O sentido mais poderoso dos cães é, com certeza, o olfato. Os cachorros são conhecidos por reconhecerem tudo e todos pelo cheiro e usam essa ferramenta para navegar pelos ambientes e até mesmo detectar possíveis ameaças. Por isso, é muito importante que o tutor saiba a importância disso na hora de cuidar da saúde do pet, inclusive para ligar o alerta se perceber algo estranho no focinho do cachorro. Saiba mais sobre esse sentido apurado dos cães e o quanto o focinho do seu cachorro é poderoso!

O focinho úmido facilita a captação de odores no ar

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Muita gente já se perguntou por que o focinho do cachorro está sempre úmido ou molhado. O que acontece é que a umidade do nariz do cachorro ajuda com a captação de odores no ar, já que as moléculas aromáticas são transportadas pelo vento. Cachorro com focinho gelado também é sinal de saúde, pois é através da respiração que os cães conseguem regular a temperatura corporal e se manterem bem, principalmente em dias de calor intenso.

Por isso, é bom ficar atento se seu cãozinho apresentar o focinho quente, pois é sinal de que algo não anda bem: uma temperatura maior que o normal pode significar febre ou alterações no organismo do pet. Se isso acontecer, não hesite em levá-lo ao veterinário.


O focinho muito seco ou quente pode indicar que o pet está com febre ou com alguma outra alteração no organismo
O focinho muito seco ou quente pode indicar que o pet está com febre ou com alguma outra alteração no organismo

Nariz de cachorro vai muito além de sentir o cheiro

O focinho dos cães possui inúmeras habilidades, muito mais do que apenas captar o cheiro das coisas. O olfato do cachorro consegue perceber quando há animais por perto, que tipo de animais são e se eles são hostis ou amistosos. Se o cão for macho, também consegue facilmente perceber uma cadela no cio.

A área cerebral relativa ao olfato de um cachorro chega a ser 40% maior do que a de um humano! Por captarem odores diversos, que passam despercebidos por nós, é comum a ajuda de cães farejadores para trabalhar com a detecção de bombas, drogas, vestígios de roupa humana ou até mesmo em resgates em áreas de difícil acesso.

Cuidados com o focinho de seu pet

Focinho comprido, curto ou largo, é sempre bom estar atento: o olfato é extremamente necessário ao cão e qualquer alteração deve ser observada. O focinho é uma região muito delicada, e se ele apresentar vermelhidão, estiver muito escuro ou inchado, é bom levar o cachorro ao veterinário, pois ele pode estar com queimaduras ou até mesmo inflamado. O mesmo cuidado deve acontecer na hora do banho: não deixe o sabão ou sabonete em contato com o focinho, assim como nenhum outro cosmético, mesmo os específicos para cachorros.

Redação: Karoline Miranda