Se você tem um bichano em casa, deve estar ciente de que limpar orelha de gato está entre um dos cuidados com o animal. Como muitos sabem, a audição é um dos sentidos mais apurados dos felinos e, portanto, é uma das principais formas desses animais se comunicarem com o ambiente ao seu redor. Logo, limpar essa região se torna fundamental para evitar problemas como a otite em gatos. Mas de quanto em quanto tempo esse tipo de higiene deve ser feita? Como limpar ouvido de gato e que produtos são os mais indicados para isso? A seguir, te contamos tudo que você precisa saber!

Limpar ouvido de gato é algo que deve ser feito a cada duas semanas

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para manter a orelha do gato sempre em bom estado e evitar o acúmulo de cera na região, normalmente se recomenda que a limpeza aconteça pelo menos a cada duas semanas. Pode ser que nem sempre dê para fazer isso exatamente neste intervalo de tempo, mas é importante se dedicar exclusivamente a esta tarefa no mínimo duas vezes por mês, mesmo que atrase um ou dois dias. Caso contrário, seu amigo de quatro patas fica muito mais vulnerável a infecções, como a otite.

No entanto, é importante ter alguns cuidados nessas horas e o tutor precisa aprender como limpar ouvido de gato direitinho, sem machucar o bichano ou traumatizá-lo. Como alguns animais não gostam que mexam em suas orelhas, isso pode se tornar um trabalho mais complicado (mas não impossível!). Portanto, tenha calma e siga as orientações abaixo.


Como limpar orelha de gato: uma toalha umedecida ou gaze pode ajudar bastante nesse momento
Como limpar orelha de gato: uma toalha umedecida ou gaze pode ajudar bastante nesse momento

Como limpar orelha de gato? Veja algumas dicas!

Muitos tutores se perguntam qual é a melhor forma de higienizar o ouvido dos felinos, pois algumas raças costumam ter mais secreção do que outras (como limpar orelha de gato Persa, por exemplo). Mas a parte da limpeza independe disso, e pode seguir basicamente a mesma lógica para todos os peludos. 

O primeiro passo é evitar o estresse do gato, tentando associar o momento a coisas positivas. O brinquedo preferido do bichano pode ser um ótimo item para se ter por perto nesse momento. Em seguida, analise as orelhas do seu amigo, pois este é o momento de verificar qualquer sinal de problema, como infecções ou parasitas. Já para dar início a limpeza, deve-se começar pela a parte externa com uma toalha umedecida e shampoo para gatos. Em seguida, parte-se para o ouvido interno do gato, que é uma parte mais delicada: a limpeza deve ser feita com uma gaze esterilizada enrolada no dedo, sempre com muita cautela. Outra ferramenta que pode ser usada também são os limpadores auriculares para gatos - vale conversar com o veterinário a respeito disso. E prontinho, orelha limpa!

Se você está se perguntando como limpar ouvido de gato com otite, pode ficar tranquilo. O procedimento pode ser o mesmo mencionado acima, mas requer ainda mais cuidado e atenção para não piorar a infecção na orelha do felino. Muita calma nessa hora!

Solução para limpar orelha de gato: qual é o produto mais recomendado?

Embora essa seja uma dúvida bastante comum e pertinente, os tutores de gatos não tem muito com o que se preocupar. Uma gaze de algodão esterilizada geralmente é suficiente para a higiene da parte interna do ouvido do gato, mas caso o tutor queira investir em uma solução específica para isso, também é possível encontrar produtos com essa finalidade nos pet shops. Mas atenção: antes de comprar uma solução para limpar orelha de gato, é fundamental consultar o médico veterinário do seu pet antes. Ele poderá indicar quais são as marcas mais indicadas, e é sempre bom ter orientações de um profissional.

Redação: Juliana Melo