Comportamento

Enriquecimento ambiental para gatos: 5 formas de promover mais qualidade de vida para gatos horizontais

A rede de cadeira para gatos é uma ideia super válida para dar mais qualidade de vida para felinos que não gostam de altura
A rede de cadeira para gatos é uma ideia super válida para dar mais qualidade de vida para felinos que não gostam de altura

Já reparou que alguns gatos preferem se aventurar em lugares mais altos, enquanto outros gostam de se manter mais próximos do chão? Isso acontece porque existe uma diferença de comportamento que determina que alguns gatos são mais verticais e outros horizontais. Enquanto o primeiro grupo simplesmente adora ver o mundo “de cima” e sempre busca estantes e nichos elevados para se entreter, os gatos classificados como horizontais são aqueles bichanos que tendem a ser mais “pé no chão” (ou melhor, pata no chão). Nesse caso, é comum ver o gatinho em lugares mais baixos, como debaixo da mesa ou do sofá. Se o seu amigo de quatro patas se encaixa mais no segundo grupo, chegou a hora de descobrir como investir no enriquecimento ambiental para gatos horizontais. Veja as dicas que nós separamos a seguir!

Toca para gatos: uma opção simples e prática para acomodar seu bichano

Diferente dos cachorros, os gatos não são animais totalmente domesticados ainda e, por isso, ainda possuem muitos instintos primitivos, como o de se esconder sempre que possível. A toca para gatos é uma ótima alternativa para isso, principalmente se estamos falando de um bichano que não gosta de altura. Além de se esconderem, esse acaba sendo um lugar perfeito para os felinos descansarem e tirarem uma boa sonequinha, que é outra coisa que eles adoram. E o melhor de tudo: existem vários tipos de toca para gatos, e a maioria dá para improvisar em casa com materiais simples e baratos, como uma camisa velha, caixa de papelão ou até com MDF. 

O circuito para gatos ajuda a entreter e gastar a energia do seu amigo

Embora muita gente pense que o circuito para gatos só funciona se o felino gosta de ficar no alto, esse pensamento é um tanto equivocado. Na verdade, a dica para fazer um circuito para gatos horizontais é tentar instalar os nichos e prateleiras mais próximos do chão, e não muito elevados. Assim, o seu amigo de quatro patas que não gosta de altura se sentirá mais confortável em praticar exercícios físicos e pular de um nicho para o outro. Você também pode instalar em forma de “escadinhas” para facilitar o processo e agradar ainda mais o seu pet, mas lembrando sempre de não posicionar muito no alto, heim?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A toca para gatos pode ser feita com diferentes materiais: desde papelão até MDF
    A toca para gatos pode ser feita com diferentes materiais: desde papelão até MDF

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Rede de cadeira para gatos pode ser uma boa ideia de enriquecimento ambiental

    Se o seu bichano é daqueles que adoram ficar debaixo da mesa ou outros móveis, uma boa opção de enriquecimento ambiental para gatos é uma rede de cadeira. Esse é um acessório que está cada vez mais popular e, mesmo que o seu gatinho já tenha sua própria cama, essa acaba sendo uma ótima alternativa de local para ele descansar durante o dia. A rede de cadeira para gatos pode ser encontrada em diferentes materiais, mas é muito simples de usar e de instalar nas pernas da cadeira, trazendo total conforto para o seu amigo de quatro patas!

    Arranhador de papelão para gatos: uma forma divertida de afastar o estresse e exercitar seu pet

    Se você quer evitar que os móveis ou o sofá da sala sejam arranhados, a melhor maneira de fazer isso é investindo em um arranhador para gatos. Não tem jeito: os felinos agem por instinto e, portanto, precisam de um acessório adequado para afastar o estresse e aparar suas unhas. O arranhador de papelão para gatos é uma ótima opção para entreter o bichano mais horizontal, já que pode ser facilmente posicionado no chão. Esse tipo de arranhador costuma ser bem baratinho e ainda é sustentável. Além do mais, para quem gosta de fazer as coisas por conta própria, vai adorar saber que o arranhador de papelão para gatos é bem fácil de fazer em casa

    Túnel para gatos: gatinho horizontal vai amar esse brinquedo

    Para atender ao padrão de comportamento de um gatinho horizontal, é fundamental que a gatificação da sua casa seja feita toda no chão ou lugares bem baixos. Uma dica que vai estimular bastante o pet é criar um túnel para gatos na sua casa: basicamente consiste em uma passagem com entrada e saída. É possível encontrar um pronto em pet shops com o formato cilíndrico e feito de poliéster, que é muito fácil de montar e desmontar. No entanto, você também pode criar um túnel de gato em casa com caixas de papelão. Basta encaixar várias caixas e prender bem com uma fita: você pode criar um túnel reto ou mesmo fazer um labirinto com as caixas apoiadas no chão. Seu gatinho vai adorar! 

    Redação: Juliana Melo

     

    Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?

    Próxima matéria

    Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?

    Dos brinquedos educativos aos passeios: saiba como promover um enriquecimento ambiental para seu cachorro
    Brinquedos

    Dos brinquedos educativos aos passeios: saiba como promover um enriquecimento ambiental para seu cachorro

    Cachorros são animais ativos e que adoram brincadeiras estimulantes. Os danadinhos conseguem transformar qualquer coisa em brinquedo: o seu chinelo, meias enroladas e o que mais acharem pela frente. Como esses objetos não são os mais indicados e seguros, é sempre bom ter brinquedos próprios e à disposição do seu cachorro. Além de entretenimento, os brinquedos são ótimos acessórios para adestramento e estreitar os laços entre animal e dono.

    Cadeira de rodas para cachorro: como o acessório promove mais qualidade de vida para cães com deficiência?
    Histórias reais

    Cadeira de rodas para cachorro: como o acessório promove mais qualidade de vida para cães com deficiência?

    Sobrevivente da cinomose, o Migalha é um vira-lata cheio de energia para viver. Pequeno, fofo e com uma particularidade especial: por causa da doença, ele perdeu o movimento das patas traseiras e hoje usa uma cadeira de rodas para cachorro. Morador de São Paulo, o Migalha só ganhou qualidade de vida com o objeto e hoje pode passear normalmente na rua. É justamente por causa da cadeira de rodas para cachorro que ele leva uma vida normal e feliz, como qualquer outro animal. Conheça mais sobre essa história e saiba o que o veterinário fisioterapeuta Max Freire, do Rio de Janeiro, contou sobre o uso do acessório para devolver a mobilidade a cães com deficiência.

    Como limpar a caixa de areia do gato? 5 dicas que vão facilitar a sua vida - mesmo em apartamento!
    Caixa de areia

    Como limpar a caixa de areia do gato? 5 dicas que vão facilitar a sua vida - mesmo em apartamento!

    Não adianta: ter um animal de estimação em casa aumenta consideravelmente a quantidade de tarefas diárias que você precisa fazer para manter tudo em ordem. O trabalho compensa no final, mas para garantir um ambiente confortável tanto para você, quanto para o bichinho, a limpeza não pode ser deixada de lado — principalmente se ele for um gato. Como os felinos são bem organizados e higiênicos, a caixa de areia do gato precisa ser limpa regularmente, já que, se ele não se sentir confortável no lugar certo, vai acabar fazendo xixi e cocô em outros lugares da casa. Confira, aqui embaixo, cinco dicas que vão tornar essa rotina mais simples (mesmo se você morar em apartamento)!

    Displasia coxofemoral em cães: como melhorar a qualidade de vida do animal diagnosticado com o problema?
    Saúde

    Displasia coxofemoral em cães: como melhorar a qualidade de vida do animal diagnosticado com o problema?

    Há uma série de doenças que podem comprometer a mobilidade dos nossos amigos de quatro patas. Entre elas, a displasia coxofemoral em cães. A patologia, que atinge as patas traseiras do animal, exige um tratamento acompanhado de perto por veterinários pelo resto da vida do cãozinho. Por isso, entender o processo de evolução da doença é fundamental para saber quais medidas tomar para garantir o conforto e o bem-estar do seu pet.

    Ver Todas >

    Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino
    Comportamento animal

    Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino

    Quem nunca se perguntou se o gato enxerga no escuro ou até mesmo se assustou com o olho felino brilhando à noite? O olhar de gato é cheio de particularidades, assim como outras partes do seu corpo. Pais de primeira viagem podem estranhar essas alterações no olhar que são comuns em todos os felinos. Para esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas, o Patas da Casa reuniu uma série de curiosidades que vão te ajudar a entender melhor por que a pupila do gato muda de acordo com o ambiente e como os gatos enxergam no escuro. 

    Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?
    Comportamento animal

    Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?

    Passear com cachorro é uma das melhores formas de gastar energia dos animais domésticos. Os cães adoram sair de casa, fazer novos amigos e passar um tempo de qualidade com o tutor. O problema é que normalmente a hora do passeio desperta a agitação sem fim nos cãezinhos. Alguns, inclusive, não podem ver a coleira e a guia que já começam a pular e correr pela casa. 

    Brinquedos para cachorro filhote: veja as opções indicadas para o primeiro ano de vida
    Comportamento animal

    Brinquedos para cachorro filhote: veja as opções indicadas para o primeiro ano de vida

    O lado brincalhão dos cães permanece em todas as fases da vida. É por isso que os brinquedos para cachorro são super importantes para oferecer mais qualidade de vida ao pet. Mas é importante escolher o ideal para cada cãozinho: assim como existem brinquedos indicados para cada personalidade canina, a idade também influencia na decisão. Os brinquedos para cachorro filhote devem ser adequados para ajudar na dentição e no desenvolvimento do animal. 

    Por que gatos não gostam de carinho na barriga? Veja algumas teorias e explicações!
    Comportamento animal

    Por que gatos não gostam de carinho na barriga? Veja algumas teorias e explicações!

    Ao contrário do que muitos podem pensar, os gatos são animais que podem, sim, ser amáveis e carinhosos com os seus donos - eles só têm um jeitinho bastante próprio de demonstrar isso. O que acontece é que, diferente dos cães, os felinos são mais reservados e menos expansivos nessas demonstrações de afeto, mas quando é hora de receber carinho, eles gostam (e às vezes até procuram por isso). O problema é que não são todos os lugares do corpo do animal que são indicados para as carícias.

    Ver Todas >