Os temidos parasitas são algo que quem é pai de pet terá que lidar cedo ou tarde, já que a orelha de cachorro é um local muito sensível e costuma ser um dos lugares preferidos dos carrapatos. Por ser uma parte delicada do corpo, é necessário muito cuidado para não machucá-la ao fazer a remoção do parasita. Apesar de ser uma situação comum, o carrapato em cachorro pode transmitir doenças graves. Sabendo disso, o Patas da Casa reuniu informações sobre como tirar carrapato da orelha do cachorro com segurança. Vem dar uma olhada!
Orelha de cachorro com carrapato: o que fazer?
Pela sensibilidade que existe na região da orelha, procurar um veterinário é o mais recomendado caso você identifique um carrapato na região. A remoção por conta própria, se feita por uma pessoa sem experiência, pode gerar inflamação e feridas na orelha do cachorro, podendo até mesmo comprometer a audição do cão. Outro risco que iniciantes correm ao fazer o procedimento é deixar as pequenas garras do carrapato presas na pele do pet, o que pode prolongar a coceira, causar feridas e irritação. Por isso, faça a retirada sem o auxílio de um profissional apenas em último caso e com muito cuidado. Nestes casos, é recomendado a utilização de produtos específicos como shampoos antiparasitários, pentes e pipetas.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Como limpar orelha de cachorro com carrapato?
Para tirar o carrapato da orelha de cachorro por conta própria é necessário tomar certos cuidados. Por ser um local sensível, o ideal é que a remoção seja feita com o auxílio de uma segunda pessoa. A atitude do cachorro de coçar a orelha e balançar a cabeça durante o processo é comum e, por isso, ter alguém te ajudando é importante para manter o pet quieto.
Para que o corpo do parasita não se reparta na retirada e cause mais complicações ao animal, escolha uma ferramenta que não seja afiada, como um fórceps ou uma tesoura sem ponta. Com a ferramenta adequada, se aproxime ao máximo da pele do cachorrinho, com cuidado para não machucá-lo. É importante retirar o corpo inteiro do carrapato, sem esmagá-lo ou cortá-lo, o que nem sempre é fácil, já que esses parasitas possuem fortes mandíbulas e será necessário certo esforço para retirá-los. É preciso tomar cuidado e fazer um movimento reto, evitando torções.
Assim que retirar o parasita, faça uma higienização da área infectada com um antisséptico próprio para cães. Após retirar o carrapato do corpo de seu pet, coloque o parasita em um recipiente com álcool. Dessa forma, você garante que o carrapato morra e não volte infectar outros animais. Lembre-se de sempre de conferir se seu amigo está com carrapatos em outras partes do corpo. Além da orelha, os parasitas costumam se alojar no pescoço e nas patinhas.
Como prevenir carrapato em cachorro?
Para que o problema não volte a ocorrer, é necessário mais do que apenas o tratamento no cão. Mesmo que o animal esteja sem carrapatos, os parasitas ainda podem permanecer no ambiente da casa, que precisa ser limpo com atenção. Por isso, é recomendado que se faça uma boa faxina em casa ao identificar um carrapato em seu cachorro, com vassoura, aspirador de pó e um bom desinfetante. Uma dica que pode ajudar é diluir um produto antiparasitário na água da faxina. Além disso, para prevenir o problema e proteger o doguinho de maneira segura e confiável, é recomendado o uso de produtos como remédio para carrapato na orelha do cão, shampoos, pipetas e coleiras antiparasitárias.
Redação: Hyago Bandeira
