Cachorro

Como os cachorros enxergam? Veja algumas curiosidades sobre a visão canina

Como os cachorros enxergam: descubra mais sobre os detalhes da visão canina aqui
Como os cachorros enxergam: descubra mais sobre os detalhes da visão canina aqui

Os cinco sentidos dos animais domésticos sempre acabam sendo uma grande curiosidade para os pais de pets na convivência diária com o animal. Com os gatos, que quase sempre têm um olhar super marcante, todo mundo quer saber como funciona a visão noturna, já que ele é um mini leão. Com os cães, a dúvida permanece: afinal de contas, como os cachorros enxergam? Eles veem em preto e branco ou conseguem perceber as cores assim como os humanos? E a visão noturna, é tão boa quanto a dos gatos? Para esclarecer essa e outras dúvidas, nós reunimos aqui embaixo tudo o que você precisa saber sobre a visão dos cachorros: vem ver! 

Cachorro enxerga colorido ou em preto e branco?

Uma das principais dúvidas relacionadas a como cachorro enxerga tem a ver com a percepção de cores do animal. Por muito tempo se acreditou que eles enxergavam em preto e branco, mas não é bem por aí: os cachorros conseguem, sim, distinguir cores — mas não são todas elas. De forma geral, eles não enxergam vermelho, laranja, rosa e outras tonalidades mais quentes e vibrantes. Ao mostrar a ele um objeto que tenha uma dessas cores, seu amigo vai enxergar cinza — sim, o que mais chama mais a nossa atenção não tem o mesmo efeito com eles. 

As cores que os cães conseguem ver com mais facilidade são azul e amarelo, mas alguns tons de verde também acabam sendo distinguidos de forma mais simples. Por isso, sempre que você quiser chamar a atenção do animal para objetos como brinquedos, fique atento e escolha os que tenham cores que eles conseguem efetivamente, ver. 

A baixa percepção de cores na visão do cachorro é algo que acontece por causa da construção anatômica da retina deles. Assim como acontece com os olhos humanos e com o dos gatos, os cachorros têm estruturas chamadas cones na retina e elas são responsáveis pela percepção das luzes e cores. A quantidade de cones que eles têm é bem menor do que a nossa, ou seja: os cachorros não têm acesso à mesma gama de cores que nós temos (e isso nem faz tanta diferença assim para eles). 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    Saber como cachorro enxerga ajuda a entender como ele vê o mundo
    Saber como cachorro enxerga ajuda a entender como ele vê o mundo

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Cachorro enxerga no escuro, sim — e muito bem, por sinal

    Enquanto os cones possibilitam a visão diurna nos cachorros, os bastonetes são as estruturas responsáveis pela percepção visual deles no escuro e eles têm isso em uma quantidade muito maior do que a nossa. Isso quer dizer que nossos amigos de quatro patas enxergam no escuro muito melhor do que uma pessoa que tem a visão perfeita. Com apenas 1/4 da luminosidade necessária para que humanos consigam enxergar alguma coisa, eles veem sem dificuldade — seu cachorro dificilmente bateria com o dedo mindinho nas quinas de móveis, por exemplo. Essa habilidade é necessária, principalmente, porque antes da domesticação a caça era uma das principais atividades dos cães

    A visão periférica é uma das melhores partes de como o cachorro enxerga

    Um outro elemento muito eficiente na forma como os cachorros enxergam é a visão periférica: como os olhos deles estão posicionados nas laterais da cabeça, em vez dos 180º de alcance comum aos humanos, eles podem chegar a 240º. Mesmo que enxerguem quase tudo, a nitidez do campo de visão do cachorro funciona melhor no centro: as imagens captadas e percebidas nas laterais costumam ser mais embaçadas que o normal. 

    Na hora da caça, a vantagem da visão periférica eficiente do cachorro deve ser somada à alta capacidade de percepção de movimentos que eles têm. Mesmo com grande habilidade de focar e perceber diferentes objetos, seu cão só consegue ver com clareza mesmo até seis metros na sua frente. Porém, quando alguma coisa se mexe, ele consegue captar o movimento que acontecer a até 600 metros de onde estiver.

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Por que o cachorro

    Próxima matéria

    Por que o cachorro "cisca" depois de fazer as necessidades? Entenda esse comportamento canino!

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Ver Todas >

    Como recolher o cocô de cachorro sem agredir o meio ambiente? Veja opções sustentáveis!
    Comportamento animal

    Como recolher o cocô de cachorro sem agredir o meio ambiente? Veja opções sustentáveis!

    Passear com cachorro na rua é essencial para saúde e o bem-estar do doguinho. Mas o que fazer com o cocô de cachorro? Certamente deixar na rua não é a forma mais educada. Você deve estar se perguntando: existe algum problema com os saquinhos de plástico? A resposta é sim! Acontece que esses materiais demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente. Por isso, uma possível solução é buscar opções mais sustentáveis na hora de descartar o cocô de cachorro. 

    Relação entre cachorro e dono: 3 percepções que o animal pode ter sobre o tutor
    Comportamento animal

    Relação entre cachorro e dono: 3 percepções que o animal pode ter sobre o tutor

    Só quem tem cachorro em casa sabe como esses animais podem demonstrar sentimentos inexplicáveis para a nossa compreensão. Alguns cães são tão inteligentes que até parecem humanos. A convivência com os donos e a observação da rotina faz com que eles tenham algumas percepções incríveis, como identificar tristeza e até doenças. A forte ligação de amizade entre o cachorro e seu dono acontece porque os caninos possuem mecanismos cerebrais semelhantes ao dos humanos para processar informações emocionais. 

    Gato marcando território: o que fazer?
    Comportamento animal

    Gato marcando território: o que fazer?

    O comportamento animal é cheio de situações intrigantes. Tanto os cães quanto os gatos, por exemplo, têm o hábito de demarcar território. O problema é que quando se trata dos felinos, isso pode dar certa dor de cabeça para os tutores, pois os arranhões e xixi espalhados pela casa são inevitáveis. Mas afinal, o que leva os gatos a se comportarem dessa forma? O gato castrado marca território, ou isso é uma exclusividade de animais que não passaram pela cirurgia da castração? 

    Cheiro que gato não gosta: conheça alguns odores que os bichanos simplesmente não suportam
    Comportamento animal

    Cheiro que gato não gosta: conheça alguns odores que os bichanos simplesmente não suportam

    Que os felinos são animais com os cinco sentidos muito aguçados não é segredo para ninguém. Assim como a audição, o olfato de gato é extremamente apurado, já que possui cerca de 67 milhões de células olfativas. Este sentido é usado como instrumento de sobrevivência para os bichanos: o olfato do gato ajuda desde os filhotes a encontrarem o leite da mãe até decifrarem outros animais. 

    Ver Todas >