando, o Patas da Casa reuniu todas as informações sobre o assunto. Dá só uma olhada! 

Gato babando: o que pode causar o comportamento?

Existem uma série de condições que podem deixar o gato babando muito. Por isso, o ideal é observar se o animal está apresentando outro tipo de desconforto junto da salivação excessiva. Veja abaixo algumas razões que podem deixar o gato babando excessivamente:

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Problemas dentários: doenças que envolvem a saúde bucal dos felinos, como gengivite e cáries, podem causar dor ou desconforto na boca do gato, levando a um aumento da produção de saliva e deixando o gato babando.

Excitação: a animação também pode deixar o gato babando transparente, o que pode ser por conta de uma brincadeira ou quando eles ficam ansiosos por comida. Geralmente não é motivo para preocupação.

Náusea ou enjoo: as doenças que envolvem o sistema digestivo do gato, podem deixar ele babando devido a sintomas de náusea e enjoo. Isso pode estar associado a outras manifestações, como vômitos ou perda de apetite.

Intoxicação e envenenamento: certas substâncias tóxicas podem causar salivação excessiva. Plantas tóxicas  para gatos ou produtos químicos domésticos podem ser ingeridos pelo animal e deixá-lo babando. O gato envenenado também pode apresentar o sintoma. 

Doenças sistêmicas: Algumas condições médicas, como problemas renais, hepáticos ou neurológicos, também podem deixar o gato babando muito.

Gato babando e lambendo os beiços
Ao encontrar o gato babando muito, observe se há outros sintomas

Gato babando: o que fazer de imediato?

Verificar a boca do animal é algo que o tutor deve fazer de imediato. Com cuidado, verifique se há algum objeto preso nos dentes ou na garganta do gato se babando. Objetos estranhos podem causar irritação e salivação excessiva. É importante não administrar medicamentos ou tratamentos caseiros sem a orientação de um profissional. Alguns produtos destinados a humanos podem deixar o gato intoxicado e piorar a situação.

Observar se o felino está com outros sintomas também é essencial. Se o gatinho estiver apresentando vômitos, diarreia, letargia, falta de apetite ou alterações de comportamento, o tutor deve ficar atento. Essas informações podem ser úteis para identificar a causa do problema. 

Levar o gato babando muito para o médico veterinário é a melhor solução

Como o gato babando pode ser um sinal de várias condições diferentes, o ideal é procurar uma clínica veterinária para identificar o problema — principalmente se a salivação excessiva estiver associada com outros sintomas e estiver ocorrendo por um longo período. Levar o animal ao veterinário é essencial para fazer um exame adequado. O médico veterinário de confiança será capaz de fazer um diagnóstico preciso com base nos sintomas do gato, histórico médico e exames clínicos.

Enquanto aguarda o atendimento veterinário, forneça um ambiente tranquilo e confortável para o animal. Certifique-se de que ele tenha acesso a água fresca e mantenha-o calmo.

Redação: Hyago Bandeira

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas