Se você tem um gato idoso em casa, com certeza já se perguntou o que pode fazer para deixar a velhice dele mais tranquila e confortável. Além dos cuidados básicos com todo bichano, como limpar a caixa de areia e escovar os pelos, a terceira idade felina demanda algumas adequações na rotina do animal e até no espaço em que ele vive. Isso tudo vai garantir mais segurança e bem-estar ao gato idoso - que pode ou não precisar de cuidados específicos com a saúde se tiver alguma doença. Quer entender mais? Separamos algumas dicas para proporcionar uma velhice com mais qualidade de vida para o seu gatinho!

O gato idoso precisa de lugares confortáveis para descansar

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se normalmente os felinos dormem bastante no dia a dia, as horas de sono aumentam mais ainda se estamos falando de um gato idoso. Um bichano na fase adulta dorme em média de 12 a 16 horas por dia, enquanto um gatinho mais velho pode chegar a dormir por até 18h. Durante o dia, os gatos alternam sonos mais profundos com breve cochilos. Por passar praticamente o dia inteiro com os olhos fechado, é imprescindível que ele tenha um ambiente confortável para descansar e repor as energias.

Os gatos gostam de variar o lugar das sonecas. Além da caminha habitual, é importante oferecer outras opções para o seu bichano, principalmente em cômodos mais silenciosos. Uma rede na cadeira, uma cama suspensa na janela ou mesmo uma toca de papelão com uma almofada dentro são ótimas opções.

Alimentação do gato idoso precisa ser adequada para a idade dele

Um felino precisa comer uma ração adequada para cada fase de vida. A partir dos 7 anos de idade, é indicado que um gato saudável passe a comer uma ração sênior, que terá nutrientes específicos para ajudar no funcionamento do organismo durante a velhice. A ração para gato idoso também tem uma textura diferente: como nessa fase os gatinhos têm os dentes mais frágeis, o alimento é mais macio para facilitar a mastigação. Se o seu gato tem alguma doença crônica, como diabetes ou problemas nos rins, é fundamental conversar com o veterinário dele antes de fazer a troca do alimento.


É essencial que o gato idoso se mantenha ativo para uma velhice mais tranquila
É essencial que o gato idoso se mantenha ativo para uma velhice mais tranquila

A saúde do gato precisa de atenção

Na velhice, é normal que o gato seja afetado por alguns problemas de saúde, que podem ser de simples tratamento ou gerar efeitos mais graves. Além de manter as vacinas e vermífugo em dia, é importante fazer check-ups a cada seis meses para monitorar o estado de saúde do animal, principalmente o funcionamento dos rins e fígado. A saúde óssea do seu gato também precisa de atenção na velhice, já que a idade pode favorecer o surgimento de algumas doenças ou fraturas. Por isso, tenha atenção com lugares altos para evitar quedas.

Estimule o seu gato a brincar e se movimentar

As brincadeiras são importantes em todas as fases de vida de um gatinho. Na velhice, portanto, não deixe de fazer o seu bichano se movimentar com frequência. Estimule o lado caçador do animal com varinhas, bolinhas e outros brinquedos. As brincadeiras também vão ajudar o animal a ficar mais relaxado.

Redação: Luana Lopes