Existem muitas situações que podem causar feridas na pele do gato. Os felinos costumam ter um comportamento ativo, gostando de subir em locais altos e saltar de um canto para o outro. Todas essas atividades do dia a dia podem deixar o gato com feridas na pele. No entanto, existem outros motivos que podem causar essa complicação. Saber as principais causas desse quadro é uma informação importante para aprender como cuidar do seu felino machucado. O Patas da Casa reuniu algumas dicas para você aprender a tratar o gato com feridas pelo corpo. Dá só uma olhada!

Feridas no gato: o que pode ser?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de saber como tratar feridas na pele do gato, é necessário entender o que pode causar o problema. Por serem muito curiosos e possuírem um instinto caçador aflorado, é possível que os gatos acabem se machucando com brincadeiras do cotidiano ou até mesmo com brigas com outros felinos. Para evitar esse tipo de problema, é recomendada a criação indoor. Quando o gato tem acesso livre a rua, ele fica mais suscetível não só a se machucar como também a ser contaminado com uma série de doenças. Além disso, um bom gateiro sempre verifica se existem objetos pontiagudos ou que podem oferecer perigo ao felino pela casa. Mas o que mais pode deixar o gato com feridas pelo corpo? Veja a lista com algumas causas:


Não recorra a remédios caseiros para tratar gato com feridas na pele
Não recorra a remédios caseiros para tratar gato com feridas na pele

Como cuidar de gato com feridas na pele?

Dependendo da gravidade da situação e da quantidade de feridas, o alerta do tutor deve ficar ligado para uma complicação mais grave. O ideal é levar o pet ao médico veterinário para receber um diagnóstico do problema. As características do machucado podem indicar qual é a causa, mas só o profissional pode identificar e indicar o melhor tratamento. Feridas na cabeça do gato, podem ter uma causa diferente de um machucado nas patas, por exemplo. Enquanto isso, algumas ações de primeiros socorros podem ser tomadas. O mais recomendado é limpar as feridas e para isso você precisará de soro fisiológico e algodão. Embebede um pedaço de algodão com o soro e passa na ferida com cuidado. Depois disso, o tutor deve secar o ferimento com delicadeza. Caso haja sangramento, o ideal é estancar com o sangue utilizando panos limpos e secos.

Nunca utilize remédio caseiro para gato com feridas pelo corpo

Não recorra a receitas de remédio caseiro para ferida de gato. Principalmente por não saber a causa e características do machucado, a aplicação de uma solução errada pode piorar a situação e até mesmo causar dor e ardência na pele do gato. Por isso, o indicado é apenas limpar as feridas e buscar a ajuda de um profissional. Com o diagnóstico e a instrução correta, o veterinário poderá indicar um spray cicatrizante para feridas em gatos ou outro tipo de medicamento para o tratamento adequado.

Redação: Hyago Bandeira