Assim como os humanos, os gatinhos podem sofrer com problemas urinários. Para confirmar o diagnóstico, o exame de urina para gatos vai ser um procedimento necessário. No entanto, essa é uma situação que pode deixar o animal bem estressado, não importa se a coleta seja feita no veterinário ou em casa - às vezes, nem mesmo os médicos veterinários conseguem fazer a coleta do xixi. A interpretação de exame de urina em gatos é muito importante para diagnosticar doenças e determinar o melhor tratamento, seja em casos de infecções na bexiga ou mesmo problemas renais. Para entender melhor, vamos te explicar como o exame de urina em gatos é feito e dicas para coletar a urina de gato em casa.

Como é feito o exame de urina em gatos no veterinário?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A coleta do xixi para o exame de urina em gatos normalmente é feita pelo método cistocentese. Essa forma de coletar é indolor e a mais recomendada pelos veterinários. A urina do gato é coletada através da punção por agulha diretamente na bexiga do animal. É considerada uma coleta mais segura do que aquela feita por sonda, já que micro-organismos presentes na uretra podem contaminar o líquido.

Já a sondagem uretral é um procedimento para coleta da urina menos comum em gatos. O veterinário insere uma sonda pela uretra do gato até chegar na bexiga e aspira o xixi do animal. Em ambos casos, o material é levado para laboratório para uma análise clínica.

Como coletar urina de gato em casa?

Em alguns casos, pode ser necessário fazer a coleta do xixi do gato em casa. A forma mais recomendada para se fazer a coleta do exame de urina em casa é com o método de micção espontânea, feita pelo próprio tutor. Basta posicionar o pote de coleta estéril sob o animal na hora que ele estiver fazendo xixi. É recomendado não coletar o xixi inicial, já que pode vir acompanhado de células e outros detritos. Esse tipo de coleta é indicada quando o animal não permite ser manipulado no veterinário, mas é importante que o tutor siga todas as recomendações. 

Areia para coleta de urina de gatos funciona?

Existe um produto específico que pode ajudar os tutores na hora de coletar o material para o exame em casa. A areia para coletar urina de gato é feita com uma tecnologia especial que faz com que o xixi não seja absorvido na caixa de areia. Deixando, assim, a coleta muito mais fácil para o tutor, que irá apenas puxar a urina com uma seringa. Apesar de difícil ser encontrada no Brasil, você consegue achar essa areia em algumas pet shops. É uma boa pedida para animais que precisam fazer exames de urina com mais frequência.


O exame de urina em gatos ajuda a monitorar a saúde do sistema urinário do seu bichano
O exame de urina em gatos ajuda a monitorar a saúde do sistema urinário do seu bichano

Formas criativas de coletar urina de gato para exame

Existem algumas maneiras criativas que você pode testar para fazer a coleta do xixi de gato em casa. Veja algumas ideias

  • Deixar a caixa vazia: essa ideia pode ser usada para coletar o xixi, mas tudo vai depender do comportamento geral do seu bichano. Como os gatos são animais muito higiênicos, pode ser que se recuse a fazer xixi na caixa sem areia. Mas não custa tentar! Caso dê certo basta coletar a urina com a seringa e colocar no pote estéril - é importante que a caixinha esteja muito bem limpa.

  • Plástico filme cobrindo a areia: observe seu bichano e assim que ele se aproximar da caixinha, pegue rapidamente uma camada grossa de plástico filme para forrar a areia. Depois disso colete a urina do plástico com uma seringa.

  • Pedrinhas de aquário: uma das ideias mais criativas é a utilizar pedrinhas de aquário fervidas na caixa de areia. Elas vão absorver o material e, após o gato fazer o xixi, basta coletá-lo com uma seringa.

Antes de testar todas essas alternativas converse com o médico veterinário de confiança. Essas indicações alternativas, se não forem feitas com cuidado, podem contaminar a urina e impossibilitar que o exame seja feito de modo eficiente.

Redação: Hyago Bandeira