Diarreia

Encontrou sangue nas fezes do gato? O que o sintoma pode indicar?

Sangue nas fezes do gato: saiba como ajudar o seu amigo nesse caso
Sangue nas fezes do gato: saiba como ajudar o seu amigo nesse caso

Parte da vida como mãe e pai de pet envolve tarefas que não são as mais agradáveis do mundo, mas que não deixam de ser necessárias. Uma delas é observar o cocô do seu amigo: descobrir sangue nas fezes do gato (ou do cachorro) é algo que deve, no mínimo, chamar a sua atenção. Por ser um sintoma que pode indicar várias condições diferentes, quanto maior for a quantidade de informações que você tiver sobre a situação, melhor. Para te ajudar nesse momento, nós conversamos com a Dra. Luciana Capirazzo, que é a veterinária especializada em felinos do Hospital Vet Popular. Vem ver aqui embaixo o que ela contou! 

Sangue nas fezes do gato: o que pode significar?

Para começar, vale lembrar que encontrar sangue no cocô do seu gato sempre significa que alguma coisa não está muito certa com o seu amigo — mesmo que seja em quantidade pequena. “A presença de sangue nas fezes de gatos é menos comum do que em cães, mas também pode ser causada por verminoses, hipersensibilidade alimentar, doenças intestinais ou por um corpo estranho no trato gastrointestinal do animal”, explica a veterinária.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    .
    .
    Gato com diarreia e sangue: é assim que fica o cocô do seu gato nesse caso
    Gato com diarreia e sangue: é assim que fica o cocô do seu gato nesse caso
    .
    Gato com diarreia e sangue: é assim que fica o cocô do seu gato nesse caso

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Gato

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Gato

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Gato

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Gato

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    A ida ao veterinário é indispensável para o gato fazendo cocô com sangue

    Depois de identificar esse problema nas fezes do seu gato, Luciana conta que a primeira coisa a se fazer é visitar um veterinário com urgência. Para a consulta, é importante que você consiga detalhar para o profissional, primeiro, o aspecto das fezes: um gato com diarreia com sangue pode ter um quadro diferente do que está com o cocô mais firme. “A tonalidade do sangue nas fezes também pode indicar que o problema está em segmentos distintos do trato gastrointestinal”, conta Luciana. Além disso, é importante saber há quanto tempo o seu amigo está apresentando esse sintoma. 

    Um outro detalhe que pode ajudar bastante no diagnóstico do seu amigo são os outros sintomas que ele apresenta além das fezes de gato com sangue. Ele pode vomitar, se recusar a comer, ficar apático e, até mesmo, sentir dor. Todos esses detalhes devem ser contados ao veterinário na hora do exame clínico. O profissional também pode pedir exames como ultrassonografia, radiografia ou, até mesmo, hemograma dependendo de qual seja o diagnóstico possível indicado pelo quadro do paciente. 

    Como tratar e prevenir esse problema no seu gato

    Cada possível causa para as fezes de gato com sangue têm um tratamento diferente. “No caso dos animais que têm hipersensibilidade alimentar, uma dieta especial é necessária para que o quadro de sangue nas fezes seja evitado”, explica Luciana. As doenças intestinais, por sua vez, são tratadas com medicamentos receitados pelo veterinário de acordo com a situação do seu amigo — remédios caseiros sem prescrição não são recomendados nesse caso. 

    Para prevenir, você pode colocar em prática duas táticas bem efetivas: “a vermifugação periódica é primordial para a saúde do animal e o acompanhamento semestral com médico veterinário se torna essencial para uma boa qualidade de vida dele”, conta Luciana. 

    Redação: Ariel Cristina Borges 

    Castração de gato: quais os cuidados que você deve ter no pós-operatório?

    Próxima matéria

    Castração de gato: quais os cuidados que você deve ter no pós-operatório?

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Diarreia

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    A presença de sangue nas fezes do cachorro é um assunto especialmente preocupante para os tutores, uma vez que o cocô ensanguentado indica que algo está fora do normal. A questão deve ser sempre levada a sério, pois há diversas razões para isso acontecer — desde um episódio momentâneo, simples de resolver, até doenças mais graves, como a gastroenterite hemorrágica e o câncer em cachorros. Ao perceber o sangue, pode ser muito útil fotografar ou recolher uma amostra das fezes do seu cão e levá-la ao veterinário.

    Sangue nas fezes do cachorro pode ser giárdia? Veterinário explica os sintomas da doença
    Diarreia

    Sangue nas fezes do cachorro pode ser giárdia? Veterinário explica os sintomas da doença

    Por mais que não seja a atividade mais agradável do mundo, é na hora de analisar os xixis, cocôs e vômitos eventuais do nosso cachorro que a gente descobre que alguma coisa não está indo tão bem. Um cachorro vomitando sangue, por exemplo, pode estar com uma série de viroses e doenças — o mesmo acontece quando o sangue sai nas fezes do animal. Esse é, inclusive, uma das principais ações da giárdia em cães: o verme age no sistema digestório do animal e causa a giardíase, doença que pode ser transmitida para os humanos e é comum em cachorros que frequentam canis, parques e outros lugares em que têm contato com outros animais.

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!
    Saúde

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!

    Infelizmente, a ideia de que os gatos estão 100% seguros dentro de casa é uma ilusão. Os felinos são animais curiosos e suas peripécias podem acabar transformando qualquer ambiente controlado em um mar de perigos. Por isso, é muito importante se manter atento aos sinais comportamentais e físicos do animal para identificar possíveis problemas, como intoxicações e envenenamentos. Em momentos como esses, pensar rápido e saber agir de imediato pode fazer toda a diferença! Por isso, descubra o que fazer caso o seu gato seja envenenado ou intoxicado!

    Por que os gatos escondem as fezes?
    Caixa de areia

    Por que os gatos escondem as fezes?

    Os gatos são animais que ainda têm heranças genéticas da época que eram selvagens. Mesmo domesticados, eles ainda têm vários comportamentos que remetem à essa época. Esconder as fezes é um deles. Muitos acham que isso é porque eles são animais com senso de higiene, mas isso pode não ser verdade absoluta. Apesar de ainda não existir uma resposta definitiva, acredita-se que esse comportamento é para se camuflar de predadores. O contrário também pode acontecer e faz com que os gatos deixem as fezes expostas para marcar território.

    Ver Todas >

    Cálculo renal em gatos: como se desenvolve? Tem cura? Veterinária explica tudo sobre o problema
    Gato

    Cálculo renal em gatos: como se desenvolve? Tem cura? Veterinária explica tudo sobre o problema

    Não é mistério que os felinos têm certa dificuldade para beber água no dia a dia. A questão é que muitas vezes isso acaba desencadeando vários problemas na saúde do gato, principalmente no sistema urinário, trazendo grande preocupação para os tutores. O cálculo renal em gatos é uma doença mais comum do que se imagina e precisa de alguns cuidados. Por isso, é essencial saber identificar um gato com problema renal para procurar a ajuda de um especialista o quanto antes. 

    Como funciona a areia biodegradável para gatos? Vale à pena?
    Gato

    Como funciona a areia biodegradável para gatos? Vale à pena?

    Os felinos são conhecidos por serem animais extremamente higiênicos e, portanto, precisam de um cuidado especial quando o assunto são as suas necessidades fisiológicas. A caixa de areia para gatos é o acessório ideal para isso, mas quando se trata especificamente do tipo de areia, muitos tutores podem ficar em dúvida sobre qual é a melhor opção. Uma delas é a areia biodegradável para gatos, que pode ser encontrada em diferentes tamanhos e granulações. Mas será que esse material realmente vale à pena? Quais são os diferenciais dele? A seguir, te contamos o que você precisa saber sobre esse tipo de areia de gato!

    Conheça algumas raças de gatos exóticos!
    Gato

    Conheça algumas raças de gatos exóticos!

    No universo felino existem raças de gatos para todos os gostos. Elas podem variar de pelagem, tamanho, estrutura óssea, formato dos olhos, cores e até mesmo terem comportamentos distintos. Apesar de todas as raças serem exuberantes, algumas delas se destacam por suas características peculiares. É o caso dos gatos exóticos, que carregam particularidades que, muitas vezes, os tornam raças bem raras. 

    Complexo gengivite-estomatite felina: entenda mais sobre a inflamação oral que atinge os gatos
    Gato

    Complexo gengivite-estomatite felina: entenda mais sobre a inflamação oral que atinge os gatos

    Ter um gatinho não é só diversão: é preciso também saber cuidar da saúde do animal. Alguns problemas podem surgir quando menos se espera, e cabe ao tutor saber como identificá-los e o que fazer nesses momentos. É provável que você nunca tenha ouvido falar do complexo gengivite-estomatite felina (também chamado de gengivite-estomatite-faringite felino), não é mesmo?

    Ver Todas >