Você já ouviu falar das raças de cachorro selvagens? Até esses animais se adaptarem ao convívio humano e se tornarem os melhores amigos do homem, muitas fases evolutivas se passaram. Ainda assim, nem todos os cães do mundo são domesticados. Os cachorros selvagens são considerados os melhores amigos da natureza e têm seus hábitos próprios. Mas você sabia que muitos cães selvagens estão sob ameaça de extinção? Tem curiosidade de saber como eles vivem? O Patas da Casa reuniu informações sobre a história e os hábitos desses animais, que ainda vivem de forma muito diferente dos pets domésticos. Por mais a aparência deles seja parecida com a de um cãozinho domesticado, é importante sempre respeitar o habitat do cachorro selvagem.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Os cães cantores de Nova Guiné

 

Considerados extintos por anos, os cães cantores da Nova Guiné foram reencontrados há pouco tempoCães cantores são conhecidos pela potência do uivoUivo dos cães cantores é comparado com o canto da baleia-jubarteEstima-se que existam cerca de 300 cães cantores pelo mundo nos dias de hoje

 

Essa espécie de cão selvagem chegou a ser considerada extinta há mais de 50 anos, quando recentemente foi reencontrado em seu habitat natural. Segundo pesquisadores, o último registro do animal tinha sido na década de 70 até então.

 

Em 2016, uma equipe de expedição conseguiu localizar e estudar 15 cachorros selvagens na Nova Guiné. Outra equipe de acompanhamento retornou ao local em 2018 para coletar amostras de sangue e fazer estudos a fim de confirmar se existia ou não relação deles com os cães cantores. Com o resultado do estudo, foi confirmado pelos pesquisadores que os cães das montanhas são da espécie originária dos cães cantores de Nova Guiné, uma raça selvagem.

Hoje estima-se que existam 300 cães cantores no mundo. Esses animais são conhecidos pela potência de vocalização do uivo. Seu latido é algo parecido com um cântico, sendo comparado inclusive com o canto da baleia-jubarte.

2) Cachorro-vinagre: o cachorro selvagem da Amazônia

 

O cachorro selvagem brasileiro também está presente em alguns países vizinhosPeru, Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas são alguns dos países que também abrigam o cachorro selvagem do BrasilCachorro-vinagre domesticado acaba sendo recolhido pela polí­cia ambiental e é condenado a viver o resto da vida em cativeiroCães selvagens: o cachorro selvagem brasileiro vive em matilhas de até dez indiví­duosCachorro selvagem brasileiro se alimenta de gambá, rã e outros animais

 

O cachorro selvagem brasileiro é chamado de cachorro-vinagre ou cachorro-do-mato-vinagre. O animal também faz parte da fauna de países vizinhos, como Peru, Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas. Este cachorro é um predador e vive em matilhas familiares compostas por até dez indivíduos. Ele se alimenta de gambás, pacas, patos, rãs e cutias. Sua espécie é considerada o menor canídeo silvestre do país. Esses cachorros pequenos medem cerca de 30 centímetros e pesam aproximadamente 6 quilos, o que faz com que ele seja um predador feroz e ágil. Além da Floresta Amazônica, o animal também está presente em regiões como a Mata Atlântica. Pouco conhecido na América do Sul, o animal é considerado raro e está sob ameaça de extinção.

 

3) Cães: selvagem da África é chamado de Mabeco

 

O cachorro selvagem da África tem um comportamento bem curioso na hora de caçarMabeco: animal vive em zonas de savana e vegetação esparsaDentre os cães, selvagem africano corre risco de extinçãoRaça selvagem Mabeco já foi muito caçadaMabeco: animal possui espécie de sistema democrático de votação para caçada

 

Esse cachorro selvagem africano vive em zonas de savana e vegetação esparsa. Ele é considerado o predador mais eficiente da África, com até 80% de êxito na caça. Sua população é estimada em 6,6 mil no mundo inteiro. Por muito tempo os Mabecos foram considerados danosos, levando a espécie a ser muito caçada e com alto risco de extinção na época. Em recente descoberta científica, foi observado que os Mabecos exercem um sistema democrático para decidir quando caçar. A matilha se reúne em uma forma de assembleia e se comunica entre si por meio de um espirro sonoro que é identificado com uma forma de votação para as atividades do grupo.

 

4) Dingo: cachorro selvagem da Austrália é um grande predador

 

Não se engane com a cara fofa do Dingo: o cão selvagem australiano pode ser bem perigosoO cão selvagem australiano possui porte grandeO cachorro selvagem australiano é conhecido por comer gado e atacar plantaçõesDingo: cachorro selvagem não costuma latir muitoCão selvagem da Austrália possui alimentação bem diversidicada, comendo desde insetos a animais maiores

 

O Dingo é um cachorro selvagem australiano que é considerado o maior predador terrestre do país. Esses animais costumam pesar entre 13 e 20 quilos, medindo aproximadamente 55 centímetros de altura. Sendo considerado um cachorro grande, a alimentação dele é bem diversificada, consumindo desde pequenos insetos até animais maiores, como os búfalos. Esses cães se adaptam bem a desertos, florestas tropicais e montanhas. Por serem caçadores, os Dingos costumam comer gado e atacar plantações, o que levou o animal a ser ameaçado de extinção por muitas vezes ser abatido por agricultores e criadores de gado. Ao contrário dos cães domésticos e dos cães cantores, o Dingo é um cachorro selvagem que não costuma latir muito, sendo geralmente um animal bastante silencioso e sagaz.

 

Cachorro selvagem domesticado? Habitat natural dos animais deve ser respeitado!

É muito difícil imaginar a nossa sociedade sem cães. Eles são considerados os melhores amigos dos humanos desde que foram domesticados. Falar de cães selvagens pode causar estranheza para algumas pessoas, mas já houve uma época em que todos os cachorros tinham essa característica. Os indícios arqueológicos apontam que a domesticação de nossos amigos de quatro patas iniciou-se na era glacial, há cerca de 500 mil anos.

As espécies que destacamos acima não passaram por esse processo e por isso ainda são considerados cães selvagens. Se você gostou de algum deles, já deve estar imaginando como seria ter um Dingo ou Mabeco domesticado. Mas é importante tirar essa ideia da mente. O caso do cachorro-vinagre domesticado, por exemplo, resulta em apreensão do animal pela polícia ambiental. O habitat do cachorro selvagem deve ser sempre respeitado. Caso contrário, o animal não ficará apto a voltar para a natureza e precisará ser mantido em cativeiro. Por isso, tire a ideia do Dingo domesticado (ou de qualquer outro animal selvagem) da cabeça.

Cães selvagens correm risco de extinção e lutam para sobreviver

Infelizmente, muitos cães selvagens são considerados raças de cachorro em extinção. Esse é o caso da raça selvagem Mabeco: animal foi visto recentemente se alimentando de babuínos para sobreviver, mesmo os primatas não fazendo parte de sua dieta. O registro da mudança na alimentação de cachorro evidencia a luta pela sobrevivência da espécie e é considerada uma novidade científica. Como dito acima, a ameaça de extinção desses animais também pode ocorrer por conta da caça, como ocorre com o cão selvagem australiano Dingo.

Redação: Hyago Bandeira

Publicada originalmente em: 19/10/2020

Atualizada em: 01/11/2021