Os cuidados com um gato são muito importantes para manter o bem-estar (e até a saúde) do animal. Caixa de areia sempre limpa, pelos escovados com frequência e muitos arranhadores espalhados pela casa são alguns deles. Ainda assim, muita gente tem dúvidas sobre a necessidade e a importância da higiene bucal dos felinos. Afinal de contas, escovar dente de gato é realmente necessário? O que pode acontecer com o felino se os tutores não se atentarem a esse detalhe? Dá uma olhada aqui embaixo que hoje o Patas da Casa vai te ajudar a descobrir tudo o que você precisa sobre a limpeza de dente de gato! 

Escovar dente de gato: sim ou não? 

A resposta, como você já deve imaginar, é sim! Não há muita diferença entre a necessidade de escovação dental dos cachorros e dos gatos. Os felinos também podem acumular sujeiras e restos de alimentos que favorecem a proliferação de bactérias e o surgimento de uma série de infecções além do cálculo dentário e da gengivite. Se não forem tratadas, essas infecções podem se desenvolver para doenças mais graves. Casos de gato com mau hálito também podem ser causados pela falta de escovação.


O dente de gato também precisa de cuidados específicos para se manter saudável
O dente de gato também precisa de cuidados específicos para se manter saudável

Como escovar os dentes do gato?

Agora que você sabe que escovar os dentes do gato é realmente necessário, precisa descobrir como fazer e a primeira instrução nesse caso tem a ver com o ambiente: seu gato precisa estar relaxado e tranquilo para deixar você escovar os dentes dele. Peça a ajuda do veterinário para indicar uma pasta de dente para gatos ou específica para pets (essas também servem para cachorros). A escova de dentes pode ser a específica para animais ou até uma de humanos, mas é importante que tenha cerdas suaves e seja pequena para caber na boca do animal sem machucá-lo. 

Para que o momento seja relaxante, associe a escovação a muito carinho no seu gato:ele vai criar menos resistência com a limpeza. Depois de aplicar a pasta na escova, faça movimentos suaves com ela nos dentes do animal. É comum que, nas primeiras vezes, você não consiga limpar tudo da melhor maneira possível, mas isso é normal: o gato vai precisar de um tempinho para se acostumar com o processo. No dia a dia, você pode complementar esse cuidado com petiscos que ajudam a manter a limpeza e evitam o acúmulo de tártaro. 

De quanto em quanto tempo é necessário escovar os dentes do gato?

A placa bacteriana dos dentes do seu gato pode se formar em um intervalo entre 24 e 48 horas — ainda mais se ele estiver acostumado com a ração úmida. A frequência pode ser estabelecida com o veterinário, mas o ideal é que a limpeza de dente de gato aconteça no mínimo três vezes por semana. No início, você pode espaçar os intervalos até que o animal se acostume e reaja bem à situação, ok?! Depois disso, a escovação de dentes vai virar algo comum na rotina.

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.