Você provavelmente já flagrou um cachorro montando em outro cão no parque, em uma almofada, no sofá e até na perna de alguém. Mas o que muita gente não sabe é que esse comportamento canino – que pode ser tão constrangedor às vezes – é algo normal tanto para cachorros machos como para as fêmeas e nem sempre está ligado ao desejo de acasalar. Essa conduta de subir em outros animais e simular o ato sexual pode acontecer por uma série de razões diferentes, como estresse, dominância e até diversão. O ato também pode indicar alguns problemas de saúde e comportamentais. Veja, a seguir, os principais motivos que levam uma cadela a montar em outro cachorro, fêmea ou macho.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quando a cadela atinge a maturidade sexual

Os cães atingem a maturidade sexual entre 6 e 10 meses de vida, embora isso possa variar de animal para animal. Enquanto a puberdade canina é marcada pelo primeiro cio nas fêmeas, os machos podem apresentar mudanças de comportamento, como atitudes possessivas e territorialistas (que também podem ser vistas nas cadelas).

Até a passagem para a vida adulta do cachorro, é comum ver ambos os gêneros montando em pessoas, objetos e outros animais como propósito sexual e estimulação genital. O ato de montar também pode vir acompanhado de uma linguagem corporal “flertadora”, como rabo levantado, patadas e posição de “arco” para brincar.

Tédio, ansiedade e falta de atenção

Se uma cadela costuma ficar sozinha por um longo período ou não há distrações e brinquedos para cachorro suficientes em casa, ela pode começar a montar em outros cachorros ou coisas como uma resposta ao tédio que está sentindo. Para corrigir isso, o tutor deve reservar um tempo a mais do dia para as brincadeiras e caminhadas. Interagir com o animal e fornecer uma rotina a ele ajudam a reduzir o tédio ou a ansiedade.

Estresse pode ser uma das explicações para a cadela montando em outro cachorro

Vários motivos podem deixar uma cachorra estressada, como um novo animal de estimação na casa, um bebê, mudanças de ambientes ou alterações na rotina do tutor. E cada animal responde ao estresse de um jeito diferente. As fêmeas podem usar o ato de montar como uma maneira de aliviar o nervosismo.

cadela montando em cima de cachorro

Dominância social: cadela vai mostrar que é ela quem manda

 

Em cadelas adultas e idosas, especialmente em lugares onde há vários animais compartilhando o mesmo espaço, o ato de montar em outros cachorros pode servir a propósitos sociais ou reforçar hierarquias entre eles. Em outras palavras, isso quer dizer que algumas cadelas podem subir em outros cachorros como uma maneira de exercer domínio e mostrar que elas é que mandam na casa.

Empolgação e diversão influenciam esse comportamento canino

Ao conhecer um cachorro ou uma pessoa, a cadela pode ficar empolgada e começar a montar no novo “amigo” ou em algo que esteja por perto. Também é possível que a cachorrinha só esteja com esse comportamento com o propósito de brincar com o recém-chegado. Geralmente, os tutores não devem se preocupar com isso, exceto se a cena causar constrangimento ou se o outro animal estiver visivelmente perturbado.

Problemas médicos: fique atento com a frequência em que a cadela monta em outros cães!

Quando uma cachorrinha está montando em tudo que está à sua volta e com uma frequência excessiva, além do habitual, isso pode sinalizar algum problema mais grave. Em alguns casos, o comportamento pode estar relacionado a infecções do trato urinário, incontinência, dores na região genital e alergias de pele. Ao perceber isso, o tutor deve levar o animal ao veterinário de sua confiança.

O ato de montar pode diminuir após a castração de cadela?

Muitos tutores notam que o ato de montar fica mais frequente com a cadela no cio, especialmente o primeiro. Castrá-la pode reduzir o seu desejo de subir em outras cadelas, especialmente se ela só apresenta esse tipo de comportamento no cio ou ao redor de outros animais no cio. No entanto, até as cadelas castradas podem continuar demonstrando essa conduta de vez em quando - já que, como vimos, existem várias causas para esse comportamento canino.

Redação: Guilherme Segal