Você sabia que os pets precisam de um cuidado especial nas épocas mais frias do ano? Os gatos, por exemplo, por terem uma pelagem menos densa que os cães, são bastante sensíveis às alterações de temperatura e costumam sentir frio no inverno, demandando algumas mudanças na rotina para ficarem mais aquecidos.  Além de causar um desconforto físico, muita gente tem dúvidas se o frio pode deixar o animal doente. Será que a mudança de temperatura também pode deixar o gato gripado? Depois de ver um gato com gripe, o que fazer? Que remédios são recomendados e que cuidados devem ser tomados para prevenir a doença? Tire essas e outras dúvidas a seguir!

Afinal, o frio pode deixar o gato com gripe ou não?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A queda da temperatura que acontece normalmente no inverno é um verdadeiro perigo para os felinos. Como esses animais têm uma pelagem que, no geral, é mais fininha e pouco densa, eles ficam muito mais vulneráveis com mudanças bruscas de temperatura. Por isso, é comum sim que o gato fique gripado por causa do frio. Para evitar que isso aconteça, o tutor precisa saber como proteger os felinos do frio, mantendo-os bem aquecidos - principalmente no caso de gatos filhotes ou idosos, que têm o sistema imunológico naturalmente mais frágil.

Vale destacar que mesmo tomando todos os cuidados necessários com o seu amigo de quatro patas, pode acontecer dele adoecer. Nesses casos, é importante saber o que fazer quando o gato está gripado para ajudá-lo a se recuperar da doença o quanto antes.


Gripe em gatos: garanta que seu amigo fique bem aquecido nos dias mais frios
Gripe em gatos: garanta que seu amigo fique bem aquecido nos dias mais frios

“Meu gato está gripado, o que devo fazer?”

Os principais sintomas que um gato gripado pode apresentar são apatia, prostração, febre, espirros, corrimento nasal ou ocular e tosse. Ao suspeitar que o seu bichano está ficando doente, é importante procurar a ajuda de um médico veterinário para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. Geralmente, o que se usa é a chamada “terapia de suporte”, que são medidas adotadas para melhorar o sistema imunológico do felino a fim de combater a doença. Então, para quem não sabe o que fazer quando gato está gripado a nossa dica é: cuide muito bem da alimentação do seu pet, pois esta é uma das melhores formas de garantir uma boa saúde do animal. Além disso, incentivar a hidratação também é um passo muito importante. Em alguns casos, o veterinário também pode indicar alguns medicamentos, como antibióticos e outros tipos de remédio para gripe de gato.

Receita de remédio caseiro para gripe de gato funciona?

Todo tutor acaba procurando algumas alternativas para cuidar de um gato gripado da melhor forma, e na internet o que não faltam são receitas de remédios caseiros para esse tipo de problema. Contudo, é importante ter muito cuidado, pois existem alguns riscos em medicar o seu gatinho por conta própria. Por isso, o mais indicado é procurar ajuda de um especialista, pois somente um profissional qualificado é que vai poder dizer o que fazer quando o gato está gripado. 

Saiba como você pode evitar a gripe em gatos!

Antes de mais nada, o tutor deve ter em mente que proteger o gato do frio é um dos passos mais importantes na hora de prevenir a gripe felina. Investir em roupinhas, casacos e cobertores podem ser uma boa alternativa para aquecer seu amigo de quatro patas no inverno e mantê-lo bem quentinho e afastado de doenças. Além disso, existe também a vacinação contra a gripe que pode reduzir significativamente os sintomas da gripe, caso o bichano seja contaminado. A vacina, inclusive, faz parte da vacina polivalente, que também é conhecida como V3 ou V4 e faz parte do calendário obrigatório de vacinação desses animais.

Redação: Juliana Melo