Passear com cachorro é um dos cuidados mais essenciais para oferecer uma boa qualidade de vida e longevidade para o pet. Além de estreitar os laços entre cachorro e tutor, o passeio de cachorro é essencial para a saúde física e comportamental do pet. No entanto, no caso de um cachorro medroso, o passeio pode se transformar em um momento muito complicado devido aos diferentes estímulos que o animal encontra na rua. Atrás de respostas para aprender a lidar com isso, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Renata Bloomfield para dar algumas dicas sobre como passear com cachorro medroso. Confira!

Como passear com cachorro: o que fazer para o pet perder o medo?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A primeira coisa a se fazer é perceber o nível de medo que o animal tem na hora do passeio. Em muitos casos, o medo pode ser uma fobia e demandará um auxílio com tratamento adequado. É o que explica a especialista Renata Bloomfield: “É importante ver o nível de medo que esse animal tem. Se for uma fobia, precisa de um acompanhamento com um médico veterinário especialista em comportamento.” Segundo a profissional, o tratamento pode contar com medicamentos. “Se for um caso de fobia, a gente entra com uma medicação para ajudar esse animal a passar por essa situação, a encarar esse medo e tornar esse passeio mais legal.”

Caso a sensação de medo seja mais leve, a recomendação da médica veterinária começa pela escolha da coleira do cachorro. O acessório deve ser confortável para que ele não associe o momento de ir a rua com algum tipo de punição. A coleira de peitoral é uma boa opção para isso. É normal que os cachorros medrosos puxem a coleira no início, por isso, tente deixar o animal à vontade na sua primeira experiência. “Manter a calma é muito importante, respeitar o tempo do animal também é essencial”, explica Renata. Levar petiscos ou oferecer a refeição do cão durante o passeio também são ótimas dicas para o cachorro associar o passeio a algo positivo.


Passear com cachorro: manter a calma e não forçar situações é essencial para cachorro ver a atividade de forma positiva
Passear com cachorro: manter a calma e não forçar situações é essencial para cachorro ver a atividade de forma positiva

O que pode causar medo no cachorro durante o passeio?

Existem diversas razões que podem deixar o cachorro com medo na hora do passeio. Muitas vezes os tutores podem acabar forçando o animal a situações que ele não quer e alguns traumas. Se o cão está com medo de outro cachorro, por exemplo, não arraste ele para interagir hipótese alguma. A socialização com os outros animais é importante, mas deve ser feita no tempo deles. Você pode se aproximar do outro tutor segurando a guia e deixar que o cão se aproxime do amiguinho por conta própria. “Os cães se reconhecem pelo cheiro do ânus e do órgão genital, então é importante eles se cheirarem nessas áreas, apesar das pessoas acharem meio estranho, ainda é a melhor maneira de um se aproximar do outro sem ter muito encrenca”, conta a comportamentalista.

Renata deu mais exemplos sobre o que pode gerar medo na hora de passear com cachorro: “Um cachorro que não foi socializado até os quatro meses pode ter medo de qualquer coisa. Então é importante o animal sempre sair no colo ou na bolsa para poder se acostumar com o barulho e com a rua. Essa falta de socialização pode levar os cães a terem medo de passear na rua. Outra questão é que às vezes eles tomam um susto muito grande na rua e a pessoa já pega o cachorro e leva pra casa. Então a sensação que o cachorro tem da rua é a última. Se o animal se assustou na rua é importante sim tirar ele dessa situação mas dar mais um passeio e deixar ele dar aquela relaxada.”

Passeio de cachorro: como identificar que o cão está com medo?

O cachorro medroso costuma demonstrar a sensação com algumas posturas corporais clássicas. Rabo abaixado, corpo tremendo e orelhas para trás os principais comportamentos associados ao medo. Além disso, o cão com medo na hora do passeio costuma olhar para todos os lados e ter salivação excessiva.

Redação: Hyago Bandeira