Já encontrou um cachorro sorrindo por aí? Os cães não conseguem falar, mas podem ser bem expressivos de vez em quando - e a prova disso é que eles podem até mesmo manifestar sentimentos “humanos”. É por isso que o cachorro dando risada ou sorrindo sempre desperta a curiosidade dos tutores, que logo se perguntam se aquilo é sinônimo de felicidade e alegria. Afinal, será que o cachorro ri e sorri, assim como nós? O que isso significa?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você já se deparou com uma foto de cachorro sorrindo, ou até mesmo flagrou o seu doguinho com os lábios curvados para cima, chegou a hora da verdade. O Patas da Casa foi atrás de respostas e explicações para um cachorro que sorri. Vem com a gente!

Meu cachorro me sorriu latindo, isso é possível?

É muito fácil encontrar a imagem de um cachorro sorrindo: memes na internet é o que não faltam retratando essa situação, basta pesquisar! Mas será que essa curvatura que compreendemos como um sorriso é, de fato, o resultado de um cão que sorri, ou não passa de uma coincidência? A verdade é que a ciência ainda não foi capaz de descobrir o que realmente acontece para os sorrisos de um cachorro aparecerem. No entanto, é comprovado que existem, sim, outros animais que conseguem sorrir da mesma forma que os humanos - e é bem capaz que os caninos estejam incluídos nessa lista.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores americanos descobriu que espécies de chimpanzés, gorilas e orangotangos sorriem em situações específicas, como quando recebem cócegas. Também foi feita uma outra pesquisa que basicamente conclui que os chimpanzés têm expressões faciais muito semelhantes aos humanos quando sorriem.

É por isso que o cachorro sorrindo se torna uma possibilidade, além dos primatas. Não há consenso em relação a isso, mas acredita-se que quando um cachorro sorri é basicamente uma “resposta” aos sorrisos humanos. Ou seja, seu doguinho te vê sorrir e automaticamente sorri de volta para você como uma forma de estreitar essa comunicação.


Cão que sorri é uma resposta automática aos sorrisos humanos
Cão que sorri é uma resposta automática aos sorrisos humanos

Cachorro rindo: o que as pesquisas revelam sobre esse comportamento?

Além da foto de cachorro sorrindo, outro questionamento muito pertinente é se os risos também fazem parte do comportamento canino. Nesse caso, existe um embasamento maior para a resposta. Uma pesquisa conduzida pela comportamentalista Patricia Simonet, da Universidade de Sierra Nevada, na Espanha, concluiu que os cães podem, sim, dar risada e isso, inclusive, é algo que os acalma. No entanto, o riso canino é bem diferente do riso humano: os cachorros abrem a boca e sopram, ficando um pouco ofegantes quando estão rindo.

Esse som acontece principalmente durante brincadeiras e momentos “felizes” para o cão, que se sente estimulado a rir. Durante o estudo, Simonet exibiu sons de risos de cachorro a outros cães e observou o comportamento deles. Como resultado, pode-se detectar que as risadas caninas influenciam positivamente nos sentimentos do animal, deixando-os mais ativos. Em abrigos de animais abandonados, esse tipo de som transmitiu tranquilidade para os demais.

Cachorro que sorri ou dá risada: como saber se o seu doguinho é feliz?

É fofo demais ter um cão que sorri e ri o tempo todo, mas será que esses são os únicos sinais de felicidade dos nossos pets? Claro que não! Na verdade, existem várias formas de saber se um cachorro é feliz ou não. A postura corporal, por exemplo, sempre dá indícios de como o animal se sente. Se você chega em casa depois de um longo dia fora e seu doguinho já te recepciona na porta com o rabinho abanando e algumas lambidas, certamente é sinal de amor e felicidade!

No dia a dia, outros comportamentos que podem ser percebidos é o companheirismo e a independência do pet. Um cão que é feliz dificilmente apresenta atitudes agressivas e destrutivas. Ele está sempre buscando formas de brincar e se divertir ao seu lado, além de fazer de tudo para mostrar que te ama - seguir o dono pela casa ou dormir nos seus pés é uma prova disso.

Redação: Juliana Melo