Você já pensou sobre a importância de gatificar a casa onde seu gato mora ? Com tantos anos de domesticação, acabamos nos esquecendo da importância de permitir que nosso gato expresse seus comportamentos naturais. Quando falamos de enriquecimento ambiental, costumamos associar esse tema somente aos cães, mas os felinos também devem ter um ambiente com prateleiras para gatos, arranhadores, estruturas e brinquedos. Para saber mais sobre o tema, conversamos com o Guaraci Cabrera, que, no Instagram, é o especialista em gatificação conhecido como “O Fazedor”. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que quer dizer gatificar o ambiente?

Gatificar nada mais é do que oferecer prateleiras para gatos, tocas, brinquedos, casinhas, nichos para gatos e objetos que estimulem o enriquecimento ambiental do local onde ele está. Segundo Guaraci, a gatificação (também conhecida como verticalização), consiste em aumentar o território dos gatos através de estruturas e espaços próprios voltados para o bem estar e a qualidade de vida do animal. O termo foi criado pelo escritor e especialista em comportamento felino Jackson Galaxy (autor dos livros "O Encantador de Gatos", "Catification" e "Catify do Satisfy"). Para ele, o conceito se baseia em criar um ambiente favorável para gatos e humanos, em que cada cantinho da casa seja dividido.

Nichos para gatos: a gatificação do ambiente contribui para a saúde mental e física do seu gatinho

Gatificar o ambiente do seu gatinho não é frescura. A vida urbana reduziu o espaço dos gatos e a domesticação limitou seus comportamentos naturais, gerando problemas de ansiedade, estresse e obesidade. Por isso, é importante investir em objetos e móveis que possam ajudar o seu gatinho a ter uma interação maior com o ambiente onde vive. As prateleiras, por exemplo, permitem que o gato fique em um lugar alto, onde se sentem seguros, já que não podem ser alcançados por humanos ou outros animais. Já os nichos permitem que eles aproveitem a toca, as escadinhas de madeira e toda a estrutura para se divertir e gastar a energia acumulada.

“Encontrar locais em que o gato possa observar a rua, ou pássaros ou peixinhos, faz com que ele possa se conectar com o seu instinto mais antigo, o de caçador. É muito importante dizer que o gato doméstico precisa de estímulos e não apenas de um espaço gatificado, o espaço é, sem dúvida, muito importante, mas é essencial brincar com o gato e se valer de sua gatificação para incentivar os saltos e brincadeiras”, explica Guaraci. 

Os benefícios de gatificar o ambiente não são somente para os gatos. Uma boa estrutura e o uso dos estímulos corretos também vai poupar os seus móveis de serem um aparador das unhas dos felinos. Para isso, é importante investir em arranhadores nos nichos, que servem também para que o gatinho apare as próprias unhas. No caso de parquinhos planejados, dá para adaptar a estrutura para o gato com a decoração do apartamento, sem abrir mão do espaço para os móveis e, ao mesmo tempo, apresentando uma nova qualidade de vida ao felino. 

 

Nichos para gatos: você pode comprar uma estrutura que esteja pronta ou montar a sua, adaptando do seu jeito! (Arquivo Pessoal: @o_fazedor)Prateleiras para gatos: os felinos adoram ver o mundo de cima! (Arquivo Pessoal: @o_fazedor)Prateleira: gato ama explorar o ambiente e ser estimulado a brincadeiras com o parquinho. (Arquivo Pessoal: @o_fazedor)Nichos para gatos: uma casinha que faça uma toca também garante segurança aos felinos. (Arquivo Pessoal: @o_fazedor)Prateleiras para gatos: dentro da estrutura tem também arranhador! (Arquivo Pessoal: @o_fazedor)Prateleiras para gatos: até o bichano da foto ficou chocado ao perceber que tinha um novo parquinho para brincar! (Arquivo Pessoal: @o_fazedor)rateleiras para gatos: essa família da foto ficou bem contente e explorou o parquinho novo! (Arquivo Pessoal: @o_fazedor)Nicho: gato gosta de ter conforto e espaço pessoal, por isso é importante investir na gatificação do ambiente. (Arquivo Pessoal: @o_fazedor)Prateleira: gato ama descobrir coisas novas, imagina ao receber toda uma estrutura nova pra brincar? (Arquivo Pessoal: @o_fazedor)Prateleira: gato que vive em ambiente enriquecido tem benefícios na saúde mental e física! (Arquivo Pessoal: @o_fazedor)

 

Como gatificar o ambiente do meu felino?

 

Você mesmo pode e deve gatificar o ambiente do seu felino. Para isso, pode usar madeiras que estão sem uso ou prateleiras prontas e criar nichos para os gatos. Você também não precisa gastar muito dinheiro, já que pode incorporar os móveis da sua casa ao novo ambiente do felino. “A gatificação é a adaptação do espaço aos felinos, é criar um cantinho que eles se sintam confortáveis para relaxar e interagir. Uma ou duas prateleiras que levem os gatos até o topo de um guarda-roupa transforma o guarda-roupa num pedaço da gatificação da casa. Uma caixa de papelão no meio da sala, um caixote de feira ou nicho preso na parede, ou mesmo um lençol sobre uma cadeira (formando uma cabaninha) criam estímulos para os gatinhos interagirem”, afirma Guaraci. 

Prateleiras para gatos: como fazer?

Se você quiser investir em prateleiras pro seu bichano, pode procurar madeiras de demolição, pallets, tábuas ou partes de móveis que seriam descartados, e montar em forma de degraus uma estrutura para o seu felino. Vale o mesmo se você deseja saber como fazer uma rede para gatos. Nesse caso, não se trata da rede de proteção usada em janelas, mas sim aquela rede de dormir que fica presa nas pernas das cadeiras de jantar. É importante que ela esteja suspensa, pois os felinos gostam disso, e que tenha espaço para que eles possam deitar e se espalhar. Caso não haja, é bem capaz que eles não liguem e deixem a rede de lado. Alguns modelos já vem com ganchinhos para serem presos nos móveis, em outros casos o tecido vem com pontas que devem ser amarradas. Basta recortar o pano de um tamanho maior que o do seu gato e prender onde você desejar. 

Atenção: Gatificar o ambiente exige segurança!

Vale destacar que a gatificação não significa apenas sair colocando um monte de material nas paredes do seu apartamento. De nada adianta gatificar bem o ambiente se não há uma tela de proteção na janela do apartamento, por exemplo. Nesse caso, as prateleiras podem até colocar o gato em maior risco, já que podem facilitar uma fuga para a rua, onde ele pode contrair doenças ou sofrer um acidente, ou cair de um andar alto, caso você more em apartamento.

Conheça mais sobre “O Fazedor”, que cria nichos e parquinhos personalizados para felinos

 

 

Depois de tudo isso, você já se perguntou como o Guaraci resolveu fazer parquinhos para os gatos? Tudo começou quando ele morava no Uruguai, há alguns anos. Lá, Guaraci trabalhou com construção civil acompanhado de uma assistente especial, a gatinha tricolor Teresa, e passou a colocar algumas tábuas na parede, criando um espaço onde ela pudesse explorar. Quando retornou ao Brasil, uma amiga pediu que ele fizesse um circuito de prateleiras para seus dois gatinhos. O próximo passo veio quando Guaraci adotou sua gata, Dorinha, e se tornou “O Fazedor”, investindo na criação de circuitos para os gatinhos. “No começo, ainda pensava que os parquinhos eram apenas para os gatos se divertirem. Mas fui surpreendido ao descobrir que eles ajudam a melhorar a vida dos gatos em diversos outros pontos: ansiedade, medo, falta de pertencimento e até dificuldades físicas como cegueira, surdez e dificuldades de locomoção”, explica. 

 

Entre tantas histórias que coleciona como “O Fazedor”, uma em especial marca essa trajetória. Ele fez um parquinho para uma família de gatos, onde um não tinha uma patinha, e não conseguia saltar nem estar em lugares altos, algo que os felinos amam. Imaginem como devia se sentir esse gato? Então, ele desenvolveu um trajeto que permitia que o gato conseguisse subir na estante de livros. Depois, essa mesma família adotou um gatinho cego e esse gatinho especial ensinou o seu novo amigo sem visão a subir no parquinho. Emocionante, não é mesmo?!

“Ali, eu compreendi que meu trabalho ia além de uma simples brincadeira. Então, a cada novo projeto, levo comigo essa história e trato de fazer sempre o meu melhor. Com a marcenaria voltada para o enriquecimento ambiental felino, me realizo a cada dia. As peças são artesanais, por isso, dedico horas de estudo desenvolvendo produtos que realmente funcionem. Hoje ‘O Fazedor’ tem uma equipe que dá suporte para que coisas boas aconteçam, porém, me mantenho presente em todas as etapas do nosso processo. É muito bom ser relevante e levar qualidade de vida para os gatinhos e suas famílias”, completa Guaraci. 

Redação: Júlia Cruz