Diarreia

Encontrou sangue nas fezes do gato? O que o sintoma pode indicar?

Sangue nas fezes do gato: saiba como ajudar o seu amigo nesse caso
Sangue nas fezes do gato: saiba como ajudar o seu amigo nesse caso

Parte da vida como mãe e pai de pet envolve tarefas que não são as mais agradáveis do mundo, mas que não deixam de ser necessárias. Uma delas é observar o cocô do seu amigo: descobrir sangue nas fezes do gato (ou do cachorro) é algo que deve, no mínimo, chamar a sua atenção. Por ser um sintoma que pode indicar várias condições diferentes, quanto maior for a quantidade de informações que você tiver sobre a situação, melhor. Para te ajudar nesse momento, nós conversamos com a Dra. Luciana Capirazzo, que é a veterinária especializada em felinos do Hospital Vet Popular. Vem ver aqui embaixo o que ela contou! 

Sangue nas fezes do gato: o que pode significar?

Para começar, vale lembrar que encontrar sangue no cocô do seu gato sempre significa que alguma coisa não está muito certa com o seu amigo — mesmo que seja em quantidade pequena. “A presença de sangue nas fezes de gatos é menos comum do que em cães, mas também pode ser causada por verminoses, hipersensibilidade alimentar, doenças intestinais ou por um corpo estranho no trato gastrointestinal do animal”, explica a veterinária.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    .
    .
    Gato com diarreia e sangue: é assim que fica o cocô do seu gato nesse caso
    Gato com diarreia e sangue: é assim que fica o cocô do seu gato nesse caso
    .
    Gato com diarreia e sangue: é assim que fica o cocô do seu gato nesse caso

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Gato

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Gato

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Gato

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Gato

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    A ida ao veterinário é indispensável para o gato fazendo cocô com sangue

    Depois de identificar esse problema nas fezes do seu gato, Luciana conta que a primeira coisa a se fazer é visitar um veterinário com urgência. Para a consulta, é importante que você consiga detalhar para o profissional, primeiro, o aspecto das fezes: um gato com diarreia com sangue pode ter um quadro diferente do que está com o cocô mais firme. “A tonalidade do sangue nas fezes também pode indicar que o problema está em segmentos distintos do trato gastrointestinal”, conta Luciana. Além disso, é importante saber há quanto tempo o seu amigo está apresentando esse sintoma. 

    Um outro detalhe que pode ajudar bastante no diagnóstico do seu amigo são os outros sintomas que ele apresenta além das fezes de gato com sangue. Ele pode vomitar, se recusar a comer, ficar apático e, até mesmo, sentir dor. Todos esses detalhes devem ser contados ao veterinário na hora do exame clínico. O profissional também pode pedir exames como ultrassonografia, radiografia ou, até mesmo, hemograma dependendo de qual seja o diagnóstico possível indicado pelo quadro do paciente. 

    Como tratar e prevenir esse problema no seu gato

    Cada possível causa para as fezes de gato com sangue têm um tratamento diferente. “No caso dos animais que têm hipersensibilidade alimentar, uma dieta especial é necessária para que o quadro de sangue nas fezes seja evitado”, explica Luciana. As doenças intestinais, por sua vez, são tratadas com medicamentos receitados pelo veterinário de acordo com a situação do seu amigo — remédios caseiros sem prescrição não são recomendados nesse caso. 

    Para prevenir, você pode colocar em prática duas táticas bem efetivas: “a vermifugação periódica é primordial para a saúde do animal e o acompanhamento semestral com médico veterinário se torna essencial para uma boa qualidade de vida dele”, conta Luciana. 

    Redação: Ariel Cristina Borges 

    Como funciona a memória dos felinos? Veja curiosidades sobre o cérebro do gato

    Próxima matéria

    Como funciona a memória dos felinos? Veja curiosidades sobre o cérebro do gato

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Diarreia

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    A presença de sangue nas fezes do cachorro é um assunto especialmente preocupante para os tutores, uma vez que o cocô ensanguentado indica que algo está fora do normal. A questão deve ser sempre levada a sério, pois há diversas razões para isso acontecer — desde um episódio momentâneo, simples de resolver, até doenças mais graves, como a gastroenterite hemorrágica e o câncer em cachorros. Ao perceber o sangue, pode ser muito útil fotografar ou recolher uma amostra das fezes do seu cão e levá-la ao veterinário.

    Sangue nas fezes do cachorro pode ser giárdia? Veterinário explica os sintomas da doença
    Diarreia

    Sangue nas fezes do cachorro pode ser giárdia? Veterinário explica os sintomas da doença

    Por mais que não seja a atividade mais agradável do mundo, é na hora de analisar os xixis, cocôs e vômitos eventuais do nosso cachorro que a gente descobre que alguma coisa não está indo tão bem. Um cachorro vomitando sangue, por exemplo, pode estar com uma série de viroses e doenças — o mesmo acontece quando o sangue sai nas fezes do animal. Esse é, inclusive, uma das principais ações da giárdia em cães: o verme age no sistema digestório do animal e causa a giardíase, doença que pode ser transmitida para os humanos e é comum em cachorros que frequentam canis, parques e outros lugares em que têm contato com outros animais.

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!
    Saúde

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!

    Infelizmente, a ideia de que os gatos estão 100% seguros dentro de casa é uma ilusão. Os felinos são animais curiosos e suas peripécias podem acabar transformando qualquer ambiente controlado em um mar de perigos. Por isso, é muito importante se manter atento aos sinais comportamentais e físicos do animal para identificar possíveis problemas, como intoxicações e envenenamentos. Em momentos como esses, pensar rápido e saber agir de imediato pode fazer toda a diferença! Por isso, descubra o que fazer caso o seu gato seja envenenado ou intoxicado!

    Por que os gatos escondem as fezes?
    Caixa de areia

    Por que os gatos escondem as fezes?

    Os gatos são animais que ainda têm heranças genéticas da época que eram selvagens. Mesmo domesticados, eles ainda têm vários comportamentos que remetem à essa época. Esconder as fezes é um deles. Muitos acham que isso é porque eles são animais com senso de higiene, mas isso pode não ser verdade absoluta. Apesar de ainda não existir uma resposta definitiva, acredita-se que esse comportamento é para se camuflar de predadores. O contrário também pode acontecer e faz com que os gatos deixem as fezes expostas para marcar território.

    Ver Todas >

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Gato

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Anticoncepcional para gatos: veterinária aponta os perigos da vacina para cio de gato
    Gato

    Anticoncepcional para gatos: veterinária aponta os perigos da vacina para cio de gato

    Já parou para pensar como ocorre o cruzamento entre os gatos? Os machos sempre estão dispostos a acasalar, mas as fêmeas precisam estar no período do cio para aceitar a aproximação. O primeiro cio costuma ocorrer quando o animal atinge a puberdade, que normalmente é entre o 8º e o 10º mês de vida. Esse costuma ser um período bastante delicado para todos, que precisam já que a gata passa por uma grande carga de estresse. 

    6 cuidados com gatos para evitar vômitos e diarreia
    Gato

    6 cuidados com gatos para evitar vômitos e diarreia

    O vômito e diarreia em gatos são condições que sempre ligam o alerta nos tutores. Geralmente sintoma de algum outro problema de saúde, o gato vomitando ou com diarreia pode representar tanto uma reação natural do organismo felino quanto uma doença mais grave. O sistema digestivo do gato é sensível e pode ser afetado por uma simples alteração na alimentação. 

    Como é a personalidade do Ragdoll?
    Gato

    Como é a personalidade do Ragdoll?

    O Ragdoll é uma raça de gato gigante que faz muito sucesso, e isso não é só por causa da sua aparência fofinha e felpuda. O que realmente encanta os gateiros é a personalidade do gato Ragdoll, que é muito afetuosa e tranquila. Muitas pessoas até chegam a comparar o bichano a um cachorro, pois além de ser muito brincalhão, o Ragdoll também tem uma dependência maior da sua família humana. 

    Ver Todas >