Como muitos tutores sabem, os gatos sentem calor, e com o verão se aproximando é importante redobrar a atenção com o seu amigo de quatro patas nessa época. A estação mais quente do ano pode trazer várias mudanças no comportamento do gato, e uma delas está diretamente relacionada ao apetite. É comum encontrar um gato que não quer comer porque está incomodado com a temperatura, mas qual a relação entre essas duas situações? O que fazer com gatos no calor e como melhorar o apetite deles nos dias mais quentes? Para desvendar essas dúvidas, preparamos uma matéria com o que você precisa saber. Dá só uma olhada!

Gato sente calor e não quer comer? Saiba o motivo por trás disso!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Essa situação é mais comum do que se imagina, e quando o gato sente calor no verão ou em qualquer outro dia mais quente, isso pode afetar significativamente o interesse dos bichanos pela comida. A mudança no apetite dos felinos quando está calor acontece por um simples motivo: a digestão é um processo biológico que geralmente exige bastante esforço do corpo e que consome muito calor e energia, tornando-se desconfortável para os pets nos dias calorentos. Sendo assim, é comum que os bichanos não se sintam tão atraídos pela ração em épocas como o verão.

Mas atenção: isso não quer dizer que se o gato não quer comer, ele pode passar o dia sem se alimentar. Pelo contrário, é justamente por isso que os tutores devem ter ainda mais atenção com a alimentação dos felinos nesse período, ou eles podem acabar ficando doentes.

Gato com calor: aprenda a identificar se o bichano está sofrendo com as altas temperaturas

O maior problema de um gato com calor é conseguir decifrar os sinais de que o pet está incomodado com a temperatura. Diferente dos humanos, os felinos não transpiram de forma aparente e tampouco verbalizam que estão sentindo calor. Afinal, os gatos não falam - mas vocalizam: os miados excessivos são bastante comuns nos dias mais quentes, e são a forma que esses animais encontram de “reclamar” do que estão sentindo. Além disso, o ato de se lamber frequentemente, a respiração acelerada e a salivação intensa são outros indicativos de que o gato sente calor. O gatinho também vai procurar por ambientes mais arejados para descansar. Ah, e claro: a mudança de apetite também deve ser levada em consideração nessas horas.


O gato com calor tende a se lamber com mais frequência
O gato com calor tende a se lamber com mais frequência

“Meu gato não quer comer porque está quente, e agora?”

Quando o gato não quer comer, cabe a nós, humanos, encontrar a melhor alternativa para tentar alimentar os bichanos. A única coisa que realmente não pode acontecer é o gato ficar sem comer por longas horas, pois assim como qualquer ser vivo a alimentação é fundamental para manter os pets saudáveis. Sendo assim, seguem algumas dicas para melhorar o apetite dos felinos nessas horas:

• A ração deve estar sempre fresca. Portanto, não se deve encher os potes de comida do gato com muitos grãos. Separe apenas o essencial para alimentar o seu amigo nas horas certas, pois o calor faz com que a ração perca a sua textura e sabor.

• O ideal é que a ração não receba exposição solar. Caso contrário, o alimento pode ficar envelhecido e perder o sabor e a textura com mais facilidade.

• Refrescar gato no calor é muito importante. A melhor forma de fazer isso é investindo em fontes de água para gato, mas se isso não for possível, o tutor também pode deixar potes de água espalhados pela casa sempre à disposição do pet. Não esqueça de trocar a água regularmente para deixá-la mais atrativa para o animal.

• A ração úmida é uma alternativa à ração seca. Os felinos simplesmente amam um sachê, e a parte boa é que, além de saborosos e nutritivos, essa também é uma ótima forma de manter o bichano hidratado. Nos dias muito quentes, você pode servir a ração úmida gelada e colocar um pouco de água para aumentar a ingestão de água. 

Ainda assim, se o gato apresentar resistência para comer, vale a pena consultar um veterinário para verificar como anda a saúde dele, pois a falta de apetite também pode estar relacionada a doenças.

Redação: Juliana Melo