Cachorro

Como os cachorros enxergam? Veja algumas curiosidades sobre a visão canina

Como os cachorros enxergam: descubra mais sobre os detalhes da visão canina aqui
Como os cachorros enxergam: descubra mais sobre os detalhes da visão canina aqui

Os cinco sentidos dos animais domésticos sempre acabam sendo uma grande curiosidade para os pais de pets na convivência diária com o animal. Com os gatos, que quase sempre têm um olhar super marcante, todo mundo quer saber como funciona a visão noturna, já que ele é um mini leão. Com os cães, a dúvida permanece: afinal de contas, como os cachorros enxergam? Eles veem em preto e branco ou conseguem perceber as cores assim como os humanos? E a visão noturna, é tão boa quanto a dos gatos? Para esclarecer essa e outras dúvidas, nós reunimos aqui embaixo tudo o que você precisa saber sobre a visão dos cachorros: vem ver! 

Cachorro enxerga colorido ou em preto e branco?

Uma das principais dúvidas relacionadas a como cachorro enxerga tem a ver com a percepção de cores do animal. Por muito tempo se acreditou que eles enxergavam em preto e branco, mas não é bem por aí: os cachorros conseguem, sim, distinguir cores — mas não são todas elas. De forma geral, eles não enxergam vermelho, laranja, rosa e outras tonalidades mais quentes e vibrantes. Ao mostrar a ele um objeto que tenha uma dessas cores, seu amigo vai enxergar cinza — sim, o que mais chama mais a nossa atenção não tem o mesmo efeito com eles. 

As cores que os cães conseguem ver com mais facilidade são azul e amarelo, mas alguns tons de verde também acabam sendo distinguidos de forma mais simples. Por isso, sempre que você quiser chamar a atenção do animal para objetos como brinquedos, fique atento e escolha os que tenham cores que eles conseguem efetivamente, ver. 

A baixa percepção de cores na visão do cachorro é algo que acontece por causa da construção anatômica da retina deles. Assim como acontece com os olhos humanos e com o dos gatos, os cachorros têm estruturas chamadas cones na retina e elas são responsáveis pela percepção das luzes e cores. A quantidade de cones que eles têm é bem menor do que a nossa, ou seja: os cachorros não têm acesso à mesma gama de cores que nós temos (e isso nem faz tanta diferença assim para eles). 

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Saber como cachorro enxerga ajuda a entender como ele vê o mundo
    Saber como cachorro enxerga ajuda a entender como ele vê o mundo

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Cachorro enxerga no escuro, sim — e muito bem, por sinal

    Enquanto os cones possibilitam a visão diurna nos cachorros, os bastonetes são as estruturas responsáveis pela percepção visual deles no escuro e eles têm isso em uma quantidade muito maior do que a nossa. Isso quer dizer que nossos amigos de quatro patas enxergam no escuro muito melhor do que uma pessoa que tem a visão perfeita. Com apenas 1/4 da luminosidade necessária para que humanos consigam enxergar alguma coisa, eles veem sem dificuldade — seu cachorro dificilmente bateria com o dedo mindinho nas quinas de móveis, por exemplo. Essa habilidade é necessária, principalmente, porque antes da domesticação a caça era uma das principais atividades dos cães

    A visão periférica é uma das melhores partes de como o cachorro enxerga

    Um outro elemento muito eficiente na forma como os cachorros enxergam é a visão periférica: como os olhos deles estão posicionados nas laterais da cabeça, em vez dos 180º de alcance comum aos humanos, eles podem chegar a 240º. Mesmo que enxerguem quase tudo, a nitidez do campo de visão do cachorro funciona melhor no centro: as imagens captadas e percebidas nas laterais costumam ser mais embaçadas que o normal. 

    Na hora da caça, a vantagem da visão periférica eficiente do cachorro deve ser somada à alta capacidade de percepção de movimentos que eles têm. Mesmo com grande habilidade de focar e perceber diferentes objetos, seu cão só consegue ver com clareza mesmo até seis metros na sua frente. Porém, quando alguma coisa se mexe, ele consegue captar o movimento que acontecer a até 600 metros de onde estiver.

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Brinquedos para cachorro com barulho: por que eles amam tanto?

    Próxima matéria

    Brinquedos para cachorro com barulho: por que eles amam tanto?

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno
    Raças

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

    O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. Quando o cão Jack Russell Terrier quer algo, ele só desiste quando consegue. 

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro

    O Weimaraner é um cão de grande porte que conquista a todos com sua simpatia e beleza inconfundível. Essa raça de cachorro possui uma obediência fora do comum e exibe todos os atributos para conquistar a todos da família humana. Criado para ser um cão de caça perfeito, o cachorro Weimaraner possui uma condição física energética que demanda uma rotina de exercícios físicos. Ficou curioso para saber mais sobre esse doguinho? Dá só uma olhada no guia que o Patas da Casa preparou!

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Ver Todas >

    Cachorro na janela do carro: por que eles amam tanto?
    Comportamento animal

    Cachorro na janela do carro: por que eles amam tanto?

    É bem provável que você já tenha visto um cachorro na janela do carro curtindo o ventinho no rosto ou até tenha presenciado o seu doguinho fazer isso. Essa é uma situação super comum, principalmente quando os donos decidem viajar com cachorro de carro ou nas idas para o veterinário. Mas já parou para se perguntar por que esses bichinhos gostam tanto de ficar com a cabeça na janela? Será que é só por uma questão de aventura, ou existe explicação por trás do comportamento?

    Como escolher a bolinha para cachorro ideal de acordo com a idade, tamanho e energia do seu pet?
    Comportamento animal

    Como escolher a bolinha para cachorro ideal de acordo com a idade, tamanho e energia do seu pet?

    Quem nunca viu um cachorro correndo atrás de uma bola? A  bolinha para cachorro  é clássica e um dos brinquedos preferidos desses animais. Qualquer cãozinho quando vê uma bola se diverte bastante, principalmente aqueles mais energéticos e ativos. Porém, engana-se quem pensa que toda bolinha é igual, porque há uma infinidade de modelos que podem ser comprados. Não existe um melhor que o outro, mas sim o que é mais adequado para cada tipo de cachorro, levando em conta a idade, tamanho e nível de energia.

    Adestrar gato: como é o processo de aprendizagem dos felinos? (spoiler: é bem diferente dos cães)
    Comportamento animal

    Adestrar gato: como é o processo de aprendizagem dos felinos? (spoiler: é bem diferente dos cães)

    O adestramento de cachorro é super conhecido por aí, mas algumas pessoas não sabem que os gatos domésticos também pode ser treinados. Adestrar gato também promove muitos benefícios à rotina do pet, além de aproximá-lo do tutor e mudar comportamentos inadequados. No entanto, o processo de adestramento do gato é bem diferente do que já estamos acostumados com os cães. 

    Como socializar gatos? 5 segredos para tornar tudo mais fácil
    Comportamento animal

    Como socializar gatos? 5 segredos para tornar tudo mais fácil

    Um dos grandes desafios que vários tutores enfrentam é não saber como socializar gatos corretamente, o que pode desencadear problemas de convivência, como ciúmes e brigas. Normalmente, o período mais indicado para fazer a socialização é quando o gato ainda é um filhotinho, porque ele ainda está se adaptando ao mundo e fica mais fácil de apresentá-lo a novas experiências. 

    Ver Todas >