Como todos sabem, o banho em gatos não costuma ser indicado para complementar a higiene felina, já que esses animais conseguem se limpar muito bem sozinhos. Contudo, esse tipo de cuidado pode ser indicado em determinadas circunstâncias - como em casos onde o gato apresenta algum tipo de doença de pele ou está infestado por parasitas. Quando isso acontece, a escolha certa do shampoo para gato é muito importante para garantir que o produto vai agredir e nem fazer mal para a pele do bichano. Entenda a seguir em que casos o produto é recomendado e o que levar em consideração antes de comprar um shampoo para gatos.

Afinal, quando o banho e o shampoo para gatos podem ser necessários?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os banhos tendem a ser uma experiência bastante estressante e desagradável para os gatos, principalmente porque a maioria não suporta o contato com a água (embora existam algumas exceções). Por isso, antes de incluir o banho na rotina do seu pet, é imprescindível conversar com o médico veterinário para receber as orientações necessárias para esse momento e não errar na escolha dos produtos.

Normalmente, limpezas mais profundas só são indicadas em casos de problema de saúde, como para eliminar infestações de pulgas e carrapatos ou para o tratamento e controle de doenças de pele (dermatites e micoses). Por conta disso, o shampoo para gato deve ser bastante específico para cuidar da saúde do animal, e precisa de recomendação médica.

Um outro cenário em que o banho pode ser indicado é quando o gato está muito sujo e não é possível retirar toda a sujeira somente com os lenços umedecidos - principalmente no caso de filhotes de gato que foram resgatados recentemente das ruas e não conseguem se limpar sozinhos. Agora se o seu gatinho é saudável e não se encaixa em nenhuma das situações mencionadas acima, é melhor deixar o banho de lado. Os felinos são totalmente capazes de cuidar da própria higiene sem a ajuda dos humanos.


O banho em gato é indicado apenas em situações específicas de saúde
O banho em gato é indicado apenas em situações específicas de saúde

Shampoo para gato: como escolher o produto certo para o bichano?

Se houver a necessidade do seu gato tomar banho, não esqueça de seguir à risca todas as orientações passadas pelo médico veterinário. Existem produtos específicos para cada tipo de situação, como veremos a seguir.

• Shampoo antipulgas para gatos: esse tipo de shampoo é ideal para conter a infestação de parasitas. Em casos leves, o produto costuma ser suficiente para livrar o seu pet do problema, porque ele mata as pulgas existentes e é capaz de repelir a chegada de novas intrusas por alguns dias. 

• Shampoo para gatos filhotes: o produto para filhotes geralmente tem uma composição mais suave e com componentes hidratantes, o que é fundamental para cuidar dos bichanos nos primeiros meses de vida. Como o corpo do gato ainda é muito frágil quando ele é bebê, o shampoo utilizado deve ser específico para a idade dele.

• Shampoo dermatológico para gatos: as doenças de pele em gatos são bastante comuns, e normalmente os tratamentos incluem banhos regulares com produtos específicos para o controle do problema. Nesse caso, o tipo de shampoo vai depender do diagnóstico feito pelo veterinário, mas a presença de ingredientes como aloe vera, aveia, manteiga de karité e óleo de abacate costuma ajudar bastante.

• Shampoo para gato “2 em 1”: o produto é indicado normalmente para animais que precisam de shampoo e condicionador na hora da higiene, que geralmente são gatinhos com pelos mais longos ou cacheados. A função principal é desembaraçar os pelos.

Shampoo a seco para gatos: geralmente, essa é a melhor opção para gatos que têm total aversão a água e precisam de banhos regulares por recomendação médica. Isso torna o banho mais tranquilo e menos traumático para o animal. A espuma é aplicada diretamente no pelo do gato e depois deve ser levemente escovada. No fim, o excesso de produto pode ser retirado com uma toalha.

Redação: Juliana Melo