É impossível não se apaixonar por fotos de cachorros. Enquanto alguns animais gostam de usar roupinhas e fantasias para ensaios temáticos, outros gostam mesmo é de correr bastante ao ar livre (o que geralmente rende fotos incríveis). Por trás das imagens de cachorro, sempre tem um pai babão que faz de tudo para clicar cada momento especial do seu pet. Mas você sabia que há formas de deixar os cliques com cara de foto profissional? Alguns truques bem fáceis podem melhorar a qualidade das imagens de cachorros. Para te ajudar a fazer fotos incríveis, pegamos algumas dicas com a fotógrafa Iane Filgueiras, que mora no Rio de Janeiro e é especialista em fotos com animais. Vem ver!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Na hora da foto, cachorro que sabe os comandos básicos torna o processo mais fácil

Para que o animal fique parado na hora de fazer o registro fotográfico, principalmente em estúdios, a melhor maneira é já ir ensinando ao peludo alguns comandos básicos. Sentar, deitar e dar a patinha são truques simples que você mesmo pode ensinar ao seu animal e fazem toda a diferença nesse momento. Na hora da foto, cachorro que sabe esses comandos consegue ficar mais focado. Não esqueça de recompensar o peludo toda vez que ele acertar!

2) Posicione um atrativo atrás da câmera na hora de fazer imagens de cachorrinhos

Para fazer o seu cachorro olhar para a câmera no momento certo do clique, vale a pena atrair a atenção dele com petiscos ou brinquedos. Para fazer fotos de cachorros filhotes, que são mais agitados, ter um truque para atrair a atenção deles pode facilitar o momento. “Eu sempre procuro colocar atrás da câmera, seja com assistente ou com a minha mão mesmo, algo que o animal gosta. Pode ser um brinquedo, um petisco, um pedaço de carne ou algo que faça barulho, já que muitas vezes eles olham pro barulho intrigados”, conta Iane.

3) Fotos de cachorros ficam melhores com o celular na horizontal

As fotos de cachorros na horizontal ficam com mais qualidade ainda. Por isso, se você quer uma imagem com cara de profissional, é bom evitar usar o celular em pé. Com a câmera na horizontal é muito mais fácil centralizar o pet e pegar outros elementos que podem deixar a foto mais bonita ainda. Sem falar que, na hora de postar nas redes sociais, você corre menos risco da imagem ser cortada ou redimensionada. Ah, e não esqueça de pensar em uma boa legenda para foto com cachorro que combine com a imagem.

4) Fotos de cachorros fofos: faça o animal olhar para a câmera

Na hora da foto, alguns cães podem ficar agitados e não ligarem para brinquedos e petiscos. Outros podem ficar desconfortáveis com a câmera e vão tentar fugir de qualquer forma. Por isso, ninguém melhor do que o tutor para saber o que vai chamar a atenção do seu peludo. “Já fotografei cachorro que bastava perguntar onde estava uma pessoa específica que ele olhava atento. O tutor precisa estimular o cão na hora da foto com as coisas boas que ele associa”, explica a fotógrafa.

 

Fotos de cachorros fofos: com a língua para fora, parece que estão sorrindo!Imagens de cachorro feitas em ambientes externos são melhores por causa da luminosidadeLegenda pra foto de cachorro tem que ser criativa, assim como a própria imagem!Para fazer uma boa foto, cachorro tem que se sentir confortável com a fantasiaFotos de cachorros fazem muito sucesso nas redes sociais! Quem resiste?Para uma boa foto, cachorro deve ser atraído por algo para olhar para a câmeraFotos de cachorros ficam boas se o cão também está tranquilo no momento do registroImagens de cachorrinhos fantasiados são sempre um amor!Fotos de cachorros podem ser feitas em qualquer momento. Basta uma câmera e criatividade!Imagens de cachorro: animal pode usar acessórios, tornando o registro mais dinâmico!

 

5) Chame os amigos que têm pets para fotos de cachorros em grupo

 

As fotos em grupo podem ser mais divertidas ainda. Na hora de clicar muitos cachorros juntos (como aniversários ou encontros em um parcão), é importante usar alguns truques para manter todos os cãezinhos sentados e olhando para a câmera. A dica é que os tutores posicionem o animal e use um brinquedo para chamar a atenção dele. Iane conta que 90% dos cães costumam olhar para a câmera nesse momento.

6) Imagens de cachorros: busque um bom ângulo 

Na hora de fazer fotos de cachorros, vale tudo! Inove nas imagens buscando ângulos diferentes e que vão deixar a foto mais bonita e, quem sabe, até render um clique bem engraçado. A Iane, por exemplo, gosta de pegar o focinho do animal em um primeiro plano, porque é o que eles têm de mais marcante na face. Ela diz que também procura favorecer os olhos, já que quando o animal olha para lente, esteticamente a foto fica mais bonita (pois ele parece olhar pra você). Outra ângulo bom é fotografar o animal com a boca aberta e a língua para fora, como se estivesse bem sorridente.  

7) Regule a câmera e procure um lugar com boa luminosidade para tirar fotos de cachorros

Fotografia tem muito a ver com luz. Uma boa iluminação é crucial para a foto perfeita. Para conseguir uma foto do seu cachorro em movimento, por exemplo, é necessário regular o equipamento e ter domínio da abertura da câmera. Geralmente, os celulares já fazem essa regulagem de forma automática, mas se você tem uma câmera semiprofissional ou profissional, precisa ficar atento a alguns detalhes. “Fotos em movimento sempre ficam melhor quando são externas, pois tem a questão da luminosidade. Quanto mais luz você tiver, melhor para pegar uma imagem em movimento. No estúdio, você consegue ter uma iluminação artificial melhor e ter esse controle. Mas no ambiente externo, em um dia ensolarado, de bastante luminosidade, você consegue uma foto não tremida com a velocidade do obturador mais alta”, explica Iane. 

8) Fotos de cachorros: respeite o animal que não se sente confortável com a câmera

Acima de tudo, você deve entender que assim como tem pessoas que não gostam de tirar fotos, existem animais que também não ficam confortáveis com a câmera ou o celular. Por isso, se o seu cão não gosta desse momento, procure entender e respeitar. O momento de registrar imagens de cachorro precisa ser prazeroso tanto para quem fotografa quanto para o animal e seu dono. Por isso, você deve perceber como o seu animal fica mais confortável. Em casa? Com fantasias? Correndo em um parcão? Seja qual for, lembre-se de tornar o momento o mais agradável possível para o seu pet. 

Redação: Júlia Cruz