Idoso

Como tornar a vida do seu gato idoso mais confortável?

Gato idoso: a rotina do bichano pode precisar de adaptações durante a velhice
Gato idoso: a rotina do bichano pode precisar de adaptações durante a velhice

Se você tem um gato idoso em casa, com certeza já se perguntou o que pode fazer para deixar a velhice dele mais tranquila e confortável. Além dos cuidados básicos com todo bichano, como limpar a caixa de areia e escovar os pelos, a terceira idade felina demanda algumas adequações na rotina do animal e até no espaço em que ele vive. Isso tudo vai garantir mais segurança e bem-estar ao gato idoso - que pode ou não precisar de cuidados específicos com a saúde se tiver alguma doença. Quer entender mais? Separamos algumas dicas para proporcionar uma velhice com mais qualidade de vida para o seu gatinho!

O gato idoso precisa de lugares confortáveis para descansar

Se normalmente os felinos dormem bastante no dia a dia, as horas de sono aumentam mais ainda se estamos falando de um gato idoso. Um bichano na fase adulta dorme em média de 12 a 16 horas por dia, enquanto um gatinho mais velho pode chegar a dormir por até 18h. Durante o dia, os gatos alternam sonos mais profundos com breve cochilos. Por passar praticamente o dia inteiro com os olhos fechado, é imprescindível que ele tenha um ambiente confortável para descansar e repor as energias.

Os gatos gostam de variar o lugar das sonecas. Além da caminha habitual, é importante oferecer outras opções para o seu bichano, principalmente em cômodos mais silenciosos. Uma rede na cadeira, uma cama suspensa na janela ou mesmo uma toca de papelão com uma almofada dentro são ótimas opções.

Alimentação do gato idoso precisa ser adequada para a idade dele

Um felino precisa comer uma ração adequada para cada fase de vida. A partir dos 7 anos de idade, é indicado que um gato saudável passe a comer uma ração sênior, que terá nutrientes específicos para ajudar no funcionamento do organismo durante a velhice. A ração para gato idoso também tem uma textura diferente: como nessa fase os gatinhos têm os dentes mais frágeis, o alimento é mais macio para facilitar a mastigação. Se o seu gato tem alguma doença crônica, como diabetes ou problemas nos rins, é fundamental conversar com o veterinário dele antes de fazer a troca do alimento.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    É essencial que o gato idoso se mantenha ativo para uma velhice mais tranquila
    É essencial que o gato idoso se mantenha ativo para uma velhice mais tranquila

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    A saúde do gato precisa de atenção

    Na velhice, é normal que o gato seja afetado por alguns problemas de saúde, que podem ser de simples tratamento ou gerar efeitos mais graves. Além de manter as vacinas e vermífugo em dia, é importante fazer check-ups a cada seis meses para monitorar o estado de saúde do animal, principalmente o funcionamento dos rins e fígado. A saúde óssea do seu gato também precisa de atenção na velhice, já que a idade pode favorecer o surgimento de algumas doenças ou fraturas. Por isso, tenha atenção com lugares altos para evitar quedas.

    Estimule o seu gato a brincar e se movimentar

    As brincadeiras são importantes em todas as fases de vida de um gatinho. Na velhice, portanto, não deixe de fazer o seu bichano se movimentar com frequência. Estimule o lado caçador do animal com varinhas, bolinhas e outros brinquedos. As brincadeiras também vão ajudar o animal a ficar mais relaxado.

    Redação: Luana Lopes

    Bigode de gato: como saber se as

    Próxima matéria

    Bigode de gato: como saber se as "vibrissas" estão saudáveis?

    Como limpar a caixa de areia do gato? 5 dicas que vão facilitar a sua vida - mesmo em apartamento!
    Caixa de areia

    Como limpar a caixa de areia do gato? 5 dicas que vão facilitar a sua vida - mesmo em apartamento!

    Não adianta: ter um animal de estimação em casa aumenta consideravelmente a quantidade de tarefas diárias que você precisa fazer para manter tudo em ordem. O trabalho compensa no final, mas para garantir um ambiente confortável tanto para você, quanto para o bichinho, a limpeza não pode ser deixada de lado — principalmente se ele for um gato. Como os felinos são bem organizados e higiênicos, a caixa de areia do gato precisa ser limpa regularmente, já que, se ele não se sentir confortável no lugar certo, vai acabar fazendo xixi e cocô em outros lugares da casa. Confira, aqui embaixo, cinco dicas que vão tornar essa rotina mais simples (mesmo se você morar em apartamento)!

    Quantidade de ração para gatos: descubra qual a porção ideal em cada fase da vida do felino
    Ração

    Quantidade de ração para gatos: descubra qual a porção ideal em cada fase da vida do felino

    A ração para gato filhote ou adulto gera muitas dúvidas. Qual a quantidade de ração para gatos ideal em cada fase de vida do bichano? Uma coisa é certa: uma boa ração de gato é fundamental para mantê-lo saudável. No entanto, é preciso atenção com as porções para evitar problemas como o gato obeso e outras patologias que podem prejudicar a saúde do bichano.      

    Ração para gatos: quais os melhores tipos para filhotes, castrados, idosos ou com insuficiência renal
    Ração

    Ração para gatos: quais os melhores tipos para filhotes, castrados, idosos ou com insuficiência renal

    Alimentação é uma das principais preocupações dos donos de gatos. Não só pela quantidade, mas também qualidade. Assim como humanos, cada fase da vida do felino precisa de nutrientes que auxiliem no desenvolvimento do animal, no bem estar e na qualidade de vida. A proporção correta de vitaminas, sais minerais, proteínas e fibras são essenciais para a longevidade do seu gatinho. Para ajudar, vamos especificar os diferentes tipos de ração presentes nos pet shops, supermercados e lojas especializadas.

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?
    Saúde

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?

    O reiki é uma terapia holística muito comum entre os humanos, mas você sabia que o seu pet também pode aproveitar os benefícios desse tratamento? O reiki veterinário é uma técnica de cura pelas mãos que busca alinhar os centros de energia do corpo - chamados de chakras -, promovendo o equilíbrio energético do corpo e melhorando a saúde física, mental e espiritual do animal. Que tal entender como o reiki pode ajudar na hora de cuidar de cachorro e até a melhorar o comportamento do gato? Vem que a gente te explica tudo que você precisa saber sobre o assunto!

    Ver Todas >

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?
    Cuidados dos animais

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?

    O bem-estar e a saúde do cachorro devem ser prioridades. Por isso, é muito importante manter a higiene com alguns cuidados básicos, como limpar as orelhas e escovar os dentes. O banho em cachorro também deve fazer parte da rotina - mesmo que alguns pets não gostem, é essencial para o bem-estar do animal. Mas e quando a pele do animal apresenta sinais de alergia?

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos
    Cuidados dos animais

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos

    Para garantir que nenhum animal de estimação seja maltratado, foi criada, em 1998, a lei de contra maus-tratos aos animais, transformando qualquer agressão a cães e gatos um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605. No entanto, nos últimos anos algumas alterações foram feitas dentro dessa legislação, e é importante entender o que mudou e, principalmente, como denunciar maus-tratos a cachorro e gato.   

    Tipos de tosa para Shih Tzu e Yorkshire
    Cuidados dos animais

    Tipos de tosa para Shih Tzu e Yorkshire

    Duas raças de cachorros pequenos que são bastante populares no Brasil e tem um pelo bem abundante são o Shih Tzu e o Yorkshire. Com uma pelagem versátil e que costuma crescer rápido, é normal que os tutores procurem alternativas para deixar os peludinhos ainda mais estilosos e bonitos por meio da tosa de cachorro. Existem diferentes técnicas de tosa, e algumas são mais populares em raças específicas. 

    Gato com calor:  5 dicas para deixar o seu pet mais confortável nos meses mais quentes do ano
    Cuidados dos animais

    Gato com calor: 5 dicas para deixar o seu pet mais confortável nos meses mais quentes do ano

    Quem tem um bichano em casa sabe bem que cuidar de gato no verão é uma tarefa fundamental para preservar a saúde do animal. Assim como os cães, os felinos também sentem os efeitos dos meses mais quentes do ano - até mesmo dentro de casa. Mas será que você sabe quais os cuidados necessários para garantir o bem-estar de um gato no calor? 

    Ver Todas >