A ceia de natal é um momento de união e celebração entre toda a família, incluindo os pets da casa. Se você tem um peludo, com certeza já se questionou como tornar esse momento mais agradável para ele também. Afinal, são muitas delícias à disposição que podem deixá-lo louco para tentar roubar um pedacinho ou outro. Mas você sabe o que cachorro pode comer na ceia de natal? Muitos alimentos e preparos dessa época podem ser bem prejudiciais para os animais, podendo causar intoxicação e, em alguns casos, até matar o seu animal. Nesse caso, o cuidado precisa ser redobrado. Para te ajudar, listamos as coisas que o que cachorro não pode comer e o que está liberado durante a ceia de natal. Chega mais!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que cachorro não pode comer no Natal?

Alguns alimentos que os humanos amam são extremamente perigosos para os animais. Em todo o caso, o melhor é deixar esses preparos em uma altura que os cachorros não alcancem e ter bastante cuidado na hora de servir. Veja algumas comidas proibidas:

  • Cachorro pode comer chocolate?

De jeito nenhum! O chocolate é, sem dúvidas, o pior alimento que o animal pode ingerir. No chocolate há uma substância chamada Teobromina, que pode causar muitos problemas nos peludos, como taquicardia, convulsões, crises alérgicas, aumento da pressão arterial e vômitos. Mantenha todas as sobremesas com chocolate longe do seu cachorro!

  • Rabanadas estão proibidas para o peludo

A rabanada é um alimento gorduroso, feito com leite e pão, e ainda finalizado com açúcar e canela. Apesar de amada pelos humanos, pode causar muitos problemas ao animal, inclusive prejudicar o funcionamento do pâncreas. Alimentos gordurosos, no geral, podem gerar uma inflamação chamada pancreatite.

  • Cachorro pode comer cebola?

A cebola possui um composto chamado tiossulfato, o que torna esse alimento altamente perigoso para os cães. O mesmo vale para os derivados, como a cebolinha. Por isso, jamais ofereça nada que tenha sido preparado com a cebola. Ela pode causar danos em órgãos como o coração e os rins.

  • Panetone e Chocotone só são liberados para humanos

Panetone e chocotone são clássicos das ceias natalinas que devem ficar bem longe dos cães. O primeiro tem uva passa na composição, uma fruta que pode causar problemas renais, e o outro tem chocolate, que como já falamos é bem tóxico para animais. Deixe essas sobremesas longe dos peludos!

  • Cachorro pode comer pão?

Não é bom oferecer pão ao seu peludo, embora isso seja bem comum. Esse alimento é feito com fermento, composto que pode causar problemas intestinais. Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de pão pode deixar os pelos do animal mais fracos e ressecados.

  • Bebidas alcoólicas não podem ser oferecidas em nenhuma hipótese

Nunca ofereça bebida alcoólica para o seu cachorro. Além de não ser engraçado ver o animal bêbado, o álcool pode ser muito tóxico para o pet. O organismo do animal não absorve o teor alcoólico da bebida como o nosso, por isso o animal pode ficar intoxicado e até morrer.

  • Ossos da ceia devem ir pro lixo

Nem pense em dar os restos dos ossos da ceia de natal para o seu peludo. Ossos cozidos podem se quebrar com facilidade na hora de serem ingeridos e podem furar o estômago e outros órgãos internos do pet.

Alimentos que o cachorro pode comer no Natal

alimentos para cachorro: cão comento ceia de natal

Para não deixar o seu melhor amigo na vontade enquanto vê os humanos comendo várias comidinhas deliciosas, você pode fazer uma ceia especial para ele. Para isso, separamos alguns alimentos que cachorro pode comer nessa época do ano. Mas lembre-se que tudo deve ser oferecido com moderação, principalmente se o seu cachorrinho se alimenta de ração, que já é rica em proteínas, carboidratos e nutrientes essenciais para o pet

 

  • Cachorro pode comer arroz, mas sem tempero

Tanto o arroz branco quanto o arroz integral estão liberados para o cachorro. É importante que eles sejam feitos somente na água, sem nenhum tempero ou sal. 

  • Cachorro pode comer carne de porco?

A carne de porco, que é uma iguaria muito apreciada na ceia de natal, divide opiniões quanto a ser ou não dada ao cachorro. Alguns especialistas dizem que o tender, uma parte do pernil defumada, pode ser oferecido ao cachorrinho, mas sem a gordura e temperos. De toda forma, é muito importante que a carne de porco esteja bem cozida antes de ser oferecida ao animal. 

  • Cachorro pode comer batata, mas sempre cozida

A batata entra na lista de legumes que o cachorro pode comer com moderação, mas você não deve oferecê-la crua, porque possui um componente chamado solanina que pode intoxicar os cães. Por isso, sempre cozinhe a batata e remova a casca também. Opte pela batata doce, que é um carboidrato mais rico e saudável.

  • Legumes liberados para a ceia do peludo

Abóbora, abobrinha, beterraba, brócolis, cenoura e quiabo são alguns dos legumes que cachorro pode comer durante a ceia de natal. Com exceção da cenoura, todos os outros devem ser oferecidos cozidos para que o pet não tenha problemas intestinais. 

  • Quer inovar na proteína? Ofereça bacalhau, mas sem sal! 

O bacalhau sem sal pode ser apreciado pelos peludos, já que é rico em Ômega-3 e faz bem para a pelagem. 

  • Cachorro pode comer alface?

Os cachorros gostam de alface e não há nenhum problema em oferecer esse tipo de folha ao seu pet. A verdura é rica em Vitamina A e Vitamina C, além de ser um alimento com bastante água. 

  • Cachorro pode comer queijo sem sal 

Antes de oferecer queijo para o seu pet, é importante você saber a quantidade ideal de acordo com o porte dele. Na hora de escolher um queijo, leve em consideração a quantidade de lactose e se o seu cão tem algum problema relacionado ao consumo de laticínios, como intolerância. Queijos com muita gordura e muito sódio devem ser evitados, mas o queijo cottage, por exemplo, pode ser uma boa opção para o cachorrinho. 

Cachorro pode comer frutas? Sim, mas com moderação!

 

Frutas liberadas para cachorro: ofereça apenas a polpa da cereja, nada de cascas ou sementesCachorro pode comer frutas como a melancia, que além de refrescante é super nutritiva

 

A maioria dos cães ama frutas e você pode oferecer algumas opções como petiscos. Banana, maçã e melancia (as duas últimas sem as sementes) são ótimas opções. Veja outras frutas comuns no natal que cachorro pode comer: 

 

  • Cachorro pode comer ameixa e cereja? Só a polpa, sem semente

Os cães podem comer ameixa e cereja, mas só a polpa da fruta. A casca e as sementes precisam ser descartadas. 

  • Cachorro pode comer kiwi para refrescar e ajudar na digestão 

O kiwi ajuda na digestão dos animais, é rico em Vitamina C, ajuda na prevenção do câncer e ainda é bem refrescante. Você pode oferecer ao seu peludo com as sementes, mas sem a casca, ok?! 

Frutas que o cachorro não pode comer 

Se por um lado algumas frutas são fonte de vitaminas e minerais para os cachorros, outras podem desencadear problemas sérios.

  • Uva e uva passa são alimentos que cachorro não pode comer 

A uva e a uva passa, frutas bem comuns na ceia de natal, são alimentos proibidos para os cães. O consumo delas pode desencadear problemas sérios nos rins. Tenha cuidado!

  • Frutas secas como o damasco e nozes devem ser evitadas

É bom evitar que o cachorro coma damasco e outras frutas secas durante a ceia. Essa forma dos alimentos pode atrapalhar a digestão do animal e causar prisão de ventre. Já as nozes são muito gordurosas e podem influenciar para que o animal tenha um problema de pancreatite. 

Em todo caso, sempre ofereça os alimentos liberados em quantidades pequenas e nunca para substituir uma refeição. Converse com seu veterinário de confiança!

Redação: Júlia Cruz