Cachorro

Como os cachorros enxergam? Veja algumas curiosidades sobre a visão canina

Como os cachorros enxergam: descubra mais sobre os detalhes da visão canina aqui
Como os cachorros enxergam: descubra mais sobre os detalhes da visão canina aqui

Os cinco sentidos dos animais domésticos sempre acabam sendo uma grande curiosidade para os pais de pets na convivência diária com o animal. Com os gatos, que quase sempre têm um olhar super marcante, todo mundo quer saber como funciona a visão noturna, já que ele é um mini leão. Com os cães, a dúvida permanece: afinal de contas, como os cachorros enxergam? Eles veem em preto e branco ou conseguem perceber as cores assim como os humanos? E a visão noturna, é tão boa quanto a dos gatos? Para esclarecer essa e outras dúvidas, nós reunimos aqui embaixo tudo o que você precisa saber sobre a visão dos cachorros: vem ver! 

Cachorro enxerga colorido ou em preto e branco?

Uma das principais dúvidas relacionadas a como cachorro enxerga tem a ver com a percepção de cores do animal. Por muito tempo se acreditou que eles enxergavam em preto e branco, mas não é bem por aí: os cachorros conseguem, sim, distinguir cores — mas não são todas elas. De forma geral, eles não enxergam vermelho, laranja, rosa e outras tonalidades mais quentes e vibrantes. Ao mostrar a ele um objeto que tenha uma dessas cores, seu amigo vai enxergar cinza — sim, o que mais chama mais a nossa atenção não tem o mesmo efeito com eles. 

As cores que os cães conseguem ver com mais facilidade são azul e amarelo, mas alguns tons de verde também acabam sendo distinguidos de forma mais simples. Por isso, sempre que você quiser chamar a atenção do animal para objetos como brinquedos, fique atento e escolha os que tenham cores que eles conseguem efetivamente, ver. 

A baixa percepção de cores na visão do cachorro é algo que acontece por causa da construção anatômica da retina deles. Assim como acontece com os olhos humanos e com o dos gatos, os cachorros têm estruturas chamadas cones na retina e elas são responsáveis pela percepção das luzes e cores. A quantidade de cones que eles têm é bem menor do que a nossa, ou seja: os cachorros não têm acesso à mesma gama de cores que nós temos (e isso nem faz tanta diferença assim para eles). 

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Saber como cachorro enxerga ajuda a entender como ele vê o mundo
    Saber como cachorro enxerga ajuda a entender como ele vê o mundo

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Cachorro pode dormir na cama junto com o dono?
    Comportamento animal

    Cachorro pode dormir na cama junto com o dono?

    Contar com a companhia do seu doguinho em diferentes momentos do dia é o sonho de qualquer pai de pet. Infelizmente, levar o animal para cima e para baixo não é sempre possível, por isso, é normal que essas pessoas queiram recuperar o tempo perdido enquanto estão em casa — e isso inclui ter o cachorro dormindo na cama à noite. A dúvida que fica quando se toca nesse assunto é a seguinte: faz bem dormir com o cachorro na cama? Há quem diga que sim e quem prefira nem testar: para te ajudar a descobrir, nós juntamos os prós e os contra da prática aqui embaixo.

    Cachorro enxerga no escuro, sim — e muito bem, por sinal

    Enquanto os cones possibilitam a visão diurna nos cachorros, os bastonetes são as estruturas responsáveis pela percepção visual deles no escuro e eles têm isso em uma quantidade muito maior do que a nossa. Isso quer dizer que nossos amigos de quatro patas enxergam no escuro muito melhor do que uma pessoa que tem a visão perfeita. Com apenas 1/4 da luminosidade necessária para que humanos consigam enxergar alguma coisa, eles veem sem dificuldade — seu cachorro dificilmente bateria com o dedo mindinho nas quinas de móveis, por exemplo. Essa habilidade é necessária, principalmente, porque antes da domesticação a caça era uma das principais atividades dos cães

    A visão periférica é uma das melhores partes de como o cachorro enxerga

    Um outro elemento muito eficiente na forma como os cachorros enxergam é a visão periférica: como os olhos deles estão posicionados nas laterais da cabeça, em vez dos 180º de alcance comum aos humanos, eles podem chegar a 240º. Mesmo que enxerguem quase tudo, a nitidez do campo de visão do cachorro funciona melhor no centro: as imagens captadas e percebidas nas laterais costumam ser mais embaçadas que o normal. 

    Na hora da caça, a vantagem da visão periférica eficiente do cachorro deve ser somada à alta capacidade de percepção de movimentos que eles têm. Mesmo com grande habilidade de focar e perceber diferentes objetos, seu cão só consegue ver com clareza mesmo até seis metros na sua frente. Porém, quando alguma coisa se mexe, ele consegue captar o movimento que acontecer a até 600 metros de onde estiver.

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Comportamento felino: entenda de uma vez por todas como funciona o equilíbrio dos gatos

    Próxima matéria

    Comportamento felino: entenda de uma vez por todas como funciona o equilíbrio dos gatos

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Pata de cachorro: anatomia, cuidados e curiosidades... saiba tudo sobre essa parte do corpo do seu amigo
    Cuidados

    Pata de cachorro: anatomia, cuidados e curiosidades... saiba tudo sobre essa parte do corpo do seu amigo

    A saúde do cachorro depende de muitos cuidados com o corpo do animal - inclusive com as suas patinhas! São elas que dão todo o suporte necessário para que o cãozinho possa correr, brincar e pular, do jeitinho que eles gostam. Entretanto, muitos tutores não dão a devida atenção a pata de cachorro, e isso pode acabar desencadeando uma série de problemas na região, trazendo muito desconforto para o seu amigo de quatro patas. Pensando nisso, reunimos tudo que você precisa saber sobre essa parte do corpo dos cães: desde cuidados e doenças que podem atingir o local, até curiosidades e truques (como ensinar o cachorro a dar a pata, por exemplo). Confira!

    Ver Todas >

    Pastor Alemão: 5 curiosidades sobre a personalidade dessa raça de cachorro grande
    Comportamento animal

    Pastor Alemão: 5 curiosidades sobre a personalidade dessa raça de cachorro grande

    O Pastor Alemão é um dos cachorros mais populares e queridos do Brasil. Embora carregue a fama de bravo, o cão desta raça conta com uma personalidade amável e brincalhona que resulta em um verdadeiro combo de energia. Além disso, a inteligência e obediência do cachorro Pastor Alemão fazem dele um ótimo candidato a cão de guarda. Se você ainda tem dúvidas se pretende tê-lo como o novo integrante da sua família, confira abaixo tudo sobre a personalidade e temperamento do Pastor Alemão.

    7 coisas que você precisa ensinar ao cachorro filhote nos primeiros meses de vida
    Comportamento animal

    7 coisas que você precisa ensinar ao cachorro filhote nos primeiros meses de vida

    Os filhotes de cachorro merecem todo o cuidado e amor do mundo, principalmente nos primeiros meses de vida. Frágeis, eles precisam ser ensinados desde cedo algumas pequenas coisas para facilitar a convivência, como fazer as necessidades no lugar certo, não morder e até mesmo socializar com outros cães, animais e humanos. Então, como cuidar de filhote cachorro e, ao mesmo tempo, ensinar tudo isso a ele?

    Guia longa para cachorro: o que é e como utilizar da forma correta?
    Comportamento animal

    Guia longa para cachorro: o que é e como utilizar da forma correta?

    Você provavelmente já sabe que passear com cachorro é o momento preferido da vida dele e indispensável na rotina. Mas já se perguntou se é possível dar um gostinho de liberdade ao animal sem comprometer a segurança dele? Certamente o sonho da maioria dos cães é correr livremente por aí sem amarras, mas com certeza essa ideia desperta o pavor em pais e mães de pet mais cuidadosos. Se você nunca considerou comprar uma guia longa para cachorro, é hora de repensar isso.

    Comportamento dos gatos: por que os bichanos gostam de deitar em cima do notebook?
    Comportamento animal

    Comportamento dos gatos: por que os bichanos gostam de deitar em cima do notebook?

    Se você é um gateiro, certamente já deve ter flagrado o seu gato deitado em lugares inusitados, como a pia do banheiro, caixa de papelão e janelas. Embora esses sejam os mais comuns, existe um outro cantinho que um gato folgado pode procurar para descansar: o seu notebook. Isso mesmo! O local é um dos grandes queridinhos dos bichanos e não é incomum encontrar fotos de "gatos estagiários" durante o home office. 

    Ver Todas >