Os temidos parasitas são algo que quem é pai de pet terá que lidar cedo ou tarde, já que a orelha de cachorro é um local muito sensível e costuma ser um dos lugares preferidos dos carrapatos. Por ser uma parte delicada do corpo, é necessário muito cuidado para não machucá-la ao fazer a remoção do parasita. Apesar de ser uma situação comum, o carrapato em cachorro pode transmitir doenças graves. Sabendo disso, o Patas da Casa reuniu informações sobre como tirar carrapato da orelha do cachorro com segurança. Vem dar uma olhada!

Orelha de cachorro com carrapato: o que fazer?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Pela sensibilidade que existe na região da orelha, procurar um veterinário é o mais recomendado caso você identifique um carrapato na região. A remoção por conta própria, se feita por uma pessoa sem experiência, pode gerar inflamação e feridas na orelha do cachorro, podendo até mesmo comprometer a audição do cão. Outro risco que iniciantes correm ao fazer o procedimento é deixar as pequenas garras do carrapato presas na pele do pet, o que pode prolongar a coceira, causar feridas e irritação. Por isso, faça a retirada sem o auxílio de um profissional apenas em último caso e com muito cuidado. Nestes casos, é recomendado a utilização de produtos específicos como shampoos antiparasitários, pentes e pipetas.


Carrapato em cachorro: é necesário ter muito cuidado para não deixar as garras do parasita presas na pele do animal
Carrapato em cachorro: é necesário ter muito cuidado para não deixar as garras do parasita presas na pele do animal

Como limpar orelha de cachorro com carrapato?

Para tirar o carrapato da orelha de cachorro por conta própria é necessário tomar certos cuidados. Por ser um local sensível, o ideal é que a remoção seja feita com o auxílio de uma segunda pessoa. A atitude do cachorro de coçar a orelha e balançar a cabeça durante o processo é comum e, por isso, ter alguém te ajudando é importante para manter o pet quieto.

Para que o corpo do parasita não se reparta na retirada e cause mais complicações ao animal, escolha uma ferramenta que não seja afiada, como um fórceps ou uma tesoura sem ponta. Com a ferramenta adequada, se aproxime ao máximo da pele do cachorrinho, com cuidado para não machucá-lo. É importante retirar o corpo inteiro do carrapato, sem esmagá-lo ou cortá-lo, o que nem sempre é fácil, já que esses parasitas possuem fortes mandíbulas e será necessário certo esforço para retirá-los. É preciso tomar cuidado e fazer um movimento reto, evitando torções.

Assim que retirar o parasita, faça uma higienização da área infectada com um antisséptico próprio para cães. Após retirar o carrapato do corpo de seu pet, coloque o parasita em um recipiente com álcool. Dessa forma, você garante que o carrapato morra e não volte infectar outros animais. Lembre-se de sempre de conferir se seu amigo está com carrapatos em outras partes do corpo. Além da orelha, os parasitas costumam se alojar no pescoço e nas patinhas.

Como prevenir carrapato em cachorro?

Para que o problema não volte a ocorrer, é necessário mais do que apenas o tratamento no cão. Mesmo que o animal esteja sem carrapatos, os parasitas ainda podem permanecer no ambiente da casa, que precisa ser limpo com atenção. Por isso, é recomendado que se faça uma boa faxina em casa ao identificar um carrapato em seu cachorro, com vassoura, aspirador de pó e um bom desinfetante. Uma dica que pode ajudar é diluir um produto antiparasitário na água da faxina. Além disso, para prevenir o problema e proteger o doguinho de maneira segura e confiável, é recomendado o uso de produtos como remédio para carrapato na orelha do cão, shampoos, pipetas e coleiras antiparasitárias.

Redação: Hyago Bandeira