Ver um cachorro com medo de trovão não é uma situação incomum. Como possuem uma audição bastante apurada, é natural que um barulho muito alto como o do trovão acabe trazendo certo incômodo para os cães, certo? Errado! Não é exatamente o volume do barulho que assusta um cachorro medroso, e sim o perigo e a ameaça que o som representa. Esse medo pode se apresentar em diferentes níveis e até impactar todo o comportamento do cachorro nessas horas. Por isso, é importante encontrar uma forma de como acalmar cachorro com medo de trovão e ajudá-lo a entender que não há perigo.

O que acontece com um cachorro com medo de chuva e trovões?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A fobia que os animais sentem por causa da chuva e dos trovões pode se apresentar em diferentes graus. Enquanto alguns cães sentem um leve medo, outros cachorros podem manifestar um desconforto bem maior.  Além do barulho assustador,  que na cabeça dos cães representa algum tipo de perigo, normalmente a situação vem acompanhada de uma experiência traumática para os animais. Isso é comum principalmente em casos de cães abandonados que foram resgatados e adotados, já que a vida nas ruas não é nada fácil, principalmente em dias de temporal.

Outro fator que também pode contribuir para um cachorro com medo de trovões é se ele tiver tido contato com um outro cãozinho (ou até mesmo uma pessoa) que também se mostrou assustado com esse barulho. Alguns estudos indicam que o estresse dos humanos pode se refletir no cachorro. No caso da chuva, os cães podem relacionar o som do trovão com algo negativo se perceberem algum impacto no comportamento de seus tutores.

Cachorro com medo de trovões costuma ficar impaciente ou se esconder

Não é difícil perceber quando você tem um cachorro com medo de trovão. Os animais podem demonstrar isso de várias maneiras: com incansáveis latidos, arranhões na janela e/ou porta, tremores pelo corpo ou até mesmo se escondendo embaixo da cama ou do sofá. Em alguns casos, o cachorro pode ficar tão desesperado que acaba fugindo como tentativa de se proteger. Nessas horas, o cachorro também pode apresentar um comportamento destrutivo, principalmente se estiver sozinho, para tentar sair de casa. Por isso, o tutor precisa fechar muito bem as portas e portões de casa para evitar possíveis fugas do cãozinho!


Para lidar com um cachorro com medo de trovão, é importante não fazer uma associação negativa com a chuva
Para lidar com um cachorro com medo de trovão, é importante não fazer uma associação negativa com a chuva

Veja algumas dicas de como acalmar cachorro com medo de trovão!

1) Garanta um cantinho seguro para o seu amigo nos dias chuvosos

Antes de mais nada, é importante que o seu amigo se sinta seguro nesse momento. Por isso, o ideal é encontrar um espaço da casa a que ele possa recorrer quando chover. Pode ser a própria caminha dele, por exemplo, com um cobertorzinho agradável e brinquedos que sejam de sua preferência. Assim, quando a tempestade começar o cachorro medroso já vai direto para o seu cantinho para se sentir melhor!

2) Treine o seu cãozinho para perder o medo com músicas de fundo de chuva e trovão

Uma boa forma de ajudar um cachorro com medo de trovão a superar isso é treinando o bichinho aos poucos para ele se acostumar com o barulho. Parar tentar, é bem simples: basta procurar músicas com sons de chuva e trovão de fundo no YouTube e mostrá-las para o seu pet. Caso ele comece a ficar muito alterado, é só pausar por um tempo e depois repetir todo o processo até que ele compreenda que não existe nenhum perigo. Com o tempo, ele vai acabar deixando o medo de trovão de lado.

3) Interaja com seu amigo nesses momentos com brincadeiras e outras distrações

A distração é uma ótima forma na hora de como acalmar um cachorro! Tenha em mãos aquele brinquedinho que o seu amigão tanto gosta ou prepare um petisco para mimá-lo. Uma boa dica, inclusive, são os brinquedos interativos porque eles exigem maior atenção do cãozinho, como as famosas bolinhas que guardam ração dentro e o animal precisa aprender como liberá-la. É importante desviar a atenção dele do barulho e não associar a chuva a algo negativo. 

4) Calmantes podem funcionar em casos mais graves

Para um cachorro medroso ao extremo, uma alternativa possível também são os remédios para acalmar cães. Mas nada de sair medicando seu pet por conta própria,: qualquer tipo de medicação precisa ser indicada e supervisionada pelo médico veterinário. Então, se a fobia do seu cão for num nível muito alto e nenhuma das técnicas anteriores ajudam a melhorar isso, é importante procurar a ajuda de um profissional.

Redação: Juliana Melo