Muitas pessoas, no momento de adotar um pet para chamar de seu, optam pela companhia dos felinos. Porém, por terem comportamento muito distinto dos cachorros, muitas pessoas que adotam a companhia dos bigodudos ficam na dúvida se esse sentimento é recíproco, pois a grande maioria dos felinos realmente é independente e não demanda tanto de seus donos. Para você saber identificar os sinais de afeto dos felinos , entrevistamos alguns tutores e listamos algumas demonstrações de carinhos que o gato podem fazer. Confira.

Gatos demonstram amor nos detalhes

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Camille, tutora de duas gatinhas, diz que o amor é demonstrado nos pequenos gestos. “Dilma e Wanda são gatas muito carinhosas, e as duas só dormem comigo: uma na cabeça e outra nos pés”, conta a historiadora, de 26 anos. Segundo ela, o ronronar do gato quando se faz carinho também é um dos sinais de que o felino está na sua! Os olhares apaixonados pela manhã também revelam muita coisa. “Quando eu acordo elas estão sempre lá, me olhando”. Gatos, apesar dos boatos, também sentem saudades! Camille conta que suas gatas deixam isso bem claro. “Eu fico muitos dias foras de casa e quando volto é uma reclamação danada, Dilma fica miando e Wanda enrolada nas minhas pernas.”, diz ela, que é apaixonada por suas duas pets.

Geralmente, os gatos são quem te adotam

Não raro, quem adota um gato revela que eles é quem escolhem seus tutores, e não o contrário. Foi o caso de Luiz Henrique, de 33 anos, tutor de Mazekeen. “Fui na feira de adoção e lá estava a ninhada dela, acho que com uns 7 ou 8 filhotes. Quando coloquei a mão onde ela estava ela subiu na minha mão rapidinho e se aninhou na palma da minha mão, e não saiu mais de lá”, conta. O analista de dados diz que sempre ouviu que gatos não são confiáveis e que não gostam de seus donos, e que sempre preferiu os cães, até conhecer sua gatinha. “Quando resolvi adotar um pet, a primeira opção era um cachorro, até que a Maze me escolheu e não me arrependo de forma alguma. Ela é super carinhosa e adora ficar perto, nunca se esconde, está sempre brincando e chamando a atenção. É extremamente confiável e não tem absolutamente nada de traiçoeira”, enfatiza.


Se esfregar em você e ronronar ao receber carinho são demonstrações de carinho do seu gato.
Se esfregar em você e ronronar ao receber carinho são demonstrações de carinho do seu gato.

Saiba reconhecer as demonstrações de carinho do seu gato

Apesar de não serem óbvios, existem alguns sinais de que o seu bichano te ama e está muito feliz com a sua companhia. Nós fizemos uma lista desses dessas demonstrações de afeto para você saber e se sentir amado cada vez que observar o seu gatinho fazendo uma dessas coisas em casa. Confira.

  • Dar pequenas lambidas: Já se perguntou porquê os gatos lambem os tutores? Isso é uma das demonstrações de carinho deles. Isso é parte de um ritual de limpeza feito pelas mães com os filhotes e reproduzido como carinho entre eles.
  • Dar cabeçadas: isso pode ser uma maneira de chamar atenção e de demonstrar carinho. Assim como lamber, esse também é um hábito passado da mãe para os filhotes e reproduzido entre os membros do grupo.
  • Trazer “presentinhos”: se você já acordou com um animal de pequeno porte morto próximo à cama, pode se considerar amado. Os gatos são predadores e se eles trazem uma presa para você é um sinal de mais alta estima.
  • Ronronar: o famoso “motorzinho” que liga quando você faz carinho ou quando ele está no seu colo é o sinal máximo de carinho dos gatos.

Respeite a personalidade do seu gato

Derrubado o mito de que gatos são traiçoeiros e desapegados, é necessário respeitar a personalidade do seu bichinho. Nem todo gato é igual. Quem fala um pouco sobre isso é a estudante de publicidade e atendente comercial Elaine, de 22 anos, que tem três gatos muito diferentes. “O Tobias é desconfiado e arisco, mas ele deixa a gente fazer carinho na barriga, eu beijo ele e ele não me arranha, mas é da personalidade dele mesmo. Com outras pessoas, ele sai de perto”, diz ela, que tem o tratamento oposto com suas outras duas gatas, Charlotte e Margot. “Elas são bem parecidas, amam um carinho: esfregam a cabeça nas nossas pernas, brincam e mordem fraquinho as mãos, querem dormir sempre com a gente, piscam pra a gente, fazem charminho, essas coisas.”, diz Elaine, que é louca pelos seus gatos, a quem chama de “filhos”.

Nada de preconceito!

O importante, de fato, é afastar o preconceito de que gatos não são animais domésticos companheiros. A verdade é que eles podem ser grandes amigos, e te amarem muito, demonstrando seus sentimentos de formas diferentes. Pode ser o motivo de os gatos lamberem seus donos, ou dormirem com eles, fazerem festa ou simplesmente permitirem que os faça carinho: cada animal tem seu próprio modo de manifestar seu amor. Basta apenas sentir!

Redação: Karoline Nascimento Miranda