Quando você tem uma cadela no cio em casa, geralmente precisa aumentar a quantidade de cuidados com ela no dia a dia. Além das mudanças físicas, como o sangramento, é comum que nessa fase elas fiquem um pouco mais ariscas e agressivas por causa dos hormônios. Ainda assim, a principal preocupação dos tutores está ligada, geralmente, a gravidez da cadela: com o aumento de feromônios, é comum que os cachorros machos ao redor dela se sintam atraídos para cruzar — por isso, inclusive, o passeio deve acontecer com cuidados. A dúvida que bate depois do período de cio é, justamente, como saber se a cadela está prenha. Para te ajudar a identificar a condição, nós conversamos com a veterinária Madelon Chicre, da clínica 4Pets, no Rio de Janeiro. Dá uma olhada! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cio de cachorro: em qual período você precisa ficar atento para evitar a gravidez

O ciclo de cio de cachorro é completamente diferente do dos humanos, então é super comum que existam dúvidas sobre quanto tempo dura o cio de uma cadela, de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio e, exatamente, sobre o que acontece no corpo dela nessa fase. Madelon explicou cada uma das etapas: “o ciclo estral (o cio) dura, em média 30 dias e cada uma das três fases dura aproximadamente 10 dias. Na primeira etapa, a cadela tem o sangramento. Na segunda, o sangramento diminui e a vulva fica edemaciada (aumenta de tamanho). É nessa fase que a cadela aceita a monta, geralmente porque está ovulando. Na terceira etapa ela já não aceita mais ser montada, mas ainda está com os níveis de feromônios altos, o que instiga os machos”. Esses ciclos costumam se repetir a cada seis meses, dependendo da cadela. 

Os sintomas da cadela prenha e a confirmação do veterinário

Se a sua cadela tiver engravidado durante o período de cio, os sintomas devem começar a aparecer, mais ou menos, 30 dias depois do fim do ciclo. “Algumas cadelas apresentam maior indisposição, inicialmente, falta de apetite e maior sonolência. Elas também podem ficar mais carentes ou ter um aumento no volume das mamas”, explicou a profissional. Mesmo que você não tenha planejado o cruzamento, se esses sintomas aparecerem mais ou menos um mês após o cio da cadela, vale a pena visitar o veterinário: “a confirmação se dá através do histórico do cio, data da monta, exame físico e ultrassonografia (essa só consegue confirmar a gestação a partir de 21 a 30 dias da monta)”, enumerou Madelon. Ela continua: “a gestação dura em torno de 63 dias, mas pode ocorrer variações entre 58 a 68 dias. Com 30 dias de gravidez a gente já observa um aumento abdominal leve, aumento do apetite e maior sonolência na cadela”.  

 

cadela prenha no veterinário

Os cuidados que você deve ter com a cadela prenha

 

Depois que a gravidez da sua cadela for confirmada, o acompanhamento com o veterinário é indispensável para garantir que esse período seja tranquilo tanto para a mãe, quanto para os filhotinhos. É bem provável que ele receite uma vitamina para cadela prenha para ela tomar durante a gestação. Além disso, algumas mudanças são necessárias, como conta a profissional: “a mãe deve se alimentar com ração super premium ou ter o cardápio refeito caso recebam apenas alimentação natural. Uma observação importante é que a cadela não deverá ser vacinada ou vermifugada durante a gestação, por conta dos fetos”. 

Como prevenir a gravidez indesejada da sua cadela 

A superpopulação de cachorros é uma realidade em muitos lugares do país e, justamente por isso, muita gente indica que a adoção de pets com ou sem raça definida seja priorizada ao invés da compra de filhotes. Por isso, a não ser que a você tenha um canil para criar uma raça específica do animal, não existe uma grande necessidade de fazer a sua cadela engravidar e, por isso, a prevenção é o melhor remédio: “sem dúvida, a melhor forma de garantir que a cadela não vai engravidar é a castração. O uso de anticoncepcionais é totalmente contraindicado pois o risco da cadela desenvolver câncer de mama ou alterações uterinas, como a piometra, é grande”, afirmou Madelon. A probabilidade do desenvolvimento de uma dessas doenças cai significativamente quando a cadela é castrada antes do primeiro cio, mas a cirurgia de esterilização é uma opção, até mesmo, para as que já ficaram prenhas: ao menos, ela impede uma nova gestação indesejada.  

Redação: Ariel Cristina Borges