Você já ouviu falar na escova FURminator? Gatos são animais que precisam de uma rotina de escovação para que a queda de pelos não se torne um problema. Além dos fios espalhados pela casa e móveis, o gato soltando muito pelo também pode prejudicar a saúde do animal: o hábito de fazer a limpeza com a própria língua faz com que os felinos engulam uma grande quantidade de pelagem morta, que se acumula no sistema digestivo e forma as chamadas bolas de pelo, que podem ser muito incômodas. 

A FURminator é bem comum entre os pais de felinos e possui diferentes modelos, cada um próprio para um  tipo de gatinho - basta você ver qual se adequa melhor ao seu amigo. Para entender um pouco mais sobre essa escova para gatos e quais são os prós e contras, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber a seguir!

Gato soltando muito pelo, e agora?

A queda de pelo em gatos é um processo totalmente natural e que ocorre principalmente como forma de adaptação dos bichanos à temperatura do ambiente. Entretanto, um gato soltando muito pelo pode trazer bastante dor de cabeça aos tutores que não sabem como lidar com isso. A maneira mais simples e prática de acabar com esse problema é estabelecer uma rotina de escovação. A questão é que você precisa escolher o melhor modelo de escova para gatos que se adeque à realidade do seu bichinho. Gatos vão continuar trocando a pelagem de tempos em tempos, isso é fato; mas pelo menos você vai conseguir reduzir a quantidade de pelo espalhado pela casa.

 


Escova para gatos FURminator ajuda a retirar os pelos mortos
Escova para gatos FURminator ajuda a retirar os pelos mortos

FURminator: gatos que soltam pelo em excesso podem se beneficiar desse modelo

A FURminator é uma escova para gatos que tem feito bastante sucesso desde que chegou ao mercado pet. O produto é uma espécie de rasqueadeira retrátil que ajuda a remover pelos muito curtos ou que já caíram e permanecem no corpo do animal - geralmente, os tutores têm dificuldade em eliminar esses fios com os modelos tradicionais. Desta forma, o tutor não precisa se preocupar com o gato soltando muito pelo pela casa, pois toda a camada de pelagem morta é retirada pela FURminator. O pente fino da escova é muito semelhante às lâminas utilizadas para tosar animais.

Existe um botão na “cabeça” da escova que, ao apertá-lo, os pelos saem facilmente sem você ter que tocá-los. Isso facilita muito o trabalho de escovação, tornando-o mais rápido e higiênico para o tutor.

FURminator: gatos pelo curto ou longo? Existem modelos para diferentes características

Antes de comprar a sua escova FURminator, se atente às características físicas e pelagem do gatinho. Veja os modelos disponíveis:

• Para gatos pequenos com pelos longos;

• Para gatos grandes com pelos longos;

• Para gatos pequenos com pelos curtos;

• Para gatos grandes com pelos curtos;

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

 


Existem diferentes modelos da FURminator: gatos pequenos, grandes, com pelo longo ou curto
Existem diferentes modelos da FURminator: gatos pequenos, grandes, com pelo longo ou curto

Gato soltando muito pelo: vantagens e desvantagens da FURminator

A principal vantagem da FURminator (pelo menos para os tutores) é o fato de que a escova ajuda a diminuir significativamente a quantidade de pelos que ficam espalhados pela casa. Além disso, a pelagem do seu bichinho fica muito mais bonita com a remoção dos pelos mortos - e isso até mesmo o ajuda a engolir menos dos mesmos enquanto eles se lambem, o que costuma formar as famosas “bolas de pelos”. Outro ponto positivo é que a pele do bichano finalmente respira, o que ajuda a evitar odores desagradáveis e até mesmo algumas doenças.

Por outro lado, uma das grandes desvantagens da FURminator é o seu preço não é tão acessível assim - e não existem produtos semelhantes com um valor mais barato. Além disso, em alguns casos a escova pode acabar incomodando os gatos que ainda não estão acostumados com ela. Quando isso acontece, o tutor pode tomar algumas medidas para melhorar esse processo de adaptação: ofereça algum petisco ou brinquedo para o animal se distrair nesse momento. Assim, o bichano passa a associar a escovação com algo que ele gosta.


Redação: Juliana Melo