Mesmo que o seu cachorro não seja mais um filhotinho, as brincadeiras e passatempos precisam fazer parte da rotina dele. Por isso, é comum que os brinquedos sejam objetos frequentes nos ambientes em que o seu amigo vive. Além da bolinha simples que você pode jogar para o cãozinho buscar, existe uma série de brinquedos interativos para cachorro no mercado para divertir e distrair o animal enquanto estimulam as habilidades cognitivas dele. Entenda mais sobre esses acessórios e como eles ajudam no desenvolvimento do animal. 

Os brinquedos para cachorro ajudam a combater a ansiedade do animal

Se você tem um cachorro que passa muito tempo em casa sozinho, os brinquedos para cachorro se tornam uma ótima maneira dele se distrair quando estiver sem companhia. Quanto mais interação o objeto promover, menor é a probabilidade do seu amigo sofrer com o tédio e a ansiedade pela sua chegada. Isso também influencia no estado da sua casa: distraído com o brinquedo certo, o cachorro não vai nem olhar para os móveis, sapatos e objetos que ele não pode destruir, mas que ficam sempre ao alcance dos dentinhos. No caso dos cachorros filhotes, então, os brinquedos interativos te ajudam a economizar bastante! 


Os brinquedos interativos para cães ajudam na inteligência e na paciência dos animais
Os brinquedos interativos para cães ajudam na inteligência e na paciência dos animais

De que forma funcionam os brinquedos interativos para cachorro? 

Quando envolvem estímulos positivos, como petiscos e grãos de ração, os brinquedos interativos sempre chamam a atenção do animal e criam obstáculos para que ele chegue no prêmio. Seja uma portinha para levantar, uma tampa para empurrar para o lado ou um brinquedo maior que deve ser revirado ou desmontado para a comida cair: o importante é que ele se sinta desafiado a descobrir como vai conseguir o que quer naquele momento. Com isso, ele exercita a paciência, a memória, fica mais inteligente e aprende o raciocínio lógico — sim, é possível estimular tudo isso no seu amigo. E mantendo essa prática na rotina, o cachorro só tende a melhorar - o ideal é que a dificuldade dos desafios deve ser aumentado para que ele se mantenha motivado com a brincadeira. 

Brinquedos interativos para cães: como estimular o animal da forma correta?

Se você quiser migrar dos brinquedinhos comuns para os interativos com o seu cachorro, é importante entender a necessidade de respeitar a progressão: comece deixando tudo bem fácil e vá aumentando a dificuldade conforme ele aprender a resolver aquele desafio. No caso dos brinquedos que ele precisa movimentar para ver a ração caindo, por exemplo, comece com os buraquinhos de saída dos grãos bem abertos e vá diminuindo ao longo dos dias. Os desafios devem se manter interessantes para o animal, mas não podem ser impossíveis. 

Também é importante identificar o tipo de brinquedo que mais chama a atenção do seu cachorro. Se ele, naturalmente, não gostar muito de ser desafiado com quebra-cabeças, por exemplo, provavelmente não vai ligar para as suas tentativas, mas talvez um brinquedo interativo que provoque uma movimentação mais agitada seja mais efetivo — tudo é possível. Lembre-se que a personalidade do seu cachorro sempre deve ser levada em consideração: nem sempre eles são iguais aos amigos da mesma raça. 

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.