Já reparou que alguns gatos preferem se aventurar em lugares mais altos, enquanto outros gostam de se manter mais próximos do chão? Isso acontece porque existe uma diferença de comportamento que determina que alguns gatos são mais verticais e outros horizontais. Enquanto o primeiro grupo simplesmente adora ver o mundo “de cima” e sempre busca estantes e nichos elevados para se entreter, os gatos classificados como horizontais são aqueles bichanos que tendem a ser mais “pé no chão” (ou melhor, pata no chão). Nesse caso, é comum ver o gatinho em lugares mais baixos, como debaixo da mesa ou do sofá. Se o seu amigo de quatro patas se encaixa mais no segundo grupo, chegou a hora de descobrir como investir no enriquecimento ambiental para gatos horizontais. Veja as dicas que nós separamos a seguir!

Toca para gatos: uma opção simples e prática para acomodar seu bichano

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Diferente dos cachorros, os gatos não são animais totalmente domesticados ainda e, por isso, ainda possuem muitos instintos primitivos, como o de se esconder sempre que possível. A toca para gatos é uma ótima alternativa para isso, principalmente se estamos falando de um bichano que não gosta de altura. Além de se esconderem, esse acaba sendo um lugar perfeito para os felinos descansarem e tirarem uma boa sonequinha, que é outra coisa que eles adoram. E o melhor de tudo: existem vários tipos de toca para gatos, e a maioria dá para improvisar em casa com materiais simples e baratos, como uma camisa velha, caixa de papelão ou até com MDF. 

O circuito para gatos ajuda a entreter e gastar a energia do seu amigo

Embora muita gente pense que o circuito para gatos só funciona se o felino gosta de ficar no alto, esse pensamento é um tanto equivocado. Na verdade, a dica para fazer um circuito para gatos horizontais é tentar instalar os nichos e prateleiras mais próximos do chão, e não muito elevados. Assim, o seu amigo de quatro patas que não gosta de altura se sentirá mais confortável em praticar exercícios físicos e pular de um nicho para o outro. Você também pode instalar em forma de “escadinhas” para facilitar o processo e agradar ainda mais o seu pet, mas lembrando sempre de não posicionar muito no alto, heim?


A toca para gatos pode ser feita com diferentes materiais: desde papelão até MDF
A toca para gatos pode ser feita com diferentes materiais: desde papelão até MDF

Rede de cadeira para gatos pode ser uma boa ideia de enriquecimento ambiental

Se o seu bichano é daqueles que adoram ficar debaixo da mesa ou outros móveis, uma boa opção de enriquecimento ambiental para gatos é uma rede de cadeira. Esse é um acessório que está cada vez mais popular e, mesmo que o seu gatinho já tenha sua própria cama, essa acaba sendo uma ótima alternativa de local para ele descansar durante o dia. A rede de cadeira para gatos pode ser encontrada em diferentes materiais, mas é muito simples de usar e de instalar nas pernas da cadeira, trazendo total conforto para o seu amigo de quatro patas!

Arranhador de papelão para gatos: uma forma divertida de afastar o estresse e exercitar seu pet

Se você quer evitar que os móveis ou o sofá da sala sejam arranhados, a melhor maneira de fazer isso é investindo em um arranhador para gatos. Não tem jeito: os felinos agem por instinto e, portanto, precisam de um acessório adequado para afastar o estresse e aparar suas unhas. O arranhador de papelão para gatos é uma ótima opção para entreter o bichano mais horizontal, já que pode ser facilmente posicionado no chão. Esse tipo de arranhador costuma ser bem baratinho e ainda é sustentável. Além do mais, para quem gosta de fazer as coisas por conta própria, vai adorar saber que o arranhador de papelão para gatos é bem fácil de fazer em casa

Túnel para gatos: gatinho horizontal vai amar esse brinquedo

Para atender ao padrão de comportamento de um gatinho horizontal, é fundamental que a gatificação da sua casa seja feita toda no chão ou lugares bem baixos. Uma dica que vai estimular bastante o pet é criar um túnel para gatos na sua casa: basicamente consiste em uma passagem com entrada e saída. É possível encontrar um pronto em pet shops com o formato cilíndrico e feito de poliéster, que é muito fácil de montar e desmontar. No entanto, você também pode criar um túnel de gato em casa com caixas de papelão. Basta encaixar várias caixas e prender bem com uma fita: você pode criar um túnel reto ou mesmo fazer um labirinto com as caixas apoiadas no chão. Seu gatinho vai adorar! 

Redação: Juliana Melo