Os cuidados com um gato são muito importantes para manter o bem-estar (e até a saúde) do animal. Caixa de areia sempre limpa, pelos escovados com frequência e muitos arranhadores espalhados pela casa são alguns deles. Ainda assim, muita gente tem dúvidas sobre a necessidade e a importância da higiene bucal dos felinos. Afinal de contas, escovar dente de gato é realmente necessário? O que pode acontecer com o felino se os tutores não se atentarem a esse detalhe? Dá uma olhada aqui embaixo que hoje o Patas da Casa vai te ajudar a descobrir tudo o que você precisa sobre a limpeza de dente de gato!
Escovar dente de gato: sim ou não?
A resposta, como você já deve imaginar, é sim! Não há muita diferença entre a necessidade de escovação dental dos cachorros e dos gatos. Os felinos também podem acumular sujeiras e restos de alimentos que favorecem a proliferação de bactérias e o surgimento de uma série de infecções além do cálculo dentário e da gengivite. Se não forem tratadas, essas infecções podem se desenvolver para doenças mais graves. Casos de gato com mau hálito também podem ser causados pela falta de escovação.

Mais Lidas

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.
Como escovar os dentes do gato?
Agora que você sabe que escovar os dentes do gato é realmente necessário, precisa descobrir como fazer e a primeira instrução nesse caso tem a ver com o ambiente: seu gato precisa estar relaxado e tranquilo para deixar você escovar os dentes dele. Peça a ajuda do veterinário para indicar uma pasta de dente para gatos ou específica para pets (essas também servem para cachorros). A escova de dentes pode ser a específica para animais ou até uma de humanos, mas é importante que tenha cerdas suaves e seja pequena para caber na boca do animal sem machucá-lo.
Para que o momento seja relaxante, associe a escovação a muito carinho no seu gato:ele vai criar menos resistência com a limpeza. Depois de aplicar a pasta na escova, faça movimentos suaves com ela nos dentes do animal. É comum que, nas primeiras vezes, você não consiga limpar tudo da melhor maneira possível, mas isso é normal: o gato vai precisar de um tempinho para se acostumar com o processo. No dia a dia, você pode complementar esse cuidado com petiscos que ajudam a manter a limpeza e evitam o acúmulo de tártaro.
De quanto em quanto tempo é necessário escovar os dentes do gato?
A placa bacteriana dos dentes do seu gato pode se formar em um intervalo entre 24 e 48 horas — ainda mais se ele estiver acostumado com a ração úmida. A frequência pode ser estabelecida com o veterinário, mas o ideal é que a limpeza de dente de gato aconteça no mínimo três vezes por semana. No início, você pode espaçar os intervalos até que o animal se acostume e reaja bem à situação, ok?! Depois disso, a escovação de dentes vai virar algo comum na rotina.
Redação: Ariel Cristina Borges
