Cuidados

Escova furminator: gatos ficam incomodados? Funciona? Veja os prós e contras do produto!

A escova FURminator é um acessório muito útil na hora da escovar os pelos do gato. Você já ouviu falar nela? Confira as principais vantagens e desvantagens da ferramenta a seguir
A escova FURminator é um acessório muito útil na hora da escovar os pelos do gato. Você já ouviu falar nela? Confira as principais vantagens e desvantagens da ferramenta a seguir

Você já ouviu falar na escova FURminator? Gatos são animais que precisam de uma rotina de escovação para que a queda de pelos não se torne um problema. Além dos fios espalhados pela casa e móveis, o gato soltando muito pelo também pode prejudicar a saúde do animal: o hábito de fazer a limpeza com a própria língua faz com que os felinos engulam uma grande quantidade de pelagem morta, que se acumula no sistema digestivo e forma as chamadas bolas de pelo, que podem ser muito incômodas. 

A FURminator é bem comum entre os pais de felinos e possui diferentes modelos, cada um próprio para um  tipo de gatinho - basta você ver qual se adequa melhor ao seu amigo. Para entender um pouco mais sobre essa escova para gatos e quais são os prós e contras, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber a seguir!

Gato soltando muito pelo, e agora?

A queda de pelo em gatos é um processo totalmente natural e que ocorre principalmente como forma de adaptação dos bichanos à temperatura do ambiente. Entretanto, um gato soltando muito pelo pode trazer bastante dor de cabeça aos tutores que não sabem como lidar com isso. A maneira mais simples e prática de acabar com esse problema é estabelecer uma rotina de escovação. A questão é que você precisa escolher o melhor modelo de escova para gatos que se adeque à realidade do seu bichinho. Gatos vão continuar trocando a pelagem de tempos em tempos, isso é fato; mas pelo menos você vai conseguir reduzir a quantidade de pelo espalhado pela casa.

 

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Escova para gatos FURminator ajuda a retirar os pelos mortos
    Escova para gatos FURminator ajuda a retirar os pelos mortos

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    FURminator: gatos que soltam pelo em excesso podem se beneficiar desse modelo

    A FURminator é uma escova para gatos que tem feito bastante sucesso desde que chegou ao mercado pet. O produto é uma espécie de rasqueadeira retrátil que ajuda a remover pelos muito curtos ou que já caíram e permanecem no corpo do animal - geralmente, os tutores têm dificuldade em eliminar esses fios com os modelos tradicionais. Desta forma, o tutor não precisa se preocupar com o gato soltando muito pelo pela casa, pois toda a camada de pelagem morta é retirada pela FURminator. O pente fino da escova é muito semelhante às lâminas utilizadas para tosar animais.

    Existe um botão na “cabeça” da escova que, ao apertá-lo, os pelos saem facilmente sem você ter que tocá-los. Isso facilita muito o trabalho de escovação, tornando-o mais rápido e higiênico para o tutor.

    FURminator: gatos pelo curto ou longo? Existem modelos para diferentes características

    Antes de comprar a sua escova FURminator, se atente às características físicas e pelagem do gatinho. Veja os modelos disponíveis:

    • Para gatos pequenos com pelos longos;

    • Para gatos grandes com pelos longos;

    • Para gatos pequenos com pelos curtos;

    • Para gatos grandes com pelos curtos;

     

    Existem diferentes modelos da FURminator: gatos pequenos, grandes, com pelo longo ou curto
    Existem diferentes modelos da FURminator: gatos pequenos, grandes, com pelo longo ou curto

    Gato soltando muito pelo: vantagens e desvantagens da FURminator

    A principal vantagem da FURminator (pelo menos para os tutores) é o fato de que a escova ajuda a diminuir significativamente a quantidade de pelos que ficam espalhados pela casa. Além disso, a pelagem do seu bichinho fica muito mais bonita com a remoção dos pelos mortos - e isso até mesmo o ajuda a engolir menos dos mesmos enquanto eles se lambem, o que costuma formar as famosas “bolas de pelos”. Outro ponto positivo é que a pele do bichano finalmente respira, o que ajuda a evitar odores desagradáveis e até mesmo algumas doenças.

    Por outro lado, uma das grandes desvantagens da FURminator é o seu preço não é tão acessível assim - e não existem produtos semelhantes com um valor mais barato. Além disso, em alguns casos a escova pode acabar incomodando os gatos que ainda não estão acostumados com ela. Quando isso acontece, o tutor pode tomar algumas medidas para melhorar esse processo de adaptação: ofereça algum petisco ou brinquedo para o animal se distrair nesse momento. Assim, o bichano passa a associar a escovação com algo que ele gosta.


    Redação: Juliana Melo

    Bigode de gato: como saber se as

    Próxima matéria

    Bigode de gato: como saber se as "vibrissas" estão saudáveis?

    Parasitas em gatos: como deixar o felino longe desses incômodos?
    Saúde

    Parasitas em gatos: como deixar o felino longe desses incômodos?

    Apesar de não se falar muito nos parasitas em gatos, essa é uma preocupação que você deve ter constantemente. Mesmo que ele viva dentro de casa e não tenha acesso à rua, o gato pode ser contaminado por pulgas, carrapatos, ácaros e vermes. Esses pequenos invasores se instalam na pele ou no organismo do seu bichano e podem provocar incômodos e até doenças graves. Por outro lado, não é difícil prevenir os parasitas de gatos: basta inserir alguns cuidados na rotina do animal, como remédios e até mudanças na limpeza do ambiente em que ele vive.

    Comedouro automático para gatos: como funciona? É recomendado? Saiba tudo sobre o produto!
    Ração

    Comedouro automático para gatos: como funciona? É recomendado? Saiba tudo sobre o produto!

    Escolher um comedouro para gatos adequado pode ser uma missão mais difícil do que parece. Atualmente é possível encontrar diversas opções no mercado e cada uma apresenta suas próprias particularidades, o que pode deixar qualquer dono bastante indeciso. Uma ótima alternativa é investir em um comedouro automático, principalmente para tutores que passam muito tempo fora de casa. Conheça melhor o produto!

    Repelente para cachorro funciona? Saiba como agem os produtos que impedem que seu cachorro morda os móveis
    Adestramento

    Repelente para cachorro funciona? Saiba como agem os produtos que impedem que seu cachorro morda os móveis

    Muitas vezes, a adoção de um cachorrinho filhote vem acompanhada de alguns móveis e objetos destruídos. Isso ocorre pelo excesso de energia, vontade de desbravar o mundo, troca de dentes ou mesmo pela falta de estímulos contra o tédio. Existem muitas maneiras de lidar com esse problema, mas algumas alternativas para impedir esse comportamento podem funcionar. É o caso repelente para cachorro. É uma composição própria, vendida em pet shops no formato de um borrifador. O cheiro mais forte impede que os cães destruam objetos “proibidos”. Algumas versões do repelente podem até ajudar na tarefa de educar o animal para fazer xixi no lugar certo. Conheça mais sobre esses produtos e a indicação de uso!

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?
    Saúde

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?

    O reiki é uma terapia holística muito comum entre os humanos, mas você sabia que o seu pet também pode aproveitar os benefícios desse tratamento? O reiki veterinário é uma técnica de cura pelas mãos que busca alinhar os centros de energia do corpo - chamados de chakras -, promovendo o equilíbrio energético do corpo e melhorando a saúde física, mental e espiritual do animal. Que tal entender como o reiki pode ajudar na hora de cuidar de cachorro e até a melhorar o comportamento do gato? Vem que a gente te explica tudo que você precisa saber sobre o assunto!

    Ver Todas >

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?
    Cuidados dos animais

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?

    O bem-estar e a saúde do cachorro devem ser prioridades. Por isso, é muito importante manter a higiene com alguns cuidados básicos, como limpar as orelhas e escovar os dentes. O banho em cachorro também deve fazer parte da rotina - mesmo que alguns pets não gostem, é essencial para o bem-estar do animal. Mas e quando a pele do animal apresenta sinais de alergia?

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos
    Cuidados dos animais

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos

    Para garantir que nenhum animal de estimação seja maltratado, foi criada, em 1998, a lei de contra maus-tratos aos animais, transformando qualquer agressão a cães e gatos um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605. No entanto, nos últimos anos algumas alterações foram feitas dentro dessa legislação, e é importante entender o que mudou e, principalmente, como denunciar maus-tratos a cachorro e gato.   

    Tipos de tosa para Shih Tzu e Yorkshire
    Cuidados dos animais

    Tipos de tosa para Shih Tzu e Yorkshire

    Duas raças de cachorros pequenos que são bastante populares no Brasil e tem um pelo bem abundante são o Shih Tzu e o Yorkshire. Com uma pelagem versátil e que costuma crescer rápido, é normal que os tutores procurem alternativas para deixar os peludinhos ainda mais estilosos e bonitos por meio da tosa de cachorro. Existem diferentes técnicas de tosa, e algumas são mais populares em raças específicas. 

    Gato com calor:  5 dicas para deixar o seu pet mais confortável nos meses mais quentes do ano
    Cuidados dos animais

    Gato com calor: 5 dicas para deixar o seu pet mais confortável nos meses mais quentes do ano

    Quem tem um bichano em casa sabe bem que cuidar de gato no verão é uma tarefa fundamental para preservar a saúde do animal. Assim como os cães, os felinos também sentem os efeitos dos meses mais quentes do ano - até mesmo dentro de casa. Mas será que você sabe quais os cuidados necessários para garantir o bem-estar de um gato no calor? 

    Ver Todas >